Polêmica sobre volta dos V10 ganha força na F1 e põe Verstappen e Alonso em lados opostos na China
Possibilidade de retorno dos motores V10 alimentados com combustíveis sintéticos é discutida no paddock e pode até gerar 'abandono' das regras de 2026; saiba
Em meio à preparação de equipes e montadoras para o novo regulamento da Fórmula 1, cuja entrada em vigor está programada para o início de 2026 com destaque principal para a nova unidade de potência da categoria, tanto a própria F1 quanto a FIA agora cogitam reintroduzir os motores V10 na competição.
A possibilidade vem ganhando força nos bastidores, o que também é 'auxiliado' pela incerteza quanto ao sucesso das novas regras já aprovadas para 2026, a partir de quando a elite do esporte a motor terá motores 50% a combustão e 50% elétricos -- de todo modo, as montadoras já vêm investindo no projeto.
Porém, o fato é que, nos paddocks da categoria, o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) vem encampando a tese da volta dos V10 à F1 mediante uso de biocombustíveis, em 'cruzada' detalhada pela Auto Motor und Sport nesta quarta-feira -- e repercutida com pilotos na China.
O plano do retorno aos V10, detalha a publicação, ganhou força na pré-temporada no Bahrein e passa por 2cenários: estender o atual regulamento de motores até 2027 e reintroduzir os V10 na competição em 2028, ou usar as novas unidades de potência de 2026 até 2026 e reintroduzir os V10 a partir de 2029.
Entretanto, fabricantes como a Audi (que entra na F1 em 2026 através da Sauber por causa das novas regras da categoria) e a Honda (que passará a fornecer motores à Aston Martin a partir de 2026) são contrárias ao retorno dos V10. FIA e F1, porém, temem que as regras de 2026 piorem a competitividade.
Se Audi e Honda são contra -- bem como a Mercedes, que está otimista com seu projeto de 2026 --, Red Bull e Ferrari são favoráveis aos V10, segundo o veículo jornalístico. Aliás, tanto o inglês Lewis Hamilton, do time de Maranello, como o holandês Max Verstappen, da equipe taurina, já elogiaram a possível volta.
Verstappen, inclusive, voltou a falar sobre o potencial o retorno dos motores à F1 no dia de mídia do GP da China, nesta quinta-feira: "Para a emoção do esporte, um V10 é muito melhor do que o que temos. A sensação que um motor como esse dava não dá para descrever comparado ao que tem agora".
Além de dar a entender que os V10 poderiam estender sua permanência na competição, Max citou uma memória de infância: "Lembro-me de quando eu era criança, andando e ouvindo o som dos motores, dava muito mais emoção, mesmo que a velocidade do carro pudesse ser mais lenta".
Já Fernando Alonso, que está na expectativa por um Aston Martin-Honda em 2026, ponderou: "Obviamente, adoro os dias dos V10s e V8s e o som que esses carros produziam, sinto falta. Mas também vivemos em um mundo diferente, a tecnologia evoluiu e temos um motor incrivelmente eficiente que usa um terço do combustível que costumava usar". O bicampeão é o único do grid atual a ter corrida na F1 com os V10, cuja última temporada foi em 2005, ano do primeiro título do espanhol com a Renault.
"Nesta era híbrida, não podemos esquecer o quão eficientes os carros são agora em comparação com o passado. Isso é algo muito positivo que temos agora. É como pensar que poderíamos dirigir sem o halo, e tornar os carros mais perigosos e mais adrenalina para os fãs, não faz sentido, porque continuamos avançando. O que temos agora é uma boa F1 e um bom momento para o esporte, e é difícil reinventar algo que nos levaria a um desconhecido", completou o piloto, cujo segundo título veio em 2006, com o V8.
Já o alemão Nico Hulkenberg, da Sauber / Audi, respondeu sobre o assunto quando questionado pelo Motorsport.com: “Acho que os regulamentos das unidades de potência que chegarão a partir do ano que vem [turbo híbrido V6] estão bem definidos, e todos estão, creio eu, já bem por dentro e avançados em desenvolvimento”, continuou. “Esses regulamentos foram desenhados para o futuro, para os próximos tantos anos, então acho que é barulho. Pessoalmente, não acredito muito nisso agora".
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