Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Mercedes e Ferrari pegam ‘contramão’ em seleção de pneus para Baku

Principais times da F1 são os mais cautelosos e escolhem para seus pilotos menos compostos macios do que resto do grid

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leaves the garage

Fornecedora de pneus da Fórmula 1, a Pirelli revelou as escolhas de compostos das equipes para o GP do Azerbaijão – próxima etapa – com Ferrari e Mercedes selecionando o menor número de jogos de pneus macios.

Como na Austrália e na China, a gama de pneus para Baku é composta pelos compostos C2, C3 e C4.

Leia também:

Mas enquanto Ferrari e Mercedes selecionaram a mesma quantidade respectiva de pneus C4 (vermelho) que usaram em Xangai, o resto do grid optou por uma seleção mais agressiva.

Os pilotos da Ferrari, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, terão sete conjuntos de macios disponíveis, enquanto os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que ficaram entre os dois primeiros nas três primeiras corridas da temporada, terão um set a mais que seus rivais da Scuderia.

As equipes restantes optaram por nove ou dez jogos do pneu macio, sem terem optado por dividir a estratégia do pneu C4 entre as duas equipes.

Falando ao Motorsport.com sobre as expectativas da Pirelli para o Azerbaijão, Mario Isola, chefe da Fórmula 1, disse: “Baku é uma pista estranha porque você tem uma longa reta onde você esfria o pneu, e é bem difícil equilibrar a frente e a traseira. Nas edições anteriores da corrida, a maioria das equipes experimentou essa dificuldade em aquecer os pneus dianteiros corretamente, sem superaquecer os pneus traseiros”.

“O asfalto é muito, muito suave, e em cima disso você tem parte da pista sob o sol, e parte na sombra, porque fica no meio da cidade. Então nem toda a extensão da pista é igual.”

“A seleção do pneu é a mesma que a que tivemos em Melbourne e Xangai. Temos que entender a degradação do pneu macio, obviamente esse é o ponto principal.”

“É tudo sobre frenagem e tração, você não tem muita energia lateral. Então, se você perder o ritmo por causa do Safety Car e o pneu estiver bastante desgastado, pode ser mais difícil recuperar o pneu para a temperatura.”

"O desgaste geralmente não é muito alto em Baku, mas se você tem o Safety Car na última parte da corrida, depois de um longo período, você tem algum desgaste no pneu, e você é capaz de gerar menos calor depois."

Confira a seleção de pneus:

Tyre selections for Azerbaijan GP

Tyre selections for Azerbaijan GP

Photo by: Pirelli

Artigo anterior Hamilton: Ferrari não está extraindo seu potencial completo
Próximo artigo Após melhora no chassi, Red Bull quer ganho de potência da Honda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros