Vitórias em Le Mans, frustração na Indy, aventura no Dakar: Alonso usou anos fora da F1 para se aventurar pelo automobilismo

Espanhol não ficou parado nos dois anos que esteve fora da F1 e ainda tem provas por vir em 2020

Vitórias em Le Mans, frustração na Indy, aventura no Dakar: Alonso usou anos fora da F1 para se aventurar pelo automobilismo
Carregar reprodutor de áudio

Fernando Alonso está de volta à Fórmula 1! Após sair do mundial no final de 2018, ele confirmou seu retorno nesta quarta (08), assinando com a Renault para correr a partir de 2021 por "múltiplas temporadas". Mas, nesses dois anos fora da F1, o espanhol não ficou parado, correndo por diversas categorias do mundo do automobilismo.

Antes mesmo de sua saída da F1, Alonso já estava correndo fora da categoria. Ele participou da temporada 2018/19 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) como piloto titular da Toyota. E, apesar de breve, sua passagem foi bem sucedida, sendo campeão da categoria e conquistando duas vezes as 24 Horas de Le Mans.

Leia também:

Além disso, Alonso teve mais uma passagem pela Indy, bem diferente da de 2017, além de sua estreia no mundo do rali, indo direto para uma das provas mais difíceis do mundo: o Dakar.

Veja na galeria abaixo como foram os dois "anos sabáticos" de Fernando Alonso, detalhando ainda o que vem por aí nos próximos meses.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
1/43
O time do Cadillac #10, formado por Renger Van Der Zande, Jordan Taylor, Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, se classificou na sexta posição para o grid de largada.

Foto de: Art Fleischmann

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
2/43
Em seu primeiro turno de pilotagem, Alonso assumiu o carro na quinta posição e superou um a um os adversários para assumir a liderança e ainda abrir 21s de vantagem para o Konica Minolta Cadillac #10

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
3/43
Sob forte chuva, o espanhol acelerou para retomar a liderança da prova em seu segundo turno ao volante do Cadillac #10. Ele ainda abriu 55s de vantagem para o segundo colocado.

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
4/43

Em seu terceiro e último turno, Alonso assumiu o volante na segunda posição e se aproveitou de um erro de Felipe Nasr para retomar a ponta e cruzar a bandeirada em primeiro.

Foto de: Art Fleischmann

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
5/43

Foi a primeira vitória do Príncipe das Astúrias em Daytona. Em 2018 ele havia abandonado a corrida com problemas mecânicos depois de largar na 13ª posição.

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
6/43
Em fevereiro a McLaren anunciou que o espanhol assumiria um cargo de embaixador da marca e que testaria o carro de 2019 em algum momento da temporada

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
7/43

Em abril, Alonso assumiu o volante do carro da equipe de Woking e apoiou o time nos testes de pneus da Pirelli

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
8/43

O espanhol deu 64 voltas no primeiro dia de treinos e mais 69 no segundo, acumulando quilometragem e ajudando a equipe a compreender melhor a próxima geração de pneus da marca italiana.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
9/43
Como o objetivo da equipe avaliar os novos compostos, os tempos de volta foram considerados pouco relevantes.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
10/43

Depois da experiência, o espanhol afirmou que se considerava o melhor piloto do mundo.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
11/43

Em 2018 os pilotos do carro #8 da Toyota, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi já haviam conquistado vitórias em Spa e Le Mans, além de dois segundos lugares, no Japão e na China. Em Sebring, largaram na pole.

Foto de: Alexander Trienitz

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
12/43

E os pilotos do carro #8 não deram margem aos rivais e venceram a corrida em Sebring, em março.

Foto de: Alexander Trienitz

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
13/43

Na corrida seguinte, o trio de Alonso, Buemi e Nakagima voltou a vencer, desta vez nas 6 Horas de Spa.

Foto de: JEP / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
14/43
Foi a segunda vitória consecutiva de Alonso e seus companheiros no circuito Belga.

Foto de: Paul Foster

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
15/43

Poucos dias antes da vitória, Alonso e Toyota confirmaram que o piloto deixaria a equipe após o término da temporada.

Foto de: JEP / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
16/43
Alonso e seus companheiros chegaram à etapa final do campeonato, em Le Mans, com situação confortável na briga pelo título.

Foto de: JEP / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
17/43

Por já ter vencido a prova em 2018, Alonso afirmou que a prioridade seria garantir o título ao invés de brigar pela vitória.

Foto de: Marc Fleury

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
18/43

Depois de partir da segunda posição, o trio formado por Alonso, Buemi e Nakajima conseguiu superar os rivais da Toyota nas últimas horas da prova para garantir a segunda vitória consecutiva na lendária prova.

Foto de: Jose Mario Dias

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
19/43
Com a segunda vitória em La Sarhte, o espanhol se tornou o primeiro piloto na história a vencer duas vezes em Mônaco e em Le mans, superando Tazio Nuvolari, Bruce McLaren e Jochen Rindt e Maurice Trintignant.

Foto de: Jose Mario Dias

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
20/43

Com duas vitórias em cada uma das provas lendárias da Eurpa, Alonso precisa 'apenas' de uma vitória na Indy500 para se tornar o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa, feito alcançado apenas por Graham Hill entre 1963 e 1972.

Foto de: Jose Mario Dias

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
21/43

Em 2017, Fernando Alonso chegou a liderar as 500 milhas de Indianápolis, mas su motor Honda falhou e ele abandonou a prova. Mesmo assim, ele foi premiado como melhor novato da corrida.

