Recomendado para você

F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro
F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025

F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025
F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA

F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Martinsville II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir
Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande

Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande
MotoGP: Chefe da Aprilia mira título de 2026 após boa fase

MotoGP: Chefe da Aprilia mira título de 2026 após boa fase

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Chefe da Aprilia mira título de 2026 após boa fase
GP da Malásia de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Sepang, com Diogo Moreira na Moto2

GP da Malásia de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Sepang, com Diogo Moreira na Moto2

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
GP da Malásia de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Sepang, com Diogo Moreira na Moto2
Últimas notícias

Sem palavras, Vettel agradece a equipe apoio durante a temporada

Novo tetracampeão do mundo, alemão desabafa: “Receber vaias sem fazer nada de errado foi difícil para mim"

Depois de uma grande corrida, vencendo pela terceira vez o GP da Índia, o alemão Sebastian Vettel confirmou seu quarto título mundial. Neste 27 de outubro de 2013, o piloto de 26 anos se colocou de vez entre os grandes da história da F-1, sendo o terceiro piloto a conseguir quatro títulos seguidos, ao lado de Fangio e Schumacher.

Na estatística dos que mais conquistaram campeonatos, apenas os dois pilotos estão à frente do alemão, que divide o clube dos tetracampeões com o francês Alain Prost. Vettel se mostrou emocionado após a corrida de hoje, e disse não ter entendido ainda a conquista.

“Como piloto, juntar-me a Prost, Fangio e Michael é inacreditável. Estou sem palavras. Quando cruzei a linha, estava totalmente vazio. Eu pensei durante muito tempo em algo para falar. Neste momento você quer dizer muita coisa, mas não consegue”, falou Sebastian.

“Foi uma temporada fenomenal. Acho que o espírito dentro da equipe é muito forte. Eles me dão tanto apoio que é um prazer sentar no carro e correr pelo pessoal e dar tudo que tenho. O carro estava fenomenal hoje. Estava fenomenal durante a temporada inteira, para ser honesto. Não poderia pedir mais.”

Sobre os zerinhos na chegada, Vettel disse que o time lhe recomendou não fazê-los, mas, pela ocasião, o alemão se deu ao direito de desrespeitar. “Meu engenheiro, Rocky [Guillaume Rocquellin], pediu para que eu fizesse o procedimento padrão, mas eu disse: 'Não desta vez'. Tem tanta gente na arquibancada aqui, que tinha de fazer, apesar de não ter permissão.”

A quebra de protocolo rendeu uma reprimenda para o piloto e uma multa de 25 mil euros para a Red Bull, que deveria ter se certificado que o alemão estacionasse o carro no paque fechado após a bandeirada. A punição poderia ter sido pior, mas os comissários disseram reconhecer que "as circunstâncias foram especiais".

“Não foi uma temporada fácil, embora as pessoas de fora achem que tínhamos em nossas mãos durante muito tempo, mas foi difícil vencer as últimas corridas. “Receber vaias sem fazer nada de errado foi difícil para mim. Mas superamos isso e demos a melhor resposta na pista”, desabafou.

Enquanto o companheiro comemorava, Mark Webber vivia outra tarde decepcionante, com uma falha no alternador obrigando-o a estacionar sua Red Bull com 20 voltas para o final. O australiano, que adotou uma estratégia diferente do alemão e liderou boa parte da prova, estava em segundo quando abandonou.

“No final das contas ainda estou com um sorriso no rosto. Não poderia ter feito mais”, afirmou Webber, que defendeu a estratégia da Red Bull. Largando com pneus médios, o australiano fez um stint curto com os macios no meio da prova, período em que perdeu tempo em relação a Vettel.

“Você tem de se proteger em relação a um safety car. Precisávamos colocar os macios por algumas voltas e o fizemos. Se colocasse os médios na segunda parada, ficaria um pouco exposto se houvesse um safety car e seria complicado.”

Artigo anterior Largando em 17º, Grosjean não acreditava que podia chegar ao pódio
Próximo artigo Estratégia dá certo e Massa termina na frente de Alonso após 2 anos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros