Prost e Hill: Busca pelo hepta e recordes de Schumacher será “motivação especial” para Hamilton
Campeões mundiais de Fórmula 1 afirmam que britânico da Mercedes está no auge e que deverá perseguir recordes de Schumacher
No último fim de semana, Lewis Hamilton conquistou o sexto título mundial de Fórmula 1, consolidando-se como segundo maior campeão da categoria, superando Juan Manuel Fangio e ficando a um do recorde do heptacampeão Michael Schumacher. Alain Prost e Damon Hill acreditam que a perseguição à marca do alemão representará uma "motivação especial" para o britânico.
Aos 34 anos de idade, guiando numa equipe de ponta e com contrato para correr pelo menos até o fim da próxima temporada, Hamilton deverá ter em 2020 uma oportunidade clara de chegar à marca de Schumacher, algo que dois campeões mundiais acreditam que deverá ser uma motivação extra para o britânico da Mercedes.
Damon Hill, disse em entrevista exclusiva ao Motorspor.com, que após cumprir as próprias metas, Hamilton deve usar o recorde do alemão como incentivo para continuar pilotando em alto nível.
“Eu acho a conquista do hexa algo fenomenal”, afirmou o campeão mundial de 1996. “Ele cumpriu todas as expectativas que as pessoas tinham sobre ele e que as tinha sobre si mesmo. Lewis pode definitivamente alcançar os títulos de Michael agora. Seria uma ambição incrível e uma motivação que eu esperaria ver nele”.
Prost: Busca pelo hepta será boa para a F1
Era de rivalidade com Senna marcou conquista dos títulos de Prost
Photo by: Sutton Images
Quem também acredita que chegar aos Sete títulos é uma “motivação especial” para Hamilton, é Alain Prost.
"No momento, ele está pilotando com muita expertise e com muita experiência", disse Prost ao Motorsport.com. “Podemos ver que ele administra não apenas uma corrida, mas uma temporada inteira”.
"Nunca experimentei ser seis vezes campeão do mundo, mas às vezes se você vencer duas, três vezes, quatro vezes, qual será o seu próximo objetivo? qual é a seu próximo estímulo? Às vezes você pode perder um pouco de motivação”.
“No momento, o melhor é que ele tem um objetivo e um assento no melhor carro da melhor equipe. Acho que será interessante ver o que ele vai fazer. No próximo ano ele terá um grande desafio. É uma motivação especial, por causa da forma dele no momento”.
Prost se aposentou após conquistar o quarto título mundial, em 1993 - deixando-o um atrás do então recordista Juan Manuel Fangio, que tinha cinco. O francês insiste que não quis buscar o recorde de Fangio, mas acredita que igualar o recorde de Michael Schumacher estimulará Hamilton.
“Quando eu tinha quatro títulos, não tinha o objetivo de igualar Fangio, essa não era minha meta, mas posso entender hoje que a motivação dele existe. É bom para ele, bom para o campeonato. Para o interesse da F1, é legal".
Liderança na Mercedes
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images
Prost acredita que é inevitável que Hamilton continue a ser a força dominante dentro da Mercedes.
“Se você olha para Ayrton, se olha para Michael, mesmo Sebastian, Max, cada vez mais é necessário haver o piloto número um e o número dois”.
"Isso é difícil, não é o que todos nós queremos. Mas quando você compete em um nível superior, é muito difícil não ter o primeiro e o segundo pilotos. E o melhor hoje é Lewis e Valtteri está nessa situação, mas eles estão bem com isso. Bottas não está muito atrás, ele é rápido. Mas Lewis será sempre mais forte”.
Prost disse que era impossível classificar Hamilton entre os maiores de todos os tempos: “Como você pode classificar as pessoas de eras e gerações diferentes? Isso é algo que nunca fiz e que não quero fazer. Ele com certeza é um dos melhores".
Títulos com McLaren e Mercedes
Ligado à Mercedes desde a juventude, Hamilton começou a carreira de forma meteórica, disputando o título logo em sua temporada de estreia e alcançando o feito no ano seguinte. Depois de alguns anos de jejum, o britânico deu início a uma verdadeira dinastia com a Mercedes. Relembre as seis conquistas de Hamilton na F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.