Matemática do título: o que Rafa Câmara precisa para ser campeão da F3 neste domingo na Hungria?

Com 26 pontos em jogo neste domingo no Hungaroring, brasileiro tem 33 de vantagem para o rival mais próximo, precisando chegar a pelo menos 39

Rafa Câmara

Neste domingo, o brasileiro Rafael Câmara terá seu primeiro match point em busca do título da temporada 2025 da Fórmula 3. Largando da pole position no Hungaroring, o piloto da Academia da Ferrari tem condições favoráveis para levantar o caneco com uma etapa de antecedência. Mas o que ele precisa fazer para chegar a este ponto? O Motorsport.com te explica a matemática.

Leia também:

Com os dois pontos da pole position da sexta-feira e mais um tento conquistado na corrida sprint deste sábado, onde terminou na oitava posição, Câmara conseguiu aumentar ainda mais sua vantagem na ponta do campeonato.

No momento, o brasileiro tem 131 pontos, e aproveitou o fato de que seus dois rivais mais próximos, Nikola Tsolov e Tim Tramnitz, estão vivendo um fim de semana desastroso até aqui. Ambos foram mal na classificação e não pontuaram neste sábado, mantendo seus totais de 98 e 93. Além de Câmara, o único dos pilotos ainda vivo na briga pelo título que somou pontos neste sábado foi o espanhol Mari Boya, que terminou em sétimo, tendo agora 89 na classificação.

Com 65 pontos ainda em jogo na temporada 2025 da F3 (26 na corrida principal da Hungria e 39 na etapa de Monza, em setembro), apenas seis pilotos seguem matematicamente vivos na briga pelo título. Veja a tabela abaixo:

PILOTO PONTOS
Rafael Câmara 131
Nikola Tsolov 98
Tim Tramnitz 93
Mari Boya 89
Martinius Stenshorne 80
Noah Stromsted 73

Mesmo assim, Câmara chega ao domingo no Hungaroring com chances reais de já levantar a taça com uma etapa de antecedência. Para isso, o brasileiro precisa aproveitar o cenário da corrida principal para elevar sua vantagem na ponta para 40 pontos para o segundo colocado, independente de quem seja. E com Tsolov e Tramnitz largando bem distantes, em 21º e 17º, respectivamente, a maior preocupação de Câmara é Boya, que larga ao seu lado na primeira fila. 

Para ser campeão no domingo, Câmara precisa fazer seis pontos a mais que Tsolov, um a mais que Tramnitz e manter a vantagem atual que tem sobre Boya. Os outros dois se mantêm vivos na briga apenas com o abandono do brasileiro.

Pensando em um eventual pódio do brasileiro, Câmara é campeão se vencer a corrida, independente do resultado dos demais. Se for segundo, Boya não pode vencer e Tsolov e Tramnitz só podem terminar de quinto para baixo. Já em um eventual terceiro lugar, Boya não pode ficar à frente de Câmara e Tsolov e Tramnitz só podem ficar de sétimo para baixo.

A Fórmula 3 terá sua corrida principal da etapa da Hungria, valendo o título para Rafa Câmara, na madrugada deste domingo, com largada às 03h30, horário de Brasília, com transmissão da Band e da F1TV Pro.

NUANCES de VERSTAPPEN no mercado, VEREDITO sobre HAMILTON e BORTOLETO, Lando x Piastri! FELIPE MOTTA

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F3: Inthraphuvasak vence sprint da Hungria; Câmara é P8 e se aproxima do título

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros