Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Villeneuve 'acusa' Schumacher de introduzir a pilotagem desleal na F1

Canadense acredita que essa seja uma herança de Schumacher à F1 que está presente até hoje, citando o embate Verstappen x Norris na Áustria

Michael Schumacher, Ferrari F2002, runs wide as he battles with Kimi Raikkonen, Team McLaren Mercedes MP4/17D

Para Jacques Villeneuve, o comportamento de Max Verstappen em relação a Lando Norris no GP da Áustria de Fórmula 1 é sintomático de uma geração de pilotos que não respeita certos princípios básicos, citando um 'estilo ruim' de pilotagem que é herança de Michael Schumacher ao esporte.

Após a colisão entre os dois pilotos no Red Bull Ring, o tricampeão mundial foi penalizado pelos comissários, mas as responsabilidades a serem estabelecidas no caso de um movimento durante a frenagem também se baseiam em um elemento de interpretação que complica as coisas.

Leia também:

No entanto, o campeão mundial de 1997 acredita que a atitude dos comissários de bordo deve ser binária e radical quando confrontada com esse tipo de manobra, criticando em particular o fato de que elas não são devidamente penalizadas nas fórmulas promocionais.

"O problema é que 90% dos pilotos agora fazem isso", lamentou Villeneuve em artigo para a OLBG. "Eles se espremem durante a frenagem ou mudam de direção durante a frenagem. Vocês não se apertam uns aos outros durante a frenagem. Mas todos eles fazem isso. A penalidade foi merecida, e metade do grid merece uma pelo que fizeram durante a temporada. Todos eles fazem isso e nada acontece".

"O problema começa na F4 e na F3, e nada é feito. Quando eles chegam à F1, acham que essa é a maneira certa de correr. Mas como você pode correr em zigue zague o tempo todo? Defender significa manter a posição interna. Se você quer estar por dentro, você fica lá, não volta para a trajetória. Há também uma regra que proíbe mudar a trajetória duas vezes, e eles fazem isso".

Questionado sobre suas experiências na F1 no final da década de 1990 e início dos anos 2000, Jacques Villeneuve acredita que houve um antes e um depois de Schumacher em termos de uma certa maneira de se defender e se comportar na pista, que, em sua opinião, tem se tornado cada vez mais difundida.

"Michael Schumacher começou a tendência de direção desleal", diz o canadense. "Jarno Trulli foi outro. Era frustrante correr contra ele. O pior foi quando eu estava dirigindo uma Sauber e na parte de trás do pelotão".

"Alguns dos pilotos na parte de trás do grid não tinham as habilidades certas ou a compreensão do que acontece se você mudar a trajetória quando outra pessoa já está tentando frear mais tarde do que você".

EXCLUSIVO: BORTOLETO fala sobre F1, briga na F2, treta na McLAREN, fenômeno Verstappen e mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #294 – Qual é a situação dos brasileiros para 2025 na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior VÍDEO: Bortoleto avalia oportunidades na F1 e futuro da categoria
Próximo artigo Bearman: "Antonelli merece estar na F1, quero lutar pelo título com ele"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros