Para Webber, erros também custaram título a Hamilton
Citando largadas ruins no início do campeonato, australiano evita culpar apenas falhas mecânicas
Para o ex-piloto de Fórmula 1, Mark Webber, Lewis Hamilton poderia ter ido além em suas táticas durante a final do campeonato de 2016 ocorrida na última semana. Para o australiano, apesar da estratégia de diminuir o ritmo utilizada pelo inglês, o piloto poderia ter ido mais longe.
"Ele fez o melhor que pôde, ele poderia ter sido muito mais duro, ele poderia ter ido a outro nível", disse Webber ao Motorsport.com.
"Somente aqueles dois (Hamilton e Rosberg) vão saber - e, talvez, alguns dos engenheiros - sobre o quão lento ele dirigiu. É claro que foi provavelmente a dobradinha mais lenta da era moderna.”
"Ele não tornou as coisas impossíveis para Nico, ele poderia ter ido a outro nível e não o fez.”
"E se isso ficasse totalmente fora de controle, Nico poderia dizer: 'quer saber, vou simplesmente bater em você e vamos abandonar juntos’.”
"Então essa é a outra maneira que você pode olhar para isso, e Lewis provavelmente sabia disso também. Acho que ele jogou direito até o limite e eu não estou incomodado com isso."
Hamilton não perdeu apenas por confiabilidade
Webber também insistiu que é injusto dizer que o campeonato de Rosberg não foi merecido apesar da falha de motor de Hamilton na Malásia ter colocado a batalha do título a favor do alemão.
"Já tivemos campeonatos mundiais no passado decididos por problemas técnicos, isso acontece. Lewis foi muito bem nos anos anteriores, e acho que no ano passado Nico não foi tão bem.”
"Eu acho que não podemos negar o foco que Nico teve em seu trabalho. Não há esportista no mundo ou crítico atento que possa dizer que se alguém deu o máximo de si não mereça chegar onde conseguiu – o que foi o caso.”
Webber enfatizou que as dificuldades mecânicas não foram a única razão por trás de Hamilton ter perdido pontos.
"Lewis também provavelmente perdeu mais de 25 pontos através de problemas de início... Toque no Bahrein, Baku, Suzuka e tudo isso.”
"Eu conversei com Nico depois de Melbourne no aeroporto e ele disse que sabia que Lewis não tinha feito o procedimento de largada correto.”
"E, infelizmente, eu sei mais do que ninguém que largadas significam muito para o campeonato. Isso entra na equação.”
Entrevista por Jonathan Noble
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.