F-E: De Vries faz prova controlada e vence o ePrix II de Berlim; Di Grassi é 4º
Prova deste domingo utilizou o inverso do circuito Tempelhof, com o sentido horário em vez do anti-horário do sábado
A Fórmula E voltou à pista do Aeroