Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

Vasseur acredita que F1 não precisa da Andretti nem de uma 11ª equipe

Chefe da Ferrari não vê o fato da equipe ser totalmente norte-americana como 'trunfo'

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, diz que a Fórmula 1 não precisa de uma 11ª equipe e descartou as raízes americanas da Andretti como não sendo suficientes para justificar uma participação.

Leia também:

 

A Andretti é a candidata de maior destaque entre as equipes que indicaram interesse em entrar no grid e uma resposta deve sair em breve sobre se alguma das candidatas foi bem-sucedida.

No entanto, as equipes titulares, que enfrentam uma diluição de suas receitas futuras, deixaram claro que qualquer novo participante deve trazer algo valioso para a mesa e que beneficie a categoria, opinião que é compartilhada pelo chefe da F1, Stefano Domenicali.

A Andretti reforçou sua oferta ao se associar à Cadillac para equipar uma unidade de potência da Renault, mas Vasseur insiste que apresentar o projeto como totalmente americano não é suficiente.

"Minha posição é que as 10 equipes que fizeram grandes esforços, mesmo quando era difícil estar no grid e sobreviver para algumas delas, agora, se tivermos que receber outra equipe, tem que ser por motivos muito bons", disse ele.

"O fato de ter uma equipe americana não é um bom motivo. Porque, para mim, em primeiro lugar, temos uma equipe americana, graças à Haas. E o segundo é que, se você quer estar no topo do país, é uma questão de pilotos."

"Dê uma olhada no que aconteceu na Holanda. É o maior sucesso do mundo hoje e eles não têm uma equipe, eles têm Max. Acho que, em primeiro lugar, temos um bom sucesso nos EUA. Se você quiser aumentar o sucesso nos EUA, é mais uma questão de eu ter um piloto americano. Não se trata da equipe."

Michael Andretti on the grid

Michael Andretti no grid

Foto de: Alexander Trienitz / Motorsport Images

Perguntado se ele pensaria de forma diferente se uma grande equipe de fabricante quisesse entrar na F1, ele disse: "Tenho que dizer novamente que fizemos um grande esforço coletivo. Se alguém quiser entrar agora, isso também deve ser benéfico para todos no paddock."

"Isso significa que eles precisam trazer algo para a F1. Não acho que a nacionalidade da equipe seja um trunfo."

O chefe da Red Bull, Christian Horner, continua cético quanto ao envolvimento da Cadillac no projeto da Andretti.

"A GM é uma grande marca, mas o que me interessa é saber qual é o modelo deles?" disse Horner. "Não presumo que eles vão construir uma instalação como [a nossa]. Presumo que seja um exercício de identificação."

Quando foi sugerido que isso poderia ser comparado ao acordo Ford/Red Bull Powertrains, ele disse: "Sim, mas a Ford não está fingindo ser uma participante da F1. A GM está associada à Andretti no momento, que atualmente não tem uma equipe."

"Agora, a FIA conduzirá seu processo. Acho que, como em todas essas coisas, há a questão logística de como acomodar a 11ª equipe."

"Mas a realidade é que, no fim das contas, quem vai pagar por isso? E se isso diluir os 10 times existentes, é claro que eles terão problemas com isso. A Liberty não vai querer diluir sua parte da renda. Então é aí que você acaba tendo um impasse."

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Adam Cooper
Fórmula 1
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA avalia penalidade para pilotos que causarem bandeira vermelha
Próximo artigo SEXTA-LIVRE: Verstappen bate Sainz e Albon é P3 de novo; veja debate

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros