Últimas notícias

Wolff: rodadas triplas em 2021 sobrecarregarão membros das equipes

Chefe da Mercedes afirmou que a equipe já analisa a possibilidade de revezar pessoas ao longo do ano

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, Alex Albon, Red Bull Racing RB16, Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20, and the remainder of the field at the start

As rodadas triplas surgiram em 2018, mas a recepção ruim das equipes fez com que a Fórmula 1 prometesse não usar mais o formato, que voltou em 2020 de forma excepcional devido ao calendário afetado pela pandemia. Mas o cronograma de 2021 contará com duas rodadas triplas e isso levou a Toto Wolff alertar que o custo humano pode ser alto no futuro.

Em 2018, ele foi testado com uma sequência entre os GPs da França, Áustria e Grã-Bretanha, mas a exaustão causada em cima dos membros da equipe foi o principal motivos para críticas. Em 2020, com o impacto da Covid-19 no esporte, 12 das 17 etapas da temporada são disputadas em rodadas triplas, incluindo as nove primeiras provas em 11 semanas.

Leia também:

Para este ano, foi aceito pelas equipes porque o esporte precisava realizar o maior número de provas possível em um pequeno espaço de tempo para cumprir os contratos de transmissão e patrocínio. Apesar desse "mal necessário", chefes e pilotos vinham pedindo para que isso não virasse a nova forma da F1.

Mesmo assim, quando a F1 divulgou o calendário provisório de 2021 com 23 etapas, foi revelado duas rodadas triplas em sequência. Primeiro, com Spa, Zandvoort e Monza e, na sequência, uma ainda mais complicada, com Sochi, Singapura e Suzuka.

O calendário teve uma recepção mista no paddock, com as equipes compreendendo a necessidade de recuperação após um 2020 difícil em termos financeiros, mas pediram cautela com relação aos membros dos times.

"Acho que as equipes se beneficiam com o crescimento de renda", disse Toto Wolff. "Nesse respeito, temos que apoiar o negócio a crescer. Por outro lado, duas rodadas triplas criará uma sobrecarga nas pessoas. Haverá uma na Ásia, com os membros ficando mais de três semanas fora de casa, e isso não é bom".

Wolff explicou que a Mercedes já considera fazer uma rotação entre os membros para tentar gerenciar o fardo.

"Não podemos esquecer que os que trabalham mais são os que montam e desmontam as garagens e os mecânicos, que trabalham a noite toda se algo sair errado".

"É preciso questionar se isso é sustentável ou se teremos que implementar um sistema com duas equipes de pessoas para revezar, e é isso que estamos vendo no momento".

O CEO da F1 Chase Carey disse recentemente a investidores que espera no futuro um calendário de 24 provas, o que tornaria as rodadas triplas um cenário provável.

O chefe da Haas, Gunther Steiner ecoou as preocupações de Wolff e pediu que a Liberty Media analise se é sustentável esse plano de expansão do calendário.

"Vai ser um fardo para as pessoas, especialmente nesse momento que vivemos. A FOM precisa analisar isso, se é algo que teremos que fazer a longo prazo, se isso é sustentável e se não cria uma saturação entre os espectadores".

Steiner disse que as equipes também precisarão encontrar uma solução caso o calendário siga crescendo.

"No lado humano, precisamos encontrar planos para não sobrecarregar ninguém. Eles já estão sobrecarregados normalmente, mas precisamos deixar claro que isso não pode acontecer o tempo todo".

"Se nos render mais verba, precisamos pensar em modelos para tornar isso algo sustentável para nós. É parte do caminho que a Fórmula 1 quer para o futuro. Mas vamos ter que esperar mais alguns anos para ver se mais corridas é o caminho certo. Precisamos de uma solução para não sobrecarregar ninguém".

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1, MotoGP e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Rubinho relata emoção com filhos nas 500 Milhas de Kart e Motorsport.com estreia bem com o 11° lugar

Podcast #076 – Hamilton x Schumacher: a comparação entre os campeões da F1

 

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Como funcionará o teto salarial da F1 a partir de 2023?
Próximo artigo Hamilton lamenta morte de João Alberto nas redes sociais: "Temos que lutar para impedir que isso continue"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil