Raikkonen: Punições são "esquisitas" e contrariam promessas
Finlandês discorda de penalidade imposta a Sebastian Vettel pelo incidente no GP do Canadá e defende que "batalhas justas" sejam permitidas
Kimi Raikkonen foi um dos muitos pilotos a comentar a punição aplicada a Sebastian Vettel no GP do Canadá de Fórmula 1. O piloto da Alfa Romeo acredita que há conflitos entre o que foi prometido aos pilotos e o que está sendo posto em prática. Raikkonen defende ainda que batalhas justas devem ser liberadas pelos comissários.
Sebastian Vettel foi punido após retornar à pista de forma perigosa durante a corrida em Montreal, e em virtude da penalidade perdeu a vitória da corrida para Lewis Hamilton. A Ferrari ainda fez um pedido de revisão da pena, mas nesta sexta-feira os comissários da FIA mantiveram a punição, alegando a falta de novas evidências que provassem a inocência do alemão.
Raikkonen apontou uma aparente disparidade entre o que é dito e o que é feito pelos comissários, pois em uma reunião realizada no Bahrein no começo do ano, as autoridades prometeram que aplicariam uma filosofia do tipo “deixe-os correr”, o que entra em conflito direto com algumas das decisões tomadas ao longo da temporada.
“A coisa é estranha porque eles continuam nos dizendo que neste ano nós seremos mais livres para correr. E então este tipo de situação acontece, o que não é absolutamente culpa de ninguém, e mesmo assim alguém foi penalizado. O que tem sido dito versus o que tem sido feito, em algum lugar as coisas não estão se encontrando”.
“Eu suponho que os comissários estejam em uma posição difícil, e qualquer caminho que eles sigam sempre haverá equipes contentes e descontentes”.
Perguntado pelo Motorsport.com se gostaria de ter mais liberdade, o campeão mundial de 2007 adicionou: “Isto é o que tem sido prometido, o que disseram para nós. Mas se você olhar para algumas coisas, definitivamente não está tudo certo. Sim, liberdade, mas de um modo inteligente”.
“Eu penso que todos nós (pilotos) sabemos, ou ao menos deveríamos saber, o que é justo e aceitável e o que não é. Contanto que sejam batalhas justas, está tudo bem”.
Punição causou um dos pódios mais constrangedores na Fórmula 1
A punição sobre Vettel e consequente vitória de Hamilton acabou fazendo com que o pódio da prova no Canadá fosse embaraçoso para todos os envolvidos. O piloto da Mercedes chegou a puxar o alemão para o primeiro degrau, reservado ao vencedor da prova. No entanto, este não foi o único pódio constrangedor na história da F1, e o Motorsport.com Brasil resgatou imagens de outros episódios marcantes, alguns inclusive envolvendo brasileiros, na galeria especial abaixo. Confira:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.