Recomendado para você

F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren

F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren
F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"

F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"
Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1

Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda
Últimas notícias

Smedley detona restrição de comunicação via rádio na F1

Chefe de perfomance da Williams critica quem se opõe a abrir as comunicações de rádio com os pilotos da F1 durante as provas

Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance
Valtteri Bottas, Williams
Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance in the FIA Press Conference
Radio on team pitwall
Felipe Massa, Williams FW38 on the grid
Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance

As controversas restrições de rádio que chacoalharam a F1 nas últimas corridas e que acabaram sendo liberadas pelo Grupo de Estratégia no mês passado, voltaram a ser objeto de comentário. Desta vez, quem analisou a situação foi Rob Smedley, chefe de performance da Williams. 

Para ele, as restrições não têm o menor sentido, ainda mais em um cenário moderno em que os carros são máquinas complexas e no qual as equipes têm vital influência na performance geral do piloto. 

“Acho que do ponto de vista de um engenheiro, abrir a comunicação de rádio é a coisa certa a se fazer", disse Smedley.

“Os carros atualmente são complexos com essas unidades de potência, e ser capaz de pilotar a 320km/h e ainda administrar o desempenho ou algum outro problema que apareça é um pouco demais". 

"Todo mundo quer voltar para uma F1 que não existe mais, quando tínhamos carburadores, cabo de acelerador e câmbios manuais, em vez da incrível complexidade que os carros apresentam atualmente". 

“Além disso, é um esporte em equipe. Atualmente temos 500 pessoas trabalhando em um time".

“Se considerarmos esse fútil argumento de que os pilotos devem estar sozinhos no carro, então por que não damos um passo atrás e nos livramos de toda essa parafernália tecnológica?".

“Ou então, para satisfazer aqueles que pedem que os pilotos façam tudo sozinho, em vez de trazermos os carros prontos poderíamos trazer as peças numa mala e deixá-las para os pilotos montarem os carros. Daí eles poderiam fazer tudo, montar, pilotar e até conversar consigo mesmo no motorhome", ironizou.

“Aonde vamos parar assim? É um argumento vazio e fútil. Independentemente de ser chamado campeonato mundial de pilotos, queiram ou não, é um esporte de equipe. E se não fosse algo em equipe, não teríamos 500 pessoas trabalhando para dois pilotos e para o bem do time". 

Reportagem adicional de Jamie Klein

Artigo anterior Grosjean pede mudanças nas regras de bandeiras azuis
Próximo artigo Análise: Quando a complexidade dos carros foi tão longe?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros