Recomendado para você

Há 25 anos, Michael Schumacher colocou a Ferrari de volta ao topo da F1

Há 25 anos, Michael Schumacher colocou a Ferrari de volta ao topo da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 25 anos, Michael Schumacher colocou a Ferrari de volta ao topo da F1
F1: Binotto comenta "desafio" de construir Audi e faz comparação com época na Ferrari

F1: Binotto comenta "desafio" de construir Audi e faz comparação com época na Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Binotto comenta "desafio" de construir Audi e faz comparação com época na Ferrari
Filha de Piquet se envolve em acidente nos Estados Unidos; entenda

Filha de Piquet se envolve em acidente nos Estados Unidos; entenda

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Filha de Piquet se envolve em acidente nos Estados Unidos; entenda
F1 - Brown e advogado de Palou trocam provocações no tribunal: 'Inventando bobagens'

F1 - Brown e advogado de Palou trocam provocações no tribunal: 'Inventando bobagens'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Brown e advogado de Palou trocam provocações no tribunal: 'Inventando bobagens'
F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo

F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Valor milionário de acordo entre Horner e funcionária que o acusou é 'revelado' por jornal; saiba tudo
Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026

Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026

Stock Car
Stock Car
Stock: Gabriel Casagrande renova contrato com equipe AMattheis Vogel para 2026
ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025

ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE: Como Honda e Yamaha deixaram um pódio escapar na corrida mais estranha da MotoGP 2025
F1 - "Coisas boas demoram", atualiza Wolff sobre renovação de Russell

F1 - "Coisas boas demoram", atualiza Wolff sobre renovação de Russell

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - "Coisas boas demoram", atualiza Wolff sobre renovação de Russell
Entrevista

Sette Câmara: "tento não pensar na F1"

Piloto da DAMS na F2 é o brasileiro mais próximo da F1, mas mantém os pés no chão e faz avaliação do início da temporada

Sergio Sette Camara, Dams

O brasileiro Sérgio Sette Câmara disputa em 2019 sua terceira temporada na Fórmula 2. Neste ano, o jovem mineiro corre pela equipe DAMS. Sette Câmara também é piloto de testes da McLaren na F1. Para cumprir os pré-requisitos de entrada no grid da categoria de elite, ele precisa terminar o campeonato em quarto.

No entanto, Sette Câmara afirma que, para atrair o interesse das equipes da F1, precisa fazer mais do isso. O brasileiro deu entrevista exclusiva ao Motorsport.com e falou sobre sua avaliação da temporada, as dificuldades, o que precisa para evoluir e o que é preciso para chegar à F1 no futuro.

Qual sua avaliação da temporada até agora?

Tem sido uma temporada difícil. Tem demandado um enorme esforço da minha parte e de todos ao redor para lidar com as expectativas versus realidade. Mas eu estou muito feliz sobre a forma como eu reagi a isso, e especialmente com o quanto as pessoas próximas a mim me deram suporte para reagir. Isto mostrou o quanto essas pessoas querem o meu bem. Honestamente, é um dos anos em que mais aprendi, foi muito aprendizado muito neste começo de temporada.

O que você acha que precisa melhorar?

Eu não quero soar como se tivesse todas as respostas, mas eu acredito que uma das maiores razões por eu não ter ritmo foi porque o carro da DAMS requer um estilo de pilotagem diferente. Muito diferente do meu estilo natural, da forma como me sinto mais confortável. Foi como se eu tivesse que reiniciar. Precisei mudar completamente em relação à toda a experiência e rodagem que eu tive no carro do último ano [na Carlin].

Também há o ambiente do time. Leva tempo para você gostar das pessoas e elas gostarem de você ou para vocês falarem a mesma linguagem. Relacionamentos e comunicação estão no topo da lista de prioridades, e isto nasceu no começo da temporada. Se você melhorar relacionamento e comunicação, você pode resolver vários problemas.

E então, claro, você precisa de pessoas inteligentes e boas, mas isso eles têm, porque a DAMS é uma equipe de ponta e eles sabem como reagir. Mas é inútil ter pessoas inteligentes e capazes se você não consegue se comunicar e extrair o máximo deles.

Você é o terceiro na tabela, o suficiente para a superlicença. Como reage a isso?

No fim das contas, eu não passo meus dias pensando nisso. Acredito que mais do que a superlicença, o que você precisa mostrar para chegar à Fórmula 1 é que você é um piloto especial. Você precisa mostrar que é até mais especial do que os pilotos atuais são. Talvez eu termine o ano e não mostre que sou especial, então não será o suficiente. Você precisa fazer tudo bem feito e ser ao menos o terceiro, que é normalmente o que um piloto precisa.

Estou pilotando em um time de ponta na F2, tenho pessoas realmente muito bacanas ao meu redor, então estou apenas tentando aproveitar cada corrida e tirar o máximo de cada fim de semana, mas não vou ficar pensando sobre a superlicença, porque há variáveis demais. Isto é algo que poderia facilmente fazer alguém infeliz e eu não vou permitir algo assim.

E como estão suas expectativas sobre a Fórmula 1?

Eu quero ser campeão da F2. Mas o que eu digo é que quando você começa a pensar sobre a F1, você quase que inconscientemente também pensa na opinião de outras pessoas. Se você está passando por um momento de supervalorização na hora certa, você pode ir para a F1 mesmo sem merecer.

O que quero dizer é que chegar lá as vezes envolve a opinião que pessoas poderosas têm sobre você. E se eu der importância ao que pessoas que não trabalham comigo pensam, estarei indo na direção errada. Eu tento não pensar na Fórmula 1, porque isso pode te levar a ideias erradas.

Veja imagens de Sérgio Sette Câmara na DAMS e na McLaren em 2019:

Sergio Sette Camara, Dams
Sergio Sette Camara, Dams
Sergio Sette Camara, Dams
Race winner Nyck De Vries, ART Grand Prix , second place Sergio Sette Camara,	DAMS, third place Jack Aitken, Campos Racing
Guanyu Zhou, UNI Virtuosi Racing Sergio Sette Camara, Dams Jack Aitken, Campos Racing
Sergio Sette Camara,  DAMS
Sergio Sette Camara, Dams
Sergio Sette Camara, McLaren speaks to the media
Sergio Sette Camara, McLaren speaks to the media
Sergio Sette Camara, McLaren MCL34 pulls out of the garage
Sergio Sette Camara, McLaren MCL34
Sergio Sette Camara, McLaren MCL34
Sergio Sette Camara, McLaren MCL34
Sergio Sette Camara, McLaren MCL34
Sergio Sette Camara, McLaren MCL34
Sergio Sette Camara, McLaren MCL34
Sergio Sette Camara, McLaren
Sergio Sette Camara, McLaren
Sergio Sette Camara, DAMS
Sergio Sette Camara, DAMS
Sergio Sette Camara, DAMS
Sergio Sette Camara, DAMS
Sergio Sette Camara, DAMS
Sergio Sette Camara, DAMS
Sergio Sette Camara, DAMS, Luca Ghiotto, UNI VIRTUOSI, and Nicholas Latifi, DAMS, ceebrate on the podium
25
Artigo anterior F2: De Vries crava pole, com Sette Câmara em 9º e Schumacher em 7º
Próximo artigo F2: Matsushita vence corrida 1 na Áustria, com Sette Câmara em 5º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros