Para chefe da equipe, Mercedes sairia de Monza escoltada pela polícia se Leclerc fosse punido
Toto Wolff diz entender que comissários estavam em uma situação difícil, mas acha que deviam ter punido Leclerc
 
    O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que talvez a direção defensiva de Charles Leclerc no GP da Itália de Fórmula 1 tenha sido “além do limite”. Ele disse ainda que comissários estavam em uma posição difícil e que teriam que sair escoltados pela polícia se punissem uma Ferrari na Itália.
Leia também:
Hamilton foi forçado a tomar ações evasivas duas vezes durante a disputa pela liderança com Leclerc em Monza. Na primeira, ele precisou espalhar na segunda chicane para evitar um incidente e, na segunda, precisou tirar o carro da pista quando o rival da Ferrari o bloqueou na entrada da Curva Grande.
Embora Leclerc tenha recebido uma bandeira preta e branca, que serve para alertar os pilotos de que receberão uma punição se repetirem uma manobra, Wolff sugeriu que a ação do monegasco poderia ter recebido uma penalidade mais dura, ao invés de apenas um aviso.
“Os comissários estavam em uma situação difícil, para tomar a decisão correta, nem sempre é fácil definir”, disse Wolff ao Motorsport.com. “A disputa foi muito dura, talvez além do limite, e acredito que Lewis tenha sido fundamental para evitar um incidente”.
“Mas no fim do dia, o que você faz? Aplica uma punição de cinco segundos à uma Ferrari que lidera em Monza? Fora de cogitação, porque precisaríamos sair daqui escoltados pela polícia”.
Wolff sugeriu que o uso da bandeira preta e branca pode abrir precedentes para que os pilotos comecem a passar do limite, porque saberão que receberão apenas um aviso na primeira ação.
“Haverá mais carros se tocando, será uma prática mais comum”, disse o alemão. “Na minha opinião chegará ao ponto em que isso acabara em uma colisão, e então vamos ter que alterar ou remover esses avisos novamente. Isso é uma forma de agir. Até lá, deixe eles correrem”.
Hamilton sugeriu que a abordagem dos comissários à forma de condução e penalidades mudou, e que ficou perplexo sobre o motivo de Leclerc ter recebido apenas um aviso.
“Acho que isso é corrida. Eu precisei evitar colidir com ele algumas vezes. Mas é assim que as disputas são hoje”, disse o pentacampeão. “Nós pedimos constantemente para que os comissários sejam consistentes em suas decisões”.
“Havia uma regra estabelecida que não foi obedecida em Monza. Eles usaram uma consequência diferente. Eu não sei qual foi o motivo. Acho que os comissários acordaram do lado errado da cama”.
Veja os destaques do GP da Itália de Fórmula 1:
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
 
     
    F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030
 
    ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025
 
    Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
 
     
    F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
 
    F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
 
    Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem
            
            Últimas notícias
        
                            
            
                    
        
    
             
    F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
 
    F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
 
    F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
 
    NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            