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Raikkonen: Punições são "esquisitas" e contrariam promessas

Finlandês discorda de penalidade imposta a Sebastian Vettel pelo incidente no GP do Canadá e defende que "batalhas justas" sejam permitidas

Lance Stroll, Racing Point RP19, leads Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Kimi Raikkonen foi um dos muitos pilotos a comentar a punição aplicada a Sebastian Vettel no GP do Canadá de Fórmula 1. O piloto da Alfa Romeo acredita que há conflitos entre o que foi prometido aos pilotos e o que está sendo posto em prática. Raikkonen defende ainda que batalhas justas devem ser liberadas pelos comissários.

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Sebastian Vettel foi punido após retornar à pista de forma perigosa durante a corrida em Montreal, e em virtude da penalidade perdeu a vitória da corrida para Lewis Hamilton. A Ferrari ainda fez um pedido de revisão da pena, mas nesta sexta-feira os comissários da FIA mantiveram a punição, alegando a falta de novas evidências que provassem a inocência do alemão.

Raikkonen apontou uma aparente disparidade entre o que é dito e o que é feito pelos comissários, pois em uma reunião realizada no Bahrein no começo do ano, as autoridades prometeram que aplicariam uma filosofia do tipo “deixe-os correr”, o que entra em conflito direto com algumas das decisões tomadas ao longo da temporada.

“A coisa é estranha porque eles continuam nos dizendo que neste ano nós seremos mais livres para correr. E então este tipo de situação acontece, o que não é absolutamente culpa de ninguém, e mesmo assim alguém foi penalizado. O que tem sido dito versus o que tem sido feito, em algum lugar as coisas não estão se encontrando”.

“Eu suponho que os comissários estejam em uma posição difícil, e qualquer caminho que eles sigam sempre haverá equipes contentes e descontentes”.

Perguntado pelo Motorsport.com se gostaria de ter mais liberdade, o campeão mundial de 2007 adicionou: “Isto é o que tem sido prometido, o que disseram para nós. Mas se você olhar para algumas coisas, definitivamente não está tudo certo. Sim, liberdade, mas de um modo inteligente”.

“Eu penso que todos nós (pilotos) sabemos, ou ao menos deveríamos saber, o que é justo e aceitável e o que não é. Contanto que sejam batalhas justas, está tudo bem”.

 

Punição causou um dos pódios mais constrangedores na Fórmula 1

A punição sobre Vettel e consequente vitória de Hamilton acabou fazendo com que o pódio da prova no Canadá fosse embaraçoso para todos os envolvidos. O piloto da Mercedes chegou a puxar o alemão para o primeiro degrau, reservado ao vencedor da prova. No entanto, este não foi o único pódio constrangedor na história da F1, e o Motorsport.com Brasil resgatou imagens de outros episódios marcantes, alguns inclusive envolvendo brasileiros, na galeria especial abaixo. Confira:

