Novas tarifas de Trump geram crise na Haas Automation, mas equipe de F1 garante: "Não seremos afetados"
'Equipe mãe' da escuderia americana divulgou nota revelando possíveis dificuldades financeiras, mas a Haas F1 afirmou que não sofrerá danos colaterais

A Haas Automation, 'empresa mãe' da equipe de Fórmula 1 da Haas, publicou uma nota revelando dificuldades financeiras envolvendo as novas tarifas do governo Donald Trump nos Estados Unidos. A escuderia americana, no entanto, afirmou que não sofrerá nenhum dano colateral com a nova política alfandegária dos EUA.
Não só nos Estados Unidos, mas grande parte do mundo está sendo afetada pela nova política econômica de Trump, que também já começaram a ter um impacto na produção doméstica americana.
Nas últimas horas, a Haas Automation emitiu um comunicado à imprensa no qual anunciou que estava enfrentando uma redução muito significativa na demanda por suas máquinas, tanto de clientes dos EUA quanto de clientes estrangeiros.
Tudo isso devido às tarifas impostas pelo governo Trump, que também forçou a gigante norte-americana a diminuir a produção em sua fábrica em Oxnard, Califórnia, levando a queda no faturamento.
De acordo com os cenários mais catastróficos delineados pela Haas, fala-se em perdas de 5 bilhões de dólares (R|$ 29,681 bilhões, em conversão direta) se os impostos sobre máquinas industriais de certos países forem reduzidos sem uma redução correspondente nas taxas tarifárias para matérias-primas e componentes importados para os EUA.
Isso poderia colocar em risco os 1.700 trabalhadores da fábrica de Oxnard.

Esteban Ocon, Haas F1 Team, Oliver Bearman, Haas F1 Team
Foto de: Peter Fox - Getty Images
É por isso que a Haas Automation pediu explicitamente ao governo que reveja certas decisões sobre tarifas e tente evitar possíveis consequências prejudiciais para a empresa.
Em resposta a essa declaração, a equipe de F1 da Haas quis esclarecer sua posição, afirmando que o que acontecer com a Haas Automation não terá impacto sobre a equipe liderada por Ayao Komatsu.
A escuderia americana tem seu próprio negócio e, até o momento, não há mudanças no planejamento, desenvolvimento ou mesmo recrutamento de pessoal e outros projetos.
Um porta-voz da equipe afirmou: "Eu só quero informar que a declaração feita hoje pela Haas Automation em relação às taxas alfandegárias e à administração Trump não tem impacto sobre a Haas F1".
"No que diz respeito à equipe, as coisas continuam como de costume e não há mudanças em nosso plano de desenvolvimento, processo de recrutamento e outros projetos".
MAX vem para o PENTA ou VITÓRIA É OCASIONAL? Bortoleto VÍTIMA, Ferrari DEVENDO! Fred Sabino, da Band
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.