Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Prost diz que "abandona a F1" se categoria introduzir grid invertido

Tetracampeão defende que não é contra todas as mudanças, mas acredita que, no esporte, tem que vencer o melhor

Alain Prost, Alpine F1 Team

O tetracampeão da Fórmula 1, Alain Prost, disse que a possível introdução de provas com grids invertidos pode incentivá-lo a abandonar a categoria, afirmando que isso seria o "pior" que poderia acontecer com o esporte.

Uma das peculiaridades de 2021, além do congelamento do regulamento técnico por conta do impacto da pandemia, foi a introdução de um formato diferenciado de fim de semana, com a corrida sprint aos sábados em três GPs do ano, incluindo Interlagos.

Leia também:

Mesmo que isso tenha sido apresentado como forma de testar in loco uma mudança para o futuro do esporte, a novidade não é unanimidade ainda. Elogiada em Silverstone, a sprint de Monza não teve a mesma recepção.

Só que esse teste pode acabar sendo uma plataforma de lançamento para a volta de uma ideia que havia sido rejeitada em 2020 graças à recusa da Mercedes: o grid invertido. Com uma mudança na governança da categoria, determinado pelo novo Pacto de Concórdia, assinado no fim do ano passado, essa novidade pode acabar ganhando espaço a médio ou longo prazo.

Questionado sobre o assunto em um podcast feito pela Renault, Prost, que hoje é diretor não-executivo da Alpine, expressou sua clara oposição ao grid invertido: "Fico feliz em testar as coisas quando possível".

"Mas é preciso entender porque tomar essas decisões, o motivo por trás. A Fórmula 1 deve manter uma certa tradição, ou seja, sendo o auge da tecnologia no esporte. Você precisa entender que o melhor é o melhor. A equipe deve vencer porque é a melhor. Porque esse é o espírito e o objetivo da Fórmula 1".

"Por exemplo, o grid invertido, eu odeio isso. Odeio mesmo. Se eles introduzirem isso, acho que abandonaria o esporte, porque é o pior que pode ser feito para a F1. Prefiro o domínio de uma equipe porque eles fizeram um trabalho melhor que os outros".

Apesar dessa oposição, ele lembra ainda ter aceito mudanças como a distribuição de pontos, tendo em conta uma realidade desportiva e técnica mais evoluída que no passado.

"[No início] não fiquei muito feliz, porque é difícil comparar com o que tínhamos no passado. Mas, por outro lado, lembro que em 1982 todos terminávamos cerca de cinco corridas no ano, e a confiabilidade era péssima".

"Agora, temos uma confiabilidade fantástica. Portanto, se apenas os seis primeiros carros pontuarem, algumas equipes nunca chegariam lá. Então é preciso se adaptar de certo modo".

Documentário sobre SCHUMACHER na Netflix VALE A PENA? Confira os pontos altos e baixos do filme

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton x Verstappen na F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Sainz feliz por vitória da McLaren em Monza, apesar de rivalidade no campeonato
Próximo artigo F1 - Horner não descarta retorno de Gasly à Red Bull: "Trabalho fenomenal"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros