Últimas notícias

Ross Brawn: McLaren precisava se livrar da Honda para encontrar as próprias falhas

Segundo Ross Brawn, a decisão da McLaren de se livrar da Honda não foi um erro, apesar do sucesso da montadora japonesa com a Red Bull em 2019

Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32

Depois de uma parceria difícil que durou três anos, entre 2015 e 2017, a McLaren e a Honda encerraram o contrato para o fornecimento de motores da montadora japonesa. No ano seguinte, a McLaren passou a usar motores da Renault, enquanto a Honda assinou contrato com a Toro Rosso, mirando uma parceria com a Red Bull para 2019.

Apesar do reencontro da Honda com as vitórias no primeiro ano da parceria com a Red Bull, três com Max Verstappen, e potencialmente pensar na briga pelo título em 2020, o diretor de esporte a motor da Fórmula 1, Ross Brawn, acredita que a McLaren não errou. Para ele, se livrar da montadora japonesa foi fundamental para fazer as coisas andarem na equipe.

Leia também:

"Eles têm algumas pessoas sensatas lá agora, e levou um tempo para eles reconhecerem isso", afirmou Brawn. "As pessoas dizem que eles cometeram um grande erro ao encerrar o contrato com a Honda. Mas, ironicamente, eu acho que eles precisavam fazer isso para perceber o que era necessário para a equipe".

"Eles culpavam a Honda por tudo o tempo todo e eu acho que hoje eles devem reconhecer que isso não era verdade. Nem tudo era culpa deles. E ao se livrar da Honda e conseguir outro fornecedor, eles reconheceram que era necessário fazer algo com a equipe".

"Eu não sei como eles teriam chegado à essa conclusão de outro modo que não a Honda colocar seu motor no carro de outra equipe e eles perceberem que este está indo bem. Fazendo isso, eles reconheceram que tinham outros grandes problemas para além do motor. E, para mim, eles fizeram várias mudanças sensatas".

Brawn se sente otimista com a perspectiva para as equipes que atualmente se encontram no meio do grid, à medida que o impacto do teto orçamentário e da distribuição de dinheiro sejam implantados.

"Eles têm desafios, economicamente falando. Isso é parte do problema", comentou. "Eu sei que há um pouco de frustração por parte de algumas equipes com o fato do teto não ser ainda menor, mas tivemos que colocar em um nível que também funcionasse para as equipes principais. Mas mesmo assim será uma grande mudança para as equipes da frente em termos de mudança de suas estruturas".

"Eu acho que esse processo vai tornar o campo mais igual entre as equipes do meio e da frente do grid da F1. Então creio que há um belo futuro para as equipes do meio. O novo acordo comercial é muito mais igualitário. O dinheiro dos prêmios é melhor distribuído entre todos. Então essas equipes, algumas terão um aumento substancial no dinheiro destinado a eles, tornando seus orçamentos mais largos".

Brawn também falou que espera um retorno da Williams à sua conhecida forma. "É uma preocupação. A Williams teve uns anos muito ruins e você não consegue manter uma situação dessas por muito tempo. Você perde patrocinadores, pilotos, mas tenho esperança de que a Williams vai conseguir sair dessa, porque é um grande nome da F1, com uma grande história".

"Não queremos perder eles de jeito nenhum. A distribuição mais igualitária de dinheiro deve ajudá-los um pouco, mas eles não podem ficar no fim do grid para sempre. Não duraria. Então fico com meus dedos cruzados que eles vão fazer um trabalho melhor nas próximas temporadas".

GALERIA: Relembre os carros da McLaren na Fórmula 1

1966: McLaren-Ford M2B
Piloto: Bruce McLaren
1967: McLaren-BRM M4B
Piloto: Bruce McLaren
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Pilotos: Bruce McLaren, Dan Gurney, Denis Hulme
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1969: McLaren-Ford M9A
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Derek Bell
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970: McLaren-Ford M14D
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Peter Gethin, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Pilotos: Denis Hulme, Peter Gethin, Jackie Oliver
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Pilotos: Denis Hulme, Peter Revson, Brian Redman, Jody Scheckter
1973-1978: McLaren-Ford M23
Pilotos: Denis Hulme, Emerson Fittipaldi, Mike Hailwood, David Hobbs, Jochen Mass, James Hunt, Gilles Villeneuve
1976-1979: McLaren-Ford M26
Pilotos: James Hunt, Patrick Tambay, Bruno Giacomelli
1979: McLaren-Ford M28
Pilotos: Patrick Tambay, John Watson
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Pilotos: John Watson, Andre de Cesaris
1980: McLaren M30
Pilotos: John Watson, Alain Prost
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Pilotos: John Watson, Andrea de Cesaris
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Pilotos: Alain Prost, Keke Rosberg
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Pilotos: Alain Prost, Stefan Johansson
1988: McLaren-Honda MP4/4
Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1989: McLaren-Honda MP4/5
Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1991: McLaren-Honda MP4/6
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren MP4/7A
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1993: McLaren-Ford MP4/8
Pilotos: Ayrton Senna, Michael Andretti, Mika Häkkinen
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Pilotos: Mika Häkkinen, Martin Brundle, Philippe Alliot
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Alexander Wurz
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Pilotos: Lewis Hamilton, Fernando Alonso
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Pilotos: Jenson Button, Sergio Perez
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Pilotos: Jenson Button, Kevin Magnussen
2015: McLaren-Honda MP4-30
Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Kevin Magnussen
2016: McLaren-Honda MP4-31
Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2017: McLaren-Honda MCL32
Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Jenson Button
2018: McLaren-Renault MCL33
Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2019: McLaren-Renault MCL34
Pilotos: Carlos Sainz Jr, Lando Norris
58

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Nova estrutura da F1 não permitirá brechas nas regras em 2021, diz Brawn
Próximo artigo Grosjean animado com planos "extraordinários" de etapa da F1 na Arábia Saudita

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil