Ticktum é punido e Ilott herda vitória da F2 em Monza; Samaia é 14º em dia difícil para brasileiros
Na F3, Enzo Fittipaldi chegou a estar na liderança, mas um furo de pneu comprometeu sua corrida, terminando apenas em 20º
Neste domingo, o grid da Fórmula 2 voltou à pista de Monza para a segunda corrida do final de semana na Itália e a vitória ficou com Dan Ticktum, sua segunda na temporada, com Callum Ilott em segundo.
Entretanto, a direção de prova desclassificou Ticktum por não ter a quantidade mínima de combustível para análise dos comissários. Assim, Ilott herdou a vitória.
Entre os brasileiros, Guilherme Samaia foi o melhor, em 14º, mas o dia não foi fácil para os pilotos, tanto da F2 quanto da Fórmula 3.
Ticktum, largando em segundo, conseguiu ultrapassar o pole Louis Délétraz já na entrada da primeira chicane e começou a construir uma vantagem sólida sobre os rivais, abrindo dois segundos de frente na volta 10 de 21.
Mesmo com mudanças nas posições atrás, nenhum dos rivais conseguiu chegar no piloto britânico. O único susto que ele teve ao longo da corrida foi quando Felipe Drugovich parou na saída da primeira chicane após uma rodada causada por Roy Nissany. Havia a possibilidade da entrada do safety car, mas a direção de prova optou pelo safety car virtual.
Ilott se manteve em segundo apesar de Lundgaard chegar colado nele na última volta da prova. Vencedor da corrida do sábado, Mick Schumacher terminou em quarto, mesmo após cair para sexto após uma disputa contra Guanyu Zhou. Todos ganharam um posto com a desclassificação de Ticktum.
Entre os brasileiros, Guilherme Samaia foi o melhor colocado, terminando em 14º, enquanto Pedro Piquet foi o 17º. Já Drugovich abandonou após o incidente com Nissany.
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | Bônus | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 4 | Callum Ilott | RUSSIAN TIME | 21 | 34'12.598 | 212.822 | 15 | |||||||
2 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | 21 | 34'13.234 | 0.636 | 0.636 | 212.756 | 12 | |||||
3 | 20 | Mick Schumacher | Prema Powerteam | 21 | 34'14.550 | 1.952 | 1.316 | 212.619 | 10 | 2 | ||||
4 | 11 | Louis Deletraz | Charouz Racing System | 21 | 34'15.007 | 2.409 | 0.457 | 212.572 | 8 | |||||
5 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Powerteam | 21 | 34'15.273 | 2.675 | 0.266 | 212.545 | 6 | |||||
6 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin | 21 | 34'18.924 | 6.326 | 3.651 | 212.168 | 4 | |||||
7 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing | 21 | 34'24.897 | 12.299 | 5.973 | 211.554 | 2 | |||||
8 | 24 | Nikita Mazepin | HitechGP | 21 | 34'26.717 | 14.119 | 1.820 | 211.368 | 1 | |||||
9 | 1 | Jüri Vips | DAMS | 21 | 34'27.620 | 15.022 | 0.903 | 211.275 | ||||||
10 | 22 | Roy Nissany | Trident | 21 | 34'38.779 | 26.181 | 11.159 | 210.141 | ||||||
11 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport | 21 | 34'39.014 | 26.416 | 0.235 | 210.117 | ||||||
12 | 17 | Giuliano Alesi | HWA AG | 21 | 34'40.266 | 27.668 | 1.252 | 209.991 | ||||||
13 | 23 | Marino Sato | Trident | 21 | 34'41.047 | 28.449 | 0.781 | 209.912 | ||||||
14 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing | 21 | 34'49.701 | 37.103 | 8.654 | 209.043 | ||||||
15 | 25 | Luca Ghiotto | HitechGP | 21 | 35'07.989 | 55.391 | 18.288 | 207.229 | 1 | |||||
16 | 16 | Artem Markelov | HWA AG | 20 | 34'33.713 | 1 Lap | 1 Lap | 200.598 | ||||||
17 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System | 20 | 34'34.291 | 1 Lap | 0.578 | 200.542 | 1 | |||||
18 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix | 20 | 34'59.152 | 1 Lap | 24.861 | 198.167 | 1 | |||||
dq | 2 | Dan Ticktum | DAMS | 21 | 34'07.935 | 213.306 | ||||||||
dnf | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | 16 | 5 laps | Abandono | ||||||||
dnf | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin | 15 | 6 laps | 2 | Abandono | |||||||
dnf | 3 | Guan Yu Zhou | RUSSIAN TIME | 13 | 8 laps | 1 | Abandono |
Fórmula 3
Já na Fórmula 3, a vitória ficou com Jake Hughes, que assumiu a ponta da prova em uma corrida dramática onde os líderes Oscar Piastri e Logan Sargeant abandonaram devido a incidentes separados. Enzo Fittipaldi chegou a estar na liderança, mas ficou para trás após um furo de pneu devido a um incidente com Lirim Zendeli.
No início da prova, Zendeli conseguiu pular para a ponta após largar em quarto, com Enzo se mantendo em segundo. Na volta cinco, o brasileiro conseguiu ultrapassar o alemão do lado de fora da segunda chicane e eles ficaram trocando posições em alguns momentos.
Porém, na sexta volta, a asa dianteira de Zendeli acertou o pneu traseiro esquerdo de Fittipaldi, causando um furo e colocando o brasileiro no fundo do grid.
O atual líder da F1, Oscar Piastri, abandonou depois de um incidente com Clement Novalak na saída da curva 1, que acabou envolvendo David Schumacher sem querer. Já Logan Sargeant teve um toque com Frederick Vesti na entrada da Variante Ascari mais tarde na prova, causando um furo no pneu que levou ao seu abandono.
Com isso, a vitória ficou com Jake Hughes, sua segunda na temporada. Completaram o pódio Liam Lawson e Théo Pourchaire, que havia terminado em segundo na corrida do sábado. Igor Fraga foi o 18º enquanto Enzo Fittipaldi terminou em 20º após o incidente no início da prova.
A F3 encerra sua temporada na próxima semana, com as duas últimas provas de 2020 em Mugello. No momento, Oscar Piastri segue na liderança, com 160 pontos, enquanto Logan Sargeant tem 152. Liam Lawson e Théo Pourchaire vêm um pouco mais atrás, com 135 e 134 pontos respectivamente, mas, com 40 pontos em jogo em Mugello, ainda têm chances na luta pelo título.
Q4: Confira toda a repercussão do treino de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1
PODCAST: O que será da F1 no Brasil em 2021, sem Globo, pilotos e corrida?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.