Mercedes modifica roda para evitar protesto da Ferrari
O Motorsport.com apurou que o risco de um protesto da Ferrari levou a Mercedes a fazer modificações em seu projeto dos aros das rodas antes do GP dos EUA
Enquanto a Mercedes continua buscando respostas sobre os motivos de não ter conseguido controlar as temperaturas de seus pneus na corrida de Austin, surgiu que a equipe fez ajustes de última hora em seu conceito de aro traseiro que estava sob os holofotes antes do final de semana.
O design exclusivo do aro da Mercedes - que apresenta furos internos para ajudar o fluxo de ar, foi visto como um dos fatores que contribuem para a recente sequência de vitórias do fabricante alemão.
No entanto, ele havia sido alvo de um esclarecimento das regras da rival Ferrari na preparação para o GP dos Estados Unidos.
Mercedes F1 AMG W09 rim tyre
Photo by: Giorgio Piola
A equipe italiana queria saber por que o uso de tais furos, que em teoria ajudam a energizar o fluxo de ar, foi permitido, apesar de um conceito semelhante que a Red Bull foi proibida de usar em 2012.
Mas a FIA, depois de analisar atentamente o design inteligente da Mercedes, ficou convencida de que era totalmente legal e informou a ambas as equipes que não precisava intervir.
No entanto, fontes já revelaram que a Ferrari permaneceu insatisfeita com o ponto de vista da FIA e, durante as discussões durante o final de semana de Austin, questionou a interpretação do órgão regulador.
Como acompanhamento disso, e ciente de que a Ferrari tinha a opção de levar o assunto mais longe ao apresentar um protesto oficial depois da corrida, a FIA avisou a Mercedes que ainda restavam dúvidas sobre seu projeto para que houvesse problemas potenciais.
Consciente de que o risco de um protesto existia, embora não houvesse sugestão de que a Ferrari realmente ameaçou fazê-lo, entende-se que a Mercedes optou por usar o conceito anterior.
Mercedes F1 AMG W09 rim inside
Photo by: Giorgio Piola
A Mercedes provavelmente sentiu que, no dia em que esperava encerrar o campeonato mundial, seria melhor evitar a possibilidade de qualquer problema pós-corrida que pudesse ofuscar seu sucesso.
Não está claro o impacto que as mudanças nos aros da roda tiveram no desempenho da Mercedes em Austin, mas Lewis Hamilton sugeriu depois da corrida que havia alguns fatores inesperados que afetaram o uso de pneus.
"Fomos forçados a uma corrida de duas paradas para certas coisas que tínhamos que não eram ideais com o carro", disse ele.
"Se não tivéssemos tido o problema que tivemos, o uso de pneus não teria sido um problema tão grande.”
Entende-se que a FIA continua feliz com o design original do aro da Mercedes, por isso é provável que o fabricante de automóveis alemão vai tentar mais esclarecimentos sobre o assunto antes do GP do México.
Lewis Hamilton precisa de apenas cinco pontos na corrida deste fim de semana para conquistar o pentacampeonato mundial.
Colaboração de Roberto Chinchero e Franco Nugnes
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.