Recomendado para você

Pirelli revela planos para entrada na MotoGP em 2027; saiba mais

Pirelli revela planos para entrada na MotoGP em 2027; saiba mais

MotoGP
MotoGP
Pirelli revela planos para entrada na MotoGP em 2027; saiba mais
F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

IMSA
IMSA
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Fórmula 1
Fórmula 1
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1
Últimas notícias

Presidente da Ferrari: teto de gastos não funciona na F1

Sergio Marchionne acredita que limitar os gastos via regulamento não funciona na Fórmula 1; Teto é uma das ideias do Liberty Media, grupo que adquiriu a categoria

Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari SF16-H leads Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari SF16-H
Sergio Marchionne,, Ferrari President and CEO of Fiat Chrysler Automobiles
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H

Em uma reportagem recente publicada no diário britânico The Telegraph, o grupo Liberty Media, novo proprietário da Fórmula 1, disse que impor um teto orçamentário é uma das ideias que podem ser exploradas para aproximar as equipes em termos de performance.

Equipes como Ferrari e Red Bull já ameaçaram deixar a categoria quando cogitou-se a imposição de um limite de gastos, em 2009. Sergio Marchionne, presidente da fabricante italiana, reconhece que a F1 deve trabalhar na redução de custos, mas crava que um limite orçamentário nunca funcionará na categoria.

"As medidas tomadas até agora, desde limites no preço de fornecimento de unidades de potência até a redução de horas de túnel de vento, mostraram-se totalmente inúteis. Fato é que a F1 é um esporte muito caro. Há fabricantes como Renault e Mercedes, companhias grandes e que podem impor um desenvolvimento muito extenso – o que é perigoso em termos de custos”, disse.

"Eu aceito o desafio de reduzir custos, mas isso depende de nós e como vamos nos adaptar a tais demandas. De qualquer forma, não acredito que um teto orçamentário possa funcionar. O problema em tais restrições é que sempre trabalharemos em áreas bastante limitadas para fazer o carro ser competitivo”, afirmou.

Marchionne acrescentou ainda que a Ferrari, historicamente uma das equipes de maior orçamento na F1, não economizou dinheiro mesmo com as iniciativas recentes que visavam a redução dos custos.

"Quando olho para reportagens antigas sobre o que gastamos nos últimos dez anos ou ainda mais atrás, deduzo que a Ferrari nunca voltou atrás quando o assunto é orçamento. Se o dinheiro foi bem usado ou não, é outra história. Apesar de todas essas intervenções da FIA para tentar frear os custos, os times encontraram outros caminhos para gastar”, observou.

"Este é o problema sempre que se tenta impor limites no desenvolvimento dos carros: se áreas ficam em aberto, os investimentos se concentrarão nessas áreas. Se você olhar para os últimos quatro ou cinco anos, não economizamos um euro, simplesmente redistribuímos nossos investimentos em outras áreas”, acrescentou.

"A ideia de reduzir custos é muito nobre, em princípio. Mas nunca trará os resultados necessários”, completou.

Reportagem adicional por Roberto Chinchero

Artigo anterior Verstappen recebe prêmio na Holanda e homenageia Cruyff
Próximo artigo Chefe da Toro Rosso diz que F1 tem muitas corridas na Europa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros