Reginaldo Leme elenca GPs favoritos no Brasil, cita Schumacher e explica importância do País para a F1
Comentarista também falou da importância da etapa de Interlagos para a própria carreira e ainda citou um episódio protagonizado por Max Verstappen; confira
No GP de São Paulo de 2022, além dos 50 anos do primeiro título mundial de Emerson Fittipaldi na categoria, o País comemora cinco décadas da Fórmula 1 no Brasil, com a primeira etapa da elite do automobilismo em Interlagos disputada em 1972. E o mais renomado jornalista de F1 da nação acompanhou toda essa trajetória bem de perto: trata-se de Reginaldo Leme, que cobriu a corrida inaugural pelo Estadão e hoje é comentarista na Band, após longa passagem pela Globo.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, 'Regi' falou do significado do GP de São Paulo em sua carreira e elencou suas edições favoritas da etapa brasileira da F1, além de revelar uma história com o piloto Michael Schumacher, heptacampeão da categoria.
Reginaldo Leme e Sérgio Maurício
Photo by: Duda Bairros
"[O GP no Brasil] significa basicamente o início de tudo para mim, porque, quando chegou a F1, botei o pé naquilo e falei: 'Daqui eu não saio'. E já faz 50 anos disso...", disse o jornalista de 74 anos à reportagem.
Reginaldo Leme, Felipe Giaffone, Max Wilson e Sérgio Maurício, com Mariana Becker em telão ao fundo
Photo by: Divulgacao
Questionado sobre suas três corridas favoritas no País, Leme pediu para incluir uma quarta: "A primeira vitória do Emerson, em 1973; a primeira dobradinha brasileira (com José Carlos Pace, que hoje dá nome a Interlagos, e Fittipaldi), em 1975; a vitória de Ayrton Senna com problemas no câmbio, em 1991. E vou pedir uma quarta: dobradinha em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com vitória de Nelson Piquet e Senna em segundo, temporada 1986".
Nelson Piquet, Ayrton Senna e Jacques Laffite
Photo by: Sutton Images
O comentarista também foi provocado a falar sobre a importância do Brasil para a F1: "Está provado que o brasileiro gosta muito. É o povo que mais gosta, tanto que uma estatística feita antes da pandemia mostra que o Brasil chegou a 135 milhões de espectadores, contra 49 da China e 35 dos Estados Unidos. Por isso que a Liberty [Media] faz tanta questão", começou Reginaldo, citando a empresa que é dona da categoria.
Michael Schumacher ao lado do companheiro de Benetton, Johnny Herbert, e do brasileiro Roberto Pupo Moreno
Photo by: Motorsport Images
"E, mesmo não tendo um brasileiro... Lembro de uma frase do Schumacher em 1995, quando fizemos uma entrevista e ele viu arquibancada cheia. Falou: 'Vocês estão de parabéns, esse país ama F1 de um jeito que eu nunca vi. Se fosse na Alemanha, após a morte de um ídolo, como aconteceu com vocês, o autódromo estaria vazio'."
Max Verstappen, Red Bull Racing
Photo by: Red Bull Content Pool
"Além de um público que gosta, de uma paixão nacional, como se tornou a F1, é muito importante o lugar da corrida. Interlagos virou um autódromo que, hoje, você pode colocar entre os cinco mais tradicionais do mundo. Eu vi isso: pilotos jovens, como Max Verstappen, pisando em Interlagos e falando que tinha um significado especial, pois é onde o Senna marcou época, em que Piquet e Emerson também brilharam, então se equipara à importância de Spa-Francorchamps", completou.
*Colaborou Carlos Costa
Interlagos em 1976
Photo by: David Phipps
Homenagens a Fittipaldi e Vettel, música e mais: as novidades do GP de São Paulo de F1
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate 'valor real' do GP no Brasil para a F1; ouça já
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.