Show do Brasil na Áustria: Bortoleto 'domina' rivais e vence primeira na F2; Fittipaldi é quarto
Piloto júnior da McLaren, Gabriel Bortoleto conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 na prova austríaca; Enzo largou da 15ª colocação e escalou pelotão
Gabriel Bortoleto (BRA, Invicta Racing), 2nd position, in Parc Ferme
O campeão da Fórmula 3, Gabriel Bortoleto, abriu sua conta de vitórias na Fórmula 2 com uma pilotagem dominante na corrida austríaca, com Franco Colapinto em segundo lugar na estratégia alternativa.
P,iloto da Invicta, Bortoleto largou do terceiro lugar no grid, mas rapidamente se estabeleceu na liderança e garantiu a vitória após sua parada nos boxes com uma ultrapassagem sobre o rival da Campos, Pepe Marti, que se tornou o líder 'falso' da corrida graças a uma parada durante um breve período de safety car virtual -- posteriormente, o espanhol, que terminou a prova em quarto, foi punido com acréscimo de tempo ao resultado de sua corrida, promovendo Enzo Fittipaldi de quinto a quarto.
Quatro pilotos pararam quando a volta de formação começou, entre eles o pole da MP Motorsport, Dennis Hauger, que foi forçado a largar dos boxes como resultado. Isso levou Joshua Durksen à pole position de fato, e o alemão liderou as primeiras voltas antes de Bortoleto fazer sua jogada na quarta volta, com uma manobra de manual auxiliada pelo DRS.
Zane Maloney (Rodin) tem passado por um período difícil ultimamente e isso continuou na Áustria, quando o júnior da Sauber parou no início da corrida e se retirou na sexta volta, causando a entrada do safety car virtual.
Após a parada de Bortoleto, ele voltou a ficar 5s atrás de Marti, júnior da Red Bull, mas uma demonstração de ritmo para diminuir rapidamente essa diferença acabou sendo decisiva, já que o brasileiro fez a manobra que o levou à vitória na volta 20, na Curva 3.
Seguindo a estratégia alternativa de largar com o pneu mais duro, Colapinto (MP Motorsport) ficou à frente do vencedor da sprint, Oliver Bearman, mas as esperanças do piloto da Prema foram frustradas quando um problema de confiabilidade o forçou a se retirar na metade da corrida, na volta 20.
As façanhas de Colapinto no long run renderam quando ele parou a oito voltas do final e trocou para a borracha supermacia. Depois de voltar ao oitavo lugar, o argentino assumiu a segunda posição, completando as manobras finais sobre a dupla da Campos, Marti e Isack Hadjar.
As tensões aumentaram para a Campos depois que Marti diminuiu a velocidade para permitir que Hadjar, que disputa o campeonato, passasse para perseguir Bortoleto. Mas as tensões aumentaram ainda mais quando Hadjar, incapaz de demonstrar o ritmo que alegava ter, não conseguiu retribuir o favor nos estágios finais e, em vez disso, manteve a última posição do pódio para si mesmo.
Paul Aron (Hitech) cruzou a linha de chegada em quinto lugar, mas perdeu uma posição para Enzo Fittipaldi depois de receber uma penalidade de cinco segundos por se mover durante a frenagem quando lutava com Hadjar no início da corrida.
De todo modo, Aron continua no topo da classificação, com nove pontos de vantagem sobre Hadjar. Bortoleto subiu para o terceiro lugar.
Resultados da corrida
1 |
G. BortoletoINVICTA RACING
|
10 | 40 |
53'59.322 |
191.811 | 1 | 25 | ||
2 | F. ColapintoMP MOTORSPORT | 12 | 40 |
+4.296 54'03.618 |
4.296 | 191.557 | 1 | 18 | |
3 | I. HadjarCAMPOS RACING | 20 | 40 |
+5.553 54'04.875 |
1.257 | 191.483 | 1 | 15 | |
4 | E. FittipaldiVAN AMERSFOORT RACING | 14 | 40 |
+11.399 54'10.721 |
5.846 | 191.138 | 1 | 12 | |
5 |
P. AronHITECH PULSE-EIGHT
|
17 | 40 |
+11.437 54'10.759 |
0.038 | 191.136 | 1 | 10 | |
6 |
J. DuerksenPHM AIX RACING
|
24 | 40 |
+12.562 54'11.884 |
1.125 | 191.070 | 1 | 8 | |
7 | A. CordeelHITECH PULSE-EIGHT | 16 | 40 |
+22.557 54'21.879 |
9.995 | 190.484 | 1 | 6 | |
8 |
T. BarnardPHM AIX RACING
|
25 | 40 |
+27.634 54'26.956 |
5.077 | 190.188 | 1 | 4 | |
9 | Z. O'SullivanART GRAND PRIX | 2 | 40 |
+32.180 54'31.502 |
4.546 | 189.924 | 1 | 2 | |
10 | J. CrawfordDAMS LUCAS OIL | 7 | 40 |
+32.244 54'31.566 |
0.064 | 189.920 | 1 | 1 | |
11 | V. MartinsART GRAND PRIX | 1 | 40 |
+32.613 54'31.935 |
0.369 | 189.899 | 1 | ||
12 | D. HaugerMP MOTORSPORT | 11 | 40 |
+33.470 54'32.792 |
0.857 | 189.849 | 1 | ||
13 | A. AntonelliPREMA POWERTEAM | 4 | 40 |
+34.724 54'34.046 |
1.254 | 189.776 | 1 | ||
14 | J. CorreaDAMS LUCAS OIL | 8 | 40 |
+35.143 54'34.465 |
0.419 | 189.752 | 1 | ||
15 |
P. MartíCAMPOS RACING
|
21 | 40 |
+36.035 54'35.357 |
0.892 | 191.454 | 1 | ||
16 | R. VillagomezVAN AMERSFOORT RACING | 15 | 40 |
+49.792 54'49.114 |
13.757 | 188.907 | 1 | ||
17 | K. MainiINVICTA RACING | 9 | 40 |
+51.433 54'50.755 |
1.641 | 188.813 | 1 | ||
18 | R. StaněkTRIDENT | 23 | 40 |
+55.494 54'54.816 |
4.061 | 188.580 | 1 | ||
dnf | R. MiyataRODIN MOTORSPORT | 6 | 34 |
+6 Laps 53'30.847 |
6 Laps | 2 | |||
dnf | R. VerschoorTRIDENT | 22 | 21 |
+19 Laps 29'08.894 |
13 Laps | 2 | |||
dnf | O. BearmanPREMA POWERTEAM | 3 | 20 |
+20 Laps 27'27.453 |
1 Lap | 1 | |||
dnf | Z. MaloneyRODIN MOTORSPORT | 5 | 4 |
+36 Laps 6'55.378 |
16 Laps |
A REAPROXIMAÇÃO de Senna e Prost e a TROCA McLaren-Williams: assessora de Ayrton, Betise conta TUDO!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #288 – A McLaren realmente chegou? Briatore arrumará Alpine com motores Mercedes?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.