GP da Rússia de 2018
Hamilton venceu por causa de ordens da Mercedes
GP da Rússia de 2018
Bottas vinha na liderança e deixou a vitória para seu companheiro, que buscava garantir o penta sobre Vettel
GP da Rússia de 2018
Após o pódio, Hamilton fez questão de agradar o finlandês
GP da Rússia de 2018
O britânico colocou Bottas no centro da foto comemorativa da equipe. Na direita, aparece George Russell, piloto Mercedes que hoje está na Williams
GP de Cingapura de 2013
Vettel venceu e foi vaiado, mas não por polêmicas na corrida
GP de Cingapura de 2013
A razão para as vaias era a vantagem do alemão e da Red Bull no campeonato, que estava 'sem graça', para o azar de Alonso
GP de Cingapura de 2013
Raikkonen até deu um tapinha nas costas do amigo e futuro companheiro de Ferrari
GP da Malásia de 2013
Desta vez, a polêmica se deu por conta de ultrapassagem de Vettel sobre Webber na pista
GP da Malásia de 2013
A Red Bull tinha ordenado que o alemão respeitasse a liderança do australiano para evitar uma batida, já que os companheiros tinham tensa relação
GP da Malásia de 2013
Vettel ignorou e ultrapassou Webber. Anos depois, o chefe da equipe, Christian Horner, revelou que a manobra foi uma vingança pelo que o australiano fizera no GP do Brasil de 2012, quando passou o alemão, que disputava o título contra Alonso, da Ferrari
GP da Malásia de 2013
A coletiva também não teve o melhor dos climas...
GP da Alemanha de 2010
A corrida disputada em Hockenheim ficou marcada por um rádio bastante sugestivo da Ferrari: "Fernando is faster than you (Fernando está mais rápido que você)
GP da Alemanha de 2010
Foi o que Felipe Massa ouviu do engenheiro Rob Smedley. A ordem era clara: o brasileiro tinha que deixar o companheiro passar
GP da Alemanha de 2010
Dito e feito. Massa deixou Alonso passar. Na época, o espanhol disputava o título com a dupla da Red Bull, Vettel e Webber
GP da Alemanha de 2010
A frase ficou famosa e é lembrada como um dos momentos mais difíceis da carreira do brasileiro
GP da Alemanha de 2010
Massa vinha em fase difícil na F1. No ano anterior, o piloto fora atingido na cabeça por uma mola que se soltou da Brawn de Barrichello no GP da Hungria
GP da Alemanha de 2010
Por ser querido pela equipe e pelos fãs, a situação do brasileiro no pódio foi constrangedora. E a Ferrari foi multada em 100 mil dólares pelo esquema, que infringiu o regulamento daquela época
GP da Áustria de 2002
Outra triste situação vivida por um brasileiro na Ferrari teve Barrichello como um dos protagonistas, ao lado de Schumacher
GP da Áustria de 2002
Rubinho liderava a prova com folga, mas recebeu ordem da equipe para deixar o companheiro alemão passar, o que aconteceu nos metros finais
GP da Áustria de 2002
Tamanho foi o constrangimento no pódio que Schumacher fez questão de colocar Rubinho no posto do vencedor
GP da Áustria de 2002
A atitude do multicampeão, porém, não foi suficiente para melhorar a situação
GP da Áustria de 2002
O brasileiro até tentou celebrar, mas o constrangimento era grande e generalizado
GP da Áustria de 2002
E o troféu do vencedor não compensou. A Ferrari foi multada em R$ 2 milhões por quebrar o protocolo no pódio
GP da Áustria de 2002
A torcida reprovou o desnecessário jogo da escuderia, já que o campeonato estava no começo
GP do Japão de 1989
Voltando muitos anos tempo, vemos que as polêmicas sempre marcaram a F1. E uma das mais famosas aconteceu entre dois rivais no fim dos anos de 1980
GP do Japão de 1989
Companheiros de McLaren, Senna e Prost disputavam o título quando bateram na volta 46
GP do Japão de 1989
O francês jogou o carro para cima do brasileiro e abandonou. Auxiliado pelos fiscais, Senna cortou a chicane e voltou para vencer a prova
GP do Japão de 1989
Após o encerramento da prova, a tensão ficou no ar com a possibilidade de punição ao brasileiro. No fim das contas, o então presidente da FIA, o francês Jean-Marie Balestre, confirmou a desclassificação do brasileiro. A vitória, então, ficou com o italiano Alessandro Nannini, da Benetton, em seu único triunfo na F1
GP do Japão de 1989
Com o resultado, Prost ficou com o título
GP de San Marino de 1989
A corrida em Imola foi marcada pelo grave acidente de Gerhard Berger
GP de San Marino de 1989
Nesta foto, vê-se, atravês de um monitor de TV, a Ferrari do austríaco em chamas após a batida na curva Tamburello, a mesma que vitimou seu amigo Senna cinco anos depois
GP de San Marino de 1989
Por sorte, os bombeiros conseguiram salvar a vida do austríaco
GP de San Marino de 1989
Nesta foto, podemos ver a primeira largada da corrida. Berger está quase oculto atrás de seu companheiro Mansell, enquanto Senna lidera à frente de Prost. Depois do acidente do austríaco. A prova ficou interrompida por cerca de 1h até a relargada
GP de San Marino de 1989
Senna venceu, com Prost em segundo e Nannini em terceiro. Apesar do bom resultado para o brasileiro, a preocupação por Berger era grande
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