Para Symonds, nenhuma equipe "entendeu" os pneus
Diretor técnico da Williams diz que todas as equipes da F1 estão sofrendo para compreender as reações dos pneus neste ano









Diretor técnico da Williams, Pat Symonds alerta que todas as equipes da F1 ainda estão sofrendo bastante para entender o funcionamento dos pneus da atual temporada.
Grandes alterações de performance de corrida para corrida, como as dificuldades da Red Bull no Canadá e em Baku e as sólidas atuações na Áustria e em Silverstone, foram apontadas por Symonds como evidências da influência dos pneus nos altos e baixos das equipes.
Para ele, fazer os pneus Pirelli trabalharem adequadamente tem sido o fator predominante em cada etapa.
"Tem sido engraçado. Se você olhar as últimas provas, algumas coisas são sintomáticas para esta temporada. No Canadá, tivemos uma grande corrida, assim como a Force India, enquanto a Red Bull sofreu bastante. A Ferrari não esteve perto de onde deveria estar".
"No Azerbaijão, tivemos um cenário similar. Houve problemas periféricos, mas no geral fomos OK, Mercedes foi OK e Force India foi OK. A Red Bull não estava como deveria estar".
"Daí fomos à Áustria. Nós e a Force India tivemos muitas dificuldades com os pneus, nenhum de nós conseguiu fazer os pneus funcionarem direito. Já a Red Bull, que tinha sofrido no Canadá com clima frio em circuito veloz, com as mesmas condições na Áustria conseguiu até liderar e ameaçar a Mercedes".
"Ou seja, tudo depende dos pneus. Eles continuam a nos pregar peças, em todos nós, Red Bull, Ferrari e até na Mercedes".
Ainda que os limites da pressão dos pneus para este ano tenham sido um ponto de discussão, Symonds acha que essa não é a chave para os problemas que os times enfrentam em 2016.
"Isso (pressão) tornou as coisas mais difíceis, mas acho que não está relacionado. Tem mais a ver com os compostos dos pneus do que com a pressão".
"Nenhum de nós (equipes) entendeu os pneus no nível que gostaríamos, então todos têm de colocar esforços para tentar compreender essa parte".
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.