McLaren confirma Sainz para vaga de Alonso
Piloto espanhol desembarca na equipe após uma passagem de destaque pela Renault
A McLaren já encontrou o substituto de Fernando Alonso para a temporada de 2019 da Fórmula 1. A equipe de Woking confirmou nesta quinta-feira que o escolhido para substituir o bicampeão mundial da F1 é Carlos Sainz. O espanhol desembarca na equipe após uma passagem bem-sucedida pela Renault, mas que acabou ficando sem vaga na equipe depois da assinatura com Daniel Ricciardo, que formará dupla com Nico Hulkenberg.
Com o anúncio da saída de Alonso após o final da temporada de 2018, Sainz se tornou a escolha preferida da McLaren para 2019.
"Estamos incrivelmente empolgados com o fato de Carlos se juntar a nós", disse o diretor executivo da equipe, Zak Brown. "Nós o acompanhamos há muito tempo e o valorizamos muito na nova geração de jovens talentos que está crescendo na Fórmula 1."
A principal complicação que a McLaren enfrentou foi a situação contratual de Sainz com a Red Bull, já que o piloto estava emprestado para a Renault nesta temporada. Mas a saída inesperada de Daniel Ricciardo para ocupar a vaga do espanhol na Renault no próximo ano fez com que a McLaren tivesse que esperar até a que Red Bull decidisse promover Sainz ou Pierre Gasly.
A confirmação desta quinta-feira implica que a Red Bull pôs fim à sua opção antes do tempo e sugere que tenha promovido Gasly para ser companheiro de equipa de Max Verstappen em 2019.
"Estou satisfeito em confirmar que vou correr com a McLaren em 2019. É algo que venho procurando há algum tempo e estou muito empolgado com este novo capítulo da minha carreira", disse Sainz.
Sainz mostrou um bom desempenho no grupo intermediário da F1 e dará um bom suporte à McLaren enquanto a equipe decide o que fazer com os outros pilotos de seu portfólio.
O piloto reserva, Lando Norris, Esteban Ocon e Stoffel Vandoorne são cotados para ocupar a segunda vaga na equipe de Woking na próxima temporada. A McLaren garantiu que anunciará seu segundo piloto "em breve".
A McLaren não está convencida de que Vandoorne continuará guiando para o time em 2019, mas também parece ter dúvidas em promover o piloto reserva, Lando Norris.
Norris agora tem uma chance muito mais concreta de competir na F1. No entanto, acredita-se que vai enfrentar a rivalidade de Ocon, a quem a Mercedes procura emprestar a uma equipe. A Mercedes tentou enviar o Ocon para a Renault, mas a contratação de Ricciardo impediu a manobra.
Por isso, a equipe alemã retomou as negociações com a McLaren, já que anteriormente havia considerado que era um destino viável para Ocon, antes de optar pela Renault. As chances de Vandoorne permanecer na F1 parecem limitadas se a McLaren o dispensar.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.