Red Bull: Não escondemos atualização do motor a Ricciardo
Equipe insiste que não houve nenhuma tentativa de manter segredo sobre melhoria da unidade de Max Verstappen, apesar do australiano saber pela imprensa
Max Verstappen recebeu o novo motor da Renault, que apresenta peças de desenvolvimento de 2018, para o fim de semana do GP dos Estados Unidos.
Foi estimado que as mudanças renderiam até dois décimos de segundo de melhora, se aliadas ao desenvolvimento de combustível correto, e Daniel Ricciardo foi pego de surpresa após a classificação quando disse que seu companheiro de equipe tinha uma leve vantagem de desempenho.
A falta de conhecimento de Ricciardo sobre a situação do motor provocou teorias de conspiração sobre a Red Bull favorecendo Verstappen, especialmente à luz do novo contrato do holandês.
Mas a própria equipe disse que nunca pensou em mencionar a atualização a Ricciardo porque não acreditava que houvesse um ganho de desempenho significativo.
"É muito difícil para nós medir a diferença", disse o chefe da Red Bull, Christian Horner. "A Renault apenas disponibilizou um motor para cada equipe e Max tinha que ter uma mudança aqui."
"Então, obviamente, fez sentido lógico para que fosse no carro dele neste fim de semana e depois pegue a punição."
"A intenção com Daniel, e ainda é intenção, é não ter que tomar uma punição entre agora e o fim da temporada."
Perguntado se o time tentou manter as diferentes especificações escondidas, Horner disse: "A especificação é muito pequena. Não podemos medir a diferença. Está dentro de um medidor de fluxo de combustível."
Ricciardo foi forçado a abandonar o GP dos Estados Unidos depois que seu motor desligou quando começou a perder óleo.
Sem isso, Horner considerou que o australiano terminaria no pódio.
"Daniel estava perdendo óleo com o motor e depois entrou em modo de segurança. Então espero que esse motor seja resgatável."
"É uma pena porque ele estava combatendo Valtteri [Bottas] muito duro e parecia muito competitivo no início da corrida. Acho que ele teria ido ao pódio."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.