Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Novas regras da F1 em 2026 podem aproximar categoria da F-E, diz ex-piloto

Ex-piloto de testes da F1 e F-E analisou as mudanças para a próxima temporada da categoria máxima dos monopostos

Veränderte F1-Designstudie 2026: Was neu ist am Dummy-Auto der FIA

Foto de: FIA

Os novos regulamentos da Fórmula 1 em 2026, que modificarão os carros e os motores para as próximas temporadas, devem aproximar as corridas da categoria com as sessões da Fórmula E, explicou o ex-piloto de testes da F1 Gary Paffett.

Leia também:

Paffett, que correu na F-E e hoje ocupa cargo de gerente de equipe da McLaren na categoria elétrica, explicou, em um vídeo publicado pelo canal Canopy Simulations, no YouTube, que "se chegarmos a um ponto em que as equipes estejam usando a quantidade de energia disponível de maneiras diferentes em retas diferentes, isso poderá fazer uma grande diferença", 

"Na Fórmula E, há um ponto em que você faz muito lift-and-coasting [levantar o pé do pedal para ganhar energia no motor elétrico], basicamente, para economizar energia".

"O modo como o mapa [do motor] é configurado nas voltas significa que você terá áreas fortes e áreas fracas. E isso [tais mudanças] pode ser a mesma coisa: se as equipes tiverem a implantação da bateria em áreas diferentes, isso pode significar que há melhores oportunidades de ultrapassagem".

O ex-piloto de F-E afirmou que o carro do ano que vem pode ser mais rápido que o atual monoposto, mas que ele terá dificuldades nas baixas velocidades.

"Enquanto o carro de 2025 tem ótima aderência e estabilidade, às vezes ele pode ser um pouco preguiçoso nas curvas. Já o carro de 2026 parece um pouco mais direto nas curvas".

"A coisa mais difícil de se acostumar com o carro de '26 foi o desempenho em baixa velocidade, especialmente nas saídas".

"A maior diferença e a maior dificuldade que tive com os novos pneus, combinados com o downforce, foi apenas a baixa velocidade", explicou Paffett. "Portanto, isso provavelmente levará as equipes a buscarem configurações que melhorem a tração, porque isso definitivamente será uma limitação".

"Então, se isso ainda for um problema, durante as corridas os pilotos terão de cuidar desse lado das coisas, para não superaquecer os pneus e ter problemas desse tipo".

Paffett também disse que outra dificuldade dos novos modelos serão os treinos classificatórios: "Acho que na classificação será mais difícil acertar uma volta, porque o carro está um pouco mais no limite".

"Mas, na corrida, o superaquecimento dos pneus é um problema grave. E especialmente agora, mesmo nas curvas de alta velocidade, quando há menos downforce, você está estressando mais os pneus e coisas assim".

"Como os pneus são menores, eles certamente suportarão menos carga. Portanto, o desgaste dos pneus, o superaquecimento e o gerenciamento dos pneus serão definitivamente um tópico mais importante no carro '26".

"Foi interessante depois de testar os de 2026 e depois voltar para o carro 2025. Era um ótimo carro para pilotar porque era fácil de pilotar. Então você muda para o carro de 26 e, de repente, ele volta a ser um desafio maior".

"Acho que é isso que os fãs querem ver. Os pilotos definitivamente serão testados mais do que antes e isso também deve tornar a corrida mais interessante", concluiu Paffett.

RICO PENTEADO ANALISA TRUQUE da McLAREN, Max e RBR, Ferrari/HAMILTON, Bortoleto! TELEMETRIA AO VIVO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Piastri, volta de Colapinto e Ferrari pressionada: No que ficar de olho no GP da Emilia Romagna de F1
Próximo artigo F1 - Antonelli organiza excursão com colegas de escola durante GP em Ímola: "Uma boa maneira de manter o relacionamento"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros