Rosberg diz que punição a Vettel no GP do Canadá foi "totalmente merecida"
Campeão mundial da Fórmula 1 com a Mercedes na temporada 2016, alemão acha que conterrâneo fez movimento perigoso neste domingo
Enquanto muitos fãs acham que a FIA errou ao punir Sebastian Vettel por voltar à pista de forma insegura e forçar Lewis Hamilton a sair do circuito, Nico Rosberg tem uma visão diferente.
Ele acredita que o piloto da Ferrari teve oportunidades suficientes para voltar ao traçado sem atrapalhar o britânico da Mercedes. O alemão foi para a grama na primeira chicane durante a 48ª volta, quando disputava a liderança com o rival da Fórmula 1.
Em seu canal no YouTube, Rosberg comentou: "Vettel estava dizendo ‘eu tinha sujeira nos meus pneus, estava fora de controle, onde queriam que fosse? Eu estava lutando para controlar o carro e não podia ver Lewis’.”
"Ok, tudo bem. Mas Lewis está lá de qualquer forma. A regra diz que quando você sai da pista, você precisa voltar com segurança. Então Vettel poderia facilmente ter deixado um pouco mais de espaço, especialmente no final, quando Lewis começou a frear. Vettel poderia facilmente ter deixado mais espaço, mas ele não o fez”.
"Ele foi direto e quase não deixou espaço para Lewis. E Lewis viu isso como uma situação perigosa porque Vettel estava vindo cada vez mais, então Lewis teve que voltar”.
"Eu olhei para o replay muitas e muitas vezes. Lewis teria ficado na parede se ele tivesse ficado na mesma posição, porque Vettel continuou a se mover cada vez mais. E era tão apertado que Lewis teria tocado Vettel ou a parede”.
"Então, é muito, muito claro que, infelizmente, foi um retorno inseguro à pista. Essa é a regra. Você tem que voltar com segurança e é assim que é. Uma penalidade é merecida nesse caso”.
Rosberg disse que conversou sobre o incidente com seu pai, Keke Rosberg, também campeão da F1. "Meu pai me disse: 'provavelmente é 60/40 – 60% de chance de vir punição, 40% de não vir'. Eu perguntei: por que 40 não? 'Bem, porque ele estava fora de controle, não podia fazer melhor do que isso porque tinha sujeira nos pneus e vinha da grama e tudo mais'.”
"Eu disse: 'Ok, eu sei disso. Mas e daí? Você ainda tem que voltar em segurança e, se você estiver fora de controle, não voltará com segurança'. Então é isso. Pena merecida”.
“Não é uma desculpa válida: 'eu estava fora de controle, tinha pneus sujos e não conseguia ver Lewis.' Não é uma desculpa válida, infelizmente. Então a penalidade é totalmente merecida. Absoluta e completamente merecida".
Rosberg também criticou o modo como Vettel deixou que as emoções de sua raiva pela penalidade viessem à tona depois da prova. "Não adianta reclamar no rádio quando uma decisão é tomada. Ele só ficou reclamando, em vez de se concentrar apenas na pilotagem e tentar ampliar a vantagem para mais de cinco segundos, sendo que já estava 3,3 segundos à frente", acrescentou o ex-piloto da Mercedes.
“Isso foi uma fraqueza de Vettel. Ele tem uma auto crença tão forte e sempre pensa que ele está certo, e então sempre quer culpar outras pessoas. E ele perde o foco nesses momentos. E depois da corrida, todos aqueles gestos e comentários desrespeitosos chamando os comissários de cegos e tudo isso... É apenas desnecessário. Não é bom".
Confusão e constrangimento: Confira as imagens após o GP do Canadá
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.