Vettel diz que Mercedes usou Bottas para ajudar Hamilton
Sebastian Vettel crê que perdeu tempo precioso durante o GP da Espanha quando se viu atrás de Valtteri Bottas e diz que Mercedes usou finlandês para permitir que Lewis Hamilton ganhasse terreno
Embora tenha largado melhor e liderado boa parte da prova, Sebastian Vettel se viu derrotado por Lewis Hamilton no stint final da corrida, quando o britânico se aproveitou dos pneus macios para superar o alemão, que calçava pneus médios.
Para o germânico, dois episódios foram fundamentais para que Hamilton tivesse a chance de superá-lo: o primeiro foi quando Valtteri Bottas ficou na pista por mais tempo antes do primeiro pit stop. Com isso, Vettel ficou atrás do finlandês, o que gerou uma perda de tempo preciosa, segundo o alemão.
"Não estou feliz, a vitória estava ali", disse. "Lewis teve como ficar na pista por mais tempo e escolher um pneu diferente. Eu entrei antes e fiquei atrás de Valtteri, sabia que eles não o mandariam para os boxes."
"Ele estava com os pneus desgastados, então a Mercedes o usou um pouco para me bloquear", afirmou Vettel, que acabou superando Bottas em uma manobra arrojada na freada para a curva 1.
"Ele conseguiu sair bem da chicane na minha primeira tentativa, então não deu certo. Na segunda, entendi que deveria encontrar um caminho, mesmo se fosse pela grama. Fingi ir por dentro, voltei para fora e depois fui por dentro em definitivo. Quase perdi o carro, pois tinha o DRS em funcionamento, mas deu certo. Entretanto, perdi tempo considerável atrás dele", observou.
Vettel reconstruiu a vantagem sobre Hamilton se aproveitando dos pneus macios, enquanto o britânico estava com os médios. O segundo golpe na estratégia do germânico veio, então, quando ambos fizeram o último pit stop.
Hamilton se aproveitou do Safety Car virtual, que entrou devido ao abandono de Stoffel Vandoorne, para colocar novamente compostos macios. Vettel, que parou depois, colocou os médios e se viu tendo que enfrentar o britânico já ao sair dos boxes.
"Eu não sei o que aconteceu no último stint, quando saí dos boxes fiquei surpreso com o quanto Hamilton estava perto. Pensei que tinha oito segundos de vantagem, o que deveria me dar algum conforto", ponderou.
Vettel resistiu aos ataques iniciais de Hamilton, mas foi superado, por fora, no final da reta dos boxes na 44ª volta.
"Pensei que seria mais difícil para ele conforme o tempo passasse, mas fiquei sem vácuo (dos retardatários) e ele me superou sem dificuldades. Todos os méritos a ele, que venceu de forma justa. Ninguém pode tirar isso dele", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.