Recomendado para você

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Últimas notícias

Para Gil de Ferran, perfeição da F1 afugenta fãs

Ex-diretor esportivo da BAR-Honda, brasileiro que também fez grande carreira nos Estados Unidos como piloto, afirma que gostaria de ver uma Fórmula 1 com maior fator humano

Gil de Ferran
Gil de Ferran
Gil de Ferran
Gil de Ferran
Gil de Ferran, Kenny Brack
Gil de Ferran

Campeão duas vezes da Indy e uma vez das 500 Milhas de Indianápolis, Gil de Ferran, 47 anos, deu seu parecer sobre o que acontece hoje na maior categoria do automobilismo mundial.

Para ele, a Fórmula 1 acabou vítima de sua própria competência: "A F1 sempre será o topo do automobilismo mundial. Só que é tudo muito perfeito, parece que não há fator humano. Ao longo dos anos, muitos investimentos foram feitos, com tudo de melhor, a ponto de quase chegar à perfeição. O objetivo foi eliminar o erro, as dificuldades", declarou ao Auto Motor und Sport.

Entendendo que algo poderia ser feito, o brasileiro, que já foi dirigente da BAR-Honda, sugeriu o caminho de volta: "Qualquer passo para trás nesse sentido seria bom, na minha opinião. Infelizmente as pessoas não querem ver isso. Acredito que os pilotos da F1 de hoje trabalham duro para conseguir a 'corrida perfeita', mas isso é difícil para quem está vendo do outro lado. Talvez eu consiga enxergar as razões, justamente por ter sido piloto, mas é difícil para um espectador comum."

"Mesmo quando eu era piloto, todos sonhávamos com a corrida perfeita. Começar na pole, fazer uma boa largada, guiar sem erros, cuidar dos pneus, ter um bom ritmo e finalmente ganhar a prova."

Mesmo com grandes discussões sobre o assunto, incluindo pilotos de outras gerações avaliando o que acontece atualmente na categoria e com pesquisas com fãs acontecendo, de Ferran afirma que um pouco de independência na tomada de decisões não faria mal:

"Henry Ford disse uma vez que se tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, ele receberia como resposta 'cavalos mais rápidos'. Se Steve Jobs fizesse o mesmo, ninguém teria dito a ele que gostariam do smartphone."

E conclui: "O que quero dizer é que embora seja importante saber o que o fã da F1 quer, você tem que dar às pessoas aquilo que os donos do negócio decidem."

Artigo anterior "Sauber vai melhorar com as atualizações", diz Ericsson
Próximo artigo De carnaval em Barbados a música country: as férias da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros