
Análise técnica de Giorgio Piola
Veja a história fascinante da McLaren mais icônica de Senna na F1
Mago do desenho técnico do Motorsport.com, Giorgio Piola destrinha os detalhes do MP4/4

Carro da McLaren para a temporada 1988 da Fórmula 1, o MP4/4 continua sendo a máquina de maior sucesso da história da categoria, com um aproveitamento de vitórias de 93,8% em função dos 15 triunfos de Ayrton Senna e Alain Prost em 16 GPs naquele ano.
E a primeira glória do monoposto inglês completa exatos 32 anos nesta sexta-feira: no GP do Brasil de 1988, Prost cruzou a linha de chegada em primeiro para vencer mais uma etapa disputada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
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Tendo em vista a data ‘comemorativa’ do primeiro momento de brilhantismo de um dos maiores ícones da engenharia na F1, o mago do desenho técnico do Motorsport.com, Giorgio Piola, esmiúça os detalhes do MP4/4.
Em 1988, a McLaren tinha tudo encaixado para vencer, com uma combinação de fatores brilhante que resultou em um dos carros mais dominantes de toda a longa história do esporte a motor.
De todo modo, aquela temporada foi a primeira da parceria entre a equipe britânica e a japonesa Honda, sua nova fornecedora de motores. Antes, o time de Woking era impulsionado pela alemã Porsche.
Apesar do entusiasmo pela nova combinação, a adaptação não foi imediata: a apenas quatro meses da primeira corrida da temporada, o MP4/4 ‘não existia’. E não apenas o carro: também não havia um projeto finalizado.

Steve Nichols, Gordon Murray, Neil Oatley
Photo by: Sutton Images
Tamanha foi a ‘correria’ que até hoje há um debate sobre quem projetou o MP4/4, cujo design teve as importantes participações do projetista Gordon Murray e também do engenheiro John Barnard.
Olhando para a linhagem de carros daquela época, é claro que a McLaren, assim como o resto do grid da F1, já havia adotado o design baixo de Murray e também começou a reclinar seus pilotos no cockpit.
Entretanto, novos regulamentos exigiram que os pés dos pilotos fossem para atrás do eixo dianteiro e forçaram uma redução no tamanho do tanque de combustível, o que fez com que a McLaren se desenvolvesse ainda mais em 1988.

McLaren MP4-2C 1986
Photo by: Giorgio Piola
Além disso, tomou-se a decisão de se afastar da tradição de Barnard de um monocoque ‘em V’ (visto na ilustração acima do MP4/2C de 1986) em prol de um piso plano. Isso não apenas teve benefícios aerodinâmicos, mas também melhorou a rigidez dos carros.


A última peça do monocoque foi a estrutura de encaixe conhecida como ‘banheira’, que compunha toda a região do cockpit e dos painéis laterais. Era para ser composto de uma peça e melhoraria ainda mais a integridade estrutural e a rigidez à torção.
A qualidade da banheira melhorou com o tempo, mas o processo por trás de sua construção sempre a deixava com um ajuste menos desejável e uma cor ligeiramente diferente do resto do monocoque.

Ayrton Senna, McLaren MP4-4 Honda
Photo by: Rainer W. Schlegelmilch
Não sendo liderado por um fator dominante, o MP4/4 não tinha características de destaque no que diz respeito à aerodinâmica do carro, uma singularidade quando consideramos seus equivalentes modernos.
No entanto, o carro apresentou três configurações aerodinâmicas distintas ao longo da temporada, a fim de ter flexibilidade para superar os desafios de um determinado circuito, que veremos na galeria mais adiante.
A equipe de design também literalmente inverteu o script quando se tratava de seu design de sidepod, com a tomada superior do estilo Barnard agora ao lado do carro, como visto no MP4/1C abaixo.

McLaren MP4-1C 1983
Photo by: Giorgio Piola
A chegada de Ayrton Senna da Lotus também foi na época em que a equipe mudou para a Honda, que forneceria o motor turbo de 1,5 litro que estava utilizando e continuaria a fornecer à Lotus.
Com aproximadamente 700 cv, o RA168-E tinha novo design não apenas extremamente poderoso, mas também muito econômico em termos de combustível e, mesmo pelos padrões modernos, incrivelmente confiável.
O RA168-E foi projetado pela Honda com base no desejo da FIA de popularizar os motores turboalimentados e restaurar alguma paridade com seus correspondentes naturalmente aspirados.
As regras de 1988 limitaram a pressão, enquanto o combustível foi reduzido de 195 para 150 litros. Os carros turbo também tinha uma desvantagem de peso de 40 kg sobre os rivais, que podiam transportar 215 litros de combustível.
Para recuperar eventuais perdas, a Honda trabalhou em uma mistura especial de combustível com a Shell e exigiu que o combustível fosse pré-aquecido, com seu conteúdo exótico de hidrocarboneto aromático.
Essa mistura potente da Shell com a Honda ajudou a fornecer uma ampla faixa de torque que tornou o novo carro consideravelmente mais fácil de pilotar e ainda ofereceu uma vantagem sobre os carros rivais.

McLaren MP4-4 Honda de Alain Prost
Photo by: Rainer W. Schlegelmilch
O motor Honda utilizado pela McLaren também apresentava um eixo de manivela baixo e foi emparelhado com uma pequena embreagem que havia sido desenvolvida pela Tilton em 1987 para a Lotus.
A embreagem de carbono Tilton dava um gerenciamento de calor superior, envolvimento mais suave, baixa inércia e alta capacidade de torque que ajudaram a McLaren a lidar com as demandas do motor.
O design da caixa de câmbio prestou especial atenção ao sistema de óleo, que usava cárter seco para melhorar o controle de temperatura, a confiabilidade, reduzir o vento e tolerar as enormes forças-g exercidas no carro.

McLaren MP4-4 1988
Photo by: Giorgio Piola
O MP4/4 é, sem dúvida, uma máquina que define a época e um dos carros mais 'bem-arredondados' que já agraciou o esporte. Dominando todos os que se atreviam a se opor, deu um ponto de partida para a primeira incursão esportiva em máquinas turboalimentadas.
GALERIA: Relembre todos os carros da McLaren na história da F1
1966: McLaren-Ford M2B

Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B

Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A

Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A

Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C

Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D

Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A

Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C

Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23

Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26

Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28

Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F

Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30

Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B

Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E

Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2

Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B

Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C

Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3

Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B

Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6

Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B

Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A

Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8

Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9

Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31

Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34

Foto de: McLaren
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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Alain Prost , Ayrton Senna |
Equipes | McLaren |
Autor | Giorgio Piola |