Últimas notícias

Mercedes mostra bico inovador que poderá nem ser usado

Nova peça ainda não passou nos testes de flexibilidade máxima e pode ser que não seja aproveitada na temporada deste ano

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Mercedes finalmente revelou seu novo bico de design radical durante o último dia de testes da Fórmula 1 nesta semana, Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira. A equipe havia iniciado o teste falando de um número significativo de “peças incomuns” que seriam testadas na pista para tentar melhorar o desempenho do carro.

Além das novas laterais, em torno das entradas de ar dos radiadores, a Mercedes causou um rebuliço nesta manhã, quando Lewis Hamilton foi para a pista com um novo bico.

À primeira vista ele não parece ser tão diferente, mas as fotos mostram a saída do duto-S e algumas outras mudanças de design.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06

XPB Images

Duto-S

A alteração mais dramática é o duto-S, com a entrada colocada para frente para recolher o fluxo de ar para a saída, que é colocada bem atrás do final da curvatura do bico.

Esta reinterpretação do duto-S é muito mais próxima da origem do dispositivo, usado pela Ferrari em 2008 - com a passagem do ar dentro do bico, que permite muito mais liberdade do que o duto-S usado pela McLaren no ano passado.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07 detail
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07 detail

Giorgio Piola

Inovação ilegal?

Para evitar que as equipes andem com asas dianteiras flexíveis, a FIA impõe verificações duras a cada corrida. Pesos são aplicados para garantir que as asas sejam fortes o suficiente.

O artigo 3.7.1 do regulamento técnico da Fórmula 1 afirma que a asa deve flexionar não mais que 10 mm verticalmente quando uma força de 1000N é aplicada nos pontos de 675 mm e 975 mm à frente da linha central das rodas dianteiras, e 720 mm a partir da linha central do carro.

Embora a Mercedes tenha trabalhado duro para fazer a novidade passar nos testes de impacto obrigatórios da F1 (tem de ser passado antes que o carro teste), fontes revelam que a equipe está trabalhando em sua fábrica para fazer com que o novo bico passe nos testes de flexão. Estes testes só serão feitos de forma oficial no GP da Austrália.

Este trabalho será particularmente difícil, porque, como mostram as fotos, as hastes de apoio da asa são extremamente estreitas. Se a asa é flexionar demais, a equipe terá que encontrar uma maneira de fortalecê-la, ou rever seu conceito.

In this article
Giorgio Piola
Fórmula 1
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Raikkonen faz 3ª melhor volta da semana em manhã de testes
Próximo artigo Chefe da Toro Rosso já vê Haas como concorrente direta

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros