Uma das sensações da temporada 2019 da Fórmula 1, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, acha "muito estranha" a forma recente de sua equipe comparada ao momento da Ferrari nas últimas etapas do mundial.
O talentoso piloto terminou no pódio no GP de Singapura no último fim de semana, atrás da dupla da escuderia italiana: o alemão Sebastian Vettel venceu e o monegasco Charles Leclerc foi o segundo.
Apesar de completar o top-3 em Marina Bay, Verstappen era tido como um dos favoritos para a prova asiática, tendo em vista a forma recente do piloto holandês e as características do circuito de rua, teoricamente favoráveis à Red Bull.
Além do jovem de 21 anos, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, também era um dos candidatos ao triunfo em Singapura. O pentacampeão, porém, ficou apenas em quarto na corrida do último domingo.
Alheia aos dramas das rivais, a Ferrari completou uma trinca, já que Leclerc triunfara nas rodadas anteriores, na Bélgica e na Itália. Em Singapura, porém, esperava-se sofrimento por parte do time de Maranello, o que foi superado com novidades aerodinâmicas.
O rendimento ferrarista causou espanto a todos, especialmente os pilotos. Questionado pelo Motorsport.com se estava surpreso com a forma da equipe vermelha, Verstappen respondeu: "Se você observar o início do ano, sim. Só que se você observar a história de Singapura, eles sempre foram competitivos. Mas, às vezes, é muito estranha a maneira como as coisas acontecem”.
O holandês também descreveu o fim de semana passado como um "alerta" para a Red Bull, que esperava buscar sua terceira vitória da temporada. No entanto, ele disse que agora tem uma melhor compreensão do motivo pelo qual a etapa não correspondeu às expectativas. “Fomos em uma direção diferente da dos anos anteriores e não deu certo como queríamos", disse.
Para a próxima corrida, disputada neste domingo na Rússia, Verstappen terá que superar uma punição de cinco posições no grid de largada. Não só ele: todos os pilotos de Red Bull e Toro Rosso terão o gancho (no caso de Daniil Kvyat, do fundo do pelotão), ocasionado por nova atualização na unidade de potência da Honda, que renova seu ‘Spec 4’ em Sochi.
O holandês, porém, minimizou o impacto do revés na etapa deste fim de semana. Segundo ele, largar um pouco mais atrás "não vai mudar muito" o GP da Rússia. "No ano passado, começamos atrás e as ultrapassagens não pareciam um grande problema por aqui", ponderou.
Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e raros lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Ao todo, são sete presenças do jovem holandês no lugar mais alto do pódio. Relembre:
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
Na corrida deste domingo, as coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês de apenas 21 anos.
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado com as boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
35
In this article
Scott Mitchell
Fórmula 1
Max Verstappen
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.