Recomendado para você

F1: Quem será campeão de 2025? Bortoleto e outros pilotos opinam

F1: Quem será campeão de 2025? Bortoleto e outros pilotos opinam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Quem será campeão de 2025? Bortoleto e outros pilotos opinam
F1: Verstappen chega "relaxado" à decisão do título em Abu Dhabi

F1: Verstappen chega "relaxado" à decisão do título em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen chega "relaxado" à decisão do título em Abu Dhabi
F1: Toyota expande parceria e vira patrocinadora principal da Haas

F1: Toyota expande parceria e vira patrocinadora principal da Haas

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Toyota expande parceria e vira patrocinadora principal da Haas
F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren

F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren
F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"

F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"
Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1

Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor
Últimas notícias

Mercedes se diz alerta para evitar fracasso da McLaren em 2007

Chefe da equipe fala que não pode dar as coisas como encerradas apesar de grande vantagem na pontuação

The car of Lewis Hamilton, McLaren Mercedes MP4/22 after he retired from the race

Chefe da Mercedes, Toto Wolff disse que o colapso da McLaren no final de 2007 significa que sua equipe não pode se dar ao luxo de relaxar e pensar que a batalha do campeonato da Fórmula 1 acabou.

Uma série de quatro vitórias consecutivas de Lewis Hamilton o deixou com 67 pontos de vantagem sobre Sebastian Vettel na classificação dos pilotos, faltando apenas quatro corridas.

Se ele vencer em Austin neste fim de semana, com Vettel não conseguindo melhor que um terceiro lugar, isso será o suficiente para Hamilton conquistar seu quinto título mundial.

Mas, apesar da forte posição da equipe, Wolff teme que algo inesperado aconteça, e cita 2007 como um exemplo clássico.

Naquela época, sob a velha estrutura de pontos, Hamilton tinha uma vantagem de 17 pontos sobre Kimi Raikkonen, com apenas duas corridas da temporada, o que significava que ele precisava apenas de um terceiro lugar para conquistar o título.

Mas um acidente a caminho dos boxes na China e um problema na caixa de câmbio na última corrida no Brasil deixaram a porta aberta para Raikkonen conquistar o mundial.

Falando sobre o impacto da considerável vantagem que a Mercedes tem para a corrida deste fim de semana em Austin, Wolff disse: "Isso não muda nada. Em 2007, faltavam duas corridas, 45 pontos nos pontos de hoje e Lewis perdeu o campeonato”.

"Alguém já pensou que você poderia perder 45 pontos em duas corridas? Impossível. A corrida acontece no domingo, e não necessariamente o carro mais rápido vence. Tivemos um momento no verão em que não fomos o carro mais rápido e conseguimos algumas vitórias. Eu não gostaria de tirar o pé por causa de um abandono e uma corrida maluca. Isso faria tudo desaparecer."

Embora a Mercedes tenha trabalhado arduamente desde sua derrota no GP da Bélgica, para maximizar suas oportunidades, ele reconhece que há pouco que pode fazer para evitar que circunstâncias estranhas entrem em cena.

Wolff acrescentou: "os incidentes malucos acontecem em todos os lugares e um abandono e um resultado ruim de repente acabam com uma grande parte dos seus pontos.”

"Eu sei do ponto de vista da probabilidade que não parece que pode acontecer, mas isso é automobilismo, é um esporte, tudo pode acontecer. Eu não quero nem pensar nele quebrando um dedo. Quero dizer, qualquer coisa pode acontecer em corridas de automóveis.”

"Eu não quero insistir muito sobre isso, porque isso é um mau karma também, então vamos lá. Vamos para Austin, vamos ter um forte fim de semana e depois fechar o campeonato."

Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Director of Motorsport, celebrates pole for Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Director of Motorsport, celebrates pole for Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Photo by: Steve Etherington / LAT Images

Artigo anterior Hakkinen só voltaria a correr "para chutar alguns traseiros"
Próximo artigo Renault: “F1 recompensa o quanto você gasta, não como gasta”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros