Após dobradinha, Techeetah é multada em 30 mil euros
Time chinês modificou cintos de segurança para ganhar tempo nos boxes sem avisar direção de provas
A dobradinha da equipe Techeetah no ePrix de Santiago no último sábado (3) correu perigo após a verificação dos comissário da FIA depois da corrida. Nela, eles verificaram que os cintos de segurança de Jean-Eric Vergne e Andre Lotterer haviam sido modificados sem a aprovação dos comissários.
Novos cintos de segurança da Fórmula E foram entregues aos times antes da primeira corrida, para que a troca de carros fosse feita sem um tempo mínimo – o que ocorreu no Chile.
Isso foi feito para garantir que os pilotos trocassem de carro e afivelassem com facilidade os cintos, pois apenas os cintos superiores possuem um sensor para confirmar que foram suficientemente apertados.
O tempo de parada de Vergne foi de 46s847 – o mais rápido de todos. Enquanto Lotterer foi o terceiro mais rápido, com 48s372. Jerome d'Ambrosio da Dragon foi o segundo.
Por isso, a Techeetah recebeu uma multa de 30 mil euros, enquanto a Dragon foi multado em 15 mil. As taxas devem ser pagas à FIA dentro de 48 horas.
Uma das teorias é que as equipes tenham adicionado um acessório improvisado à parte inferior, o que tornou mais rápida a mecânica de apertar o cinto com segurança.
O diretor da equipe de Techeetah, Mark Preston, disse que o que é dito pela FIA é que existem "adições" aos cintos de segurança que são toleradas em algumas categorias, sugerindo que há incerteza sobre o que pode e não pode ser alterado.
"Temos dois pilotos da LMP1 que são muito experientes no mundo dos pitstops rápidos", disse ele ao Motorsport.com. "Todos devem concordar com o que é permitido e o que não é.”
"Não é uma modificação para a segurança, é importante certificar-se de que você pode apertar o cinto rapidamente.”
De acordo com os comissários, os departamentos técnicos e de segurança da FIA esclarecerão "as modificações permitidas em relação aos cintos de segurança" antes da próxima corrida, no México em 3 de março.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.