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
22/43

Em sua segunda tentativa, a McLaren fez uma parceria com a Carlin e construiu um carro exclusivamente para que Alonso competisse na prova.

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
23/43

No entanto, após um acidente nos treinos livres em Indianápolis, a equipe teve problemas de logística e não conseguiu entregar um novo volante a tempo para o espanhol e acumulou diversos problemas.

Foto de: McLaren

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
24/43

Somando-se às falhas da McLaren, Alonso não foi rápido o suficiente para se classificar entre os 30 melhores que garantiram acesso direto à corrida e precisou disputar uma espécie de repescagem, na qual também saiu derrotado, o que resultou na não participação do espanhol na corrida.

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
25/43

Após o fracasso de piloto e equipe, Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren, pediu desculpas ao espanhol pelas trapalhadas da equipe em Indianápolis.

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
26/43

Mas 2019 não se resumiu à corridas no asfalto. Alonso começou em março uma série de testes com a Toyota, de olho em uma participação no Rally Dakar de 2020.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
27/43

A primeira experiência do espanhol foi na África do Sul, onde começou sua preparação.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
28/43

Após a primeira experiência, Alonso disse ter gostado de pilotar um carro de rali.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
29/43

Apoiado pela fabricante japonesa, Alonso afirmou que todas as experiências fora da F1 eram mais do que apenas diversão.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
30/43

Depois das primeiras impressões positivas de Alonso, a Toyota elaborou um plano de testes e competições para o espanhol se preparar para Dakar.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
31/43

Um momento de grande 'tensão' para o espanhol foi sua experiência com as dunas do Namíbia, onde disse ter ficado chocado com o tamanho do desafio.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
32/43
Depois da experiência no Namíbia, o espanhol participou de sua primeira prova, a Lichtenberg 400, na África do Sul, onde completou a prova, mas não foi classificado por ter perdido muito tempo após capotar e danificar seu para-brisa.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
33/43
Em Lichtenberg, Alonso formou dupla com Marc Coma, pentacampeão do Dakar como piloto de motos. Espanhol, Coma será co-piloto do asturiano.

Foto de: Toyota

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
34/43

Em seguida, a dupla Alonso-Coma participou do Rally do Marrocos. No primeiro dia, o Toyota dos espanhóis sofreu com furos nos pneus e ficou para trás. Na sequência, entraram no top-10, mas o terceiro dia foi o pior, com a dupla precisando abandonar.

Foto de: Toyota

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
35/43

No último evento de preparação antes do Dakar, na Arábia Saudita, Alonso e Comas chegaram ao pódio pela primeira vez, comum terceiro lugar no rally Al Ula-Neom. A evolução do espanhol surpreendeu o experiente time da Toyota, que ficou empolgada para a lendária prova.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
36/43

Dias depois de chegar em terceiro na Arábia Saudita, Alonso participou de evento promocional da Toyota na Argentina, onde a marca japonesa oficializou sua participação na Stock Car 2020.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000
37/43

Alonso guiou o carro da Toyota do Super TC 2000, competição argentina similar à Stock Car. Uma das celebridades a dar voltas ao lado do espanhol, foi Matías Rossi, astro da categoria que estará na Stock Car em 2020.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
38/43
Alonso deu várias voltas com o carro da Toyota no circuito argentino e impressionou por sua velocidade com o carro que havia acabado de conhecer.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
39/43

Em entrevista ao Motorsport.com, Alonso disse que não descarta participar de corridas da Stock Car no futuro, apontando conhecer a categoria através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
40/43

Na esteira da declaração de Alonso, o chefe da Stock Car, Carlos Col, afirmou que a categoria tem interesse em trazer o espanhol para a corrida de duplas, que voltará a fazer parte do calendário da categoria em 2020.

Foto de: Federico Faturos

2020: Estreia no Dakar
2020: Estreia no Dakar
41/43
Depois de muita preparação, a estreia oficial de Fernando Alonso no Dakar veio em janeiro deste ano. Alonso tinha ao seu lado Marc Coma, pentacampeão do evento na categoria de motos, como seu navegador

Foto de: A.S.O.

Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso
Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso
42/43
Alonso e Coma tiveram alguns sustos ao longo do Dakar, incluindo uma capotagem do carro, mas obtiveram bons resultados, incluindo um segundo lugar no oitavo estágio da prova

Foto de: A.S.O.

Antes da volta à F1, mais uma tentativa de completar a Tríplice Coroa
Antes da volta à F1, mais uma tentativa de completar a Tríplice Coroa
43/43
Falta apenas as 500 Milhas de Indianápolis para Alonso completar seu principal objetivo no esporte no momento: a Tríplice Coroa do Automobilismo. Depois de uma tentativa frustrada em 2019, Alonso vai tentar a sorte novamente nesse ano, correndo pela equipe Arrow McLaren SP

'Declaração de guerra': veja como o GP da Áustria de F1 gerou uma briga entre Mercedes e Red Bull

PODCAST: Entrevista com Bruno Senna: a trajetória no automobilismo e histórias com tio Ayrton Senna

 

compartilhar
comentários
IndyCar: Dixon vence fácil no misto de Indianápolis; Power é 20º
Artigo anterior

IndyCar: Dixon vence fácil no misto de Indianápolis; Power é 20º

Próximo artigo

Dixon vence a terceira seguida e dispara no campeonato

Dixon vence a terceira seguida e dispara no campeonato
Carregar comentários