Armstrong conquista primeira vitória na F2 em Jeddah; Drugovich é 5º
Australiano ultrapassou o compatriota Lawson na largada e venceu sem dificuldades uma corrida com incidentes na pista
Marcus Armstrong conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 após um safety car que interrompeu a corrida de abertura do GP da Arábia Saudita. O neozelandês aproveitou ao máximo uma forte largada na primeira linha para superar o pole do grid invertido Liam Lawson e ganhar tranquilamente. Felipe Drugovich foi o melhor dos brasileiros, em quarto, com Enzo Fittipaldi em 12º e Guilherme Samaia sem completar a prova.
Juri Vips garantiu o último lugar no pódio. Embora não tenha havido muita ação na luta pela liderança, houve muitas ultrapassagens para trás, com Jehan Daruvala estrelando depois de escalar do 11º para o quinto lugar. Guanyu Zhou teve a sorte de não perder mais terreno no campeonato, já que o líder Oscar Piastri e não capitalizou uma rodada do chinês que o jogou para 17º.
Armstrong fez a melhor largada na primeira fila enquanto corria ao lado de seu compatriota Lawson, que se moveu para tentar impedir o progresso de Armstrong. A defesa do piloto da Hitech não foi suficiente quando o rival da DAMS agarrou a liderança depois que a dupla se espremeu nas duas primeiras curvas.
O pelotão correu as duas primeiras curvas sem problemas, mas a corrida limpa durou apenas até a Curva 4, quando o estreante Olli Caldwell fez contato com Samaia, empurrando sua Charouz contra a parede. O brasileiro, sem culpa, ainda atingiu seu companheiro de equipe Marino Sato, tirando os dois da corrida.
O incidente, investigado pelos comissários, acionou um safety car para permitir que os fiscais limpassem a pista.
Com a corrida retomada na quarta volta, não demorou muito para o segundo incidente. O candidato ao título e já confirmado na Alfa Romeo na Fórmula 1, Zhou, tentou passar Christian Lundgaard pelo sexto lugar na Curva 1, mas os dois fizeram contato. Como resultado, o chinês rodou ao quebrar sua asa dianteira, que exigiu uma ida aos boxes.
Assim que a corrida foi reiniciada pela segunda vez, desta vez depois de um safety car virtual, Armstrong liderou Lawson com Ralph Boschung em terceiro. Vips mantinha a quarta posição à frente de Drugovich.
Lundgaard caiu para o oitavo lugar após a colisão com Zhou e Théo Pourchaire e Robert Shwartzman subiram para sexto e sétimo, respectivamente. Piastri ficou atrás de Daruvala, mas permaneceu onde começou, em 10º.
O russo da Prema então conseguiu passar o francês da ART, mas o fez saindo da pista e ganhando vantagem que acabaria resultando em uma penalidade de cinco segundos.
Guanyu Zhou, Uni-Virtuosi Racing
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
Quando a corrida chegou à metade, Vips conseguiu passar por Boschung para o terceiro lugar e não demorou muito para que Drugovich viesse junto e ultrapassasse o suíço para o quarto.
O piloto da Campos seguia perdendo ritmo até ser pego por Shwartzman, que não teve trabalho para tomar-lhe a quinta posição. Boschung até conseguiu recuperá-la, mas o russo devolveu em seguida.
Enquanto Armstrong liderava Lawson na frente com Vips e Drugovich em quarto, havia muita ação atrás enquanto uma batalha de cinco carros se desenvolvia. A ação frenética resultou em Piastri em oitavo lugar, enquanto Boschung despencava na ordem.
A corrida foi neutralizada pelo safety car mais uma vez quando Pourchaire, sétimo colocado, bateu as barreiras na Curva 22 depois de perder o controle de seu carro.
Armstrong foi pressionado por Lawson no final, mas conseguiu se segurar para a vitória. Daruvala garantiu o quinto lugar, beneficiando-se de uma grande penalidade para Shwartzman e uma impressionante ultrapassagem sobre Lundgaard e Piastri no final da prova.
Shwartzman acabou em sexto, à frente de Lundgaard, Dan Ticktum e Piastri. Bent Viscaal fechou a lista dos 10 primeiros e largará da pole position para a segunda corrida com grid invertido, com largada marcada para as 15h40 no horário de Brasília.
Resultado completo:
Cla | # | Piloto | Equipe | Diferença |
---|---|---|---|---|
1 | 17 | Marcus Armstrong | DAMS | |
2 | 7 | Liam Lawson | HitechGP | 0.563 |
3 | 8 | Jüri Vips | HitechGP | 2.044 |
4 | 4 | Felipe Drugovich | RUSSIAN TIME | 2.826 |
5 | 6 | Jehan Daruvala | Carlin | 5.484 |
6 | 1 | Robert Shwartzman | Prema Powerteam | 8.278 |
7 | 9 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | 8.377 |
8 | 5 | Dan Ticktum | Carlin | 8.452 |
9 | 2 | Oscar Piastri | Prema Powerteam | 8.613 |
10 | 24 | Bent Viscaal | Trident | 10.468 |
11 | 11 | Jack Doohan | MP Motorsport | 10.566 |
12 | 14 | Enzo Fittipaldi | Charouz Racing System | 10.965 |
13 | 16 | Roy Nissany | DAMS | 12.977 |
14 | 12 | Clement Novalak | MP Motorsport | 13.104 |
15 | 21 | Ralph Boschung | Campos Racing | 14.332 |
16 | 22 | Logan Sargeant | HWA Racelab | 15.308 |
17 | 3 | Guan Yu Zhou | RUSSIAN TIME | 17.343 |
18 | 20 | Olli Caldwell | Campos Racing | 24.652 |
19 | 10 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | |
20 | 23 | Alessio Deledda | HWA Racelab | |
21 | 25 | Marino Sato | Trident | |
22 | 15 | Guilherme Samaia | Charouz Racing System |
F1 AO VIVO: HAMILTON x VERSTAPPEN na estreia de JEDDAH e tudo sobre os treinos na ARÁBIA SAUDITA
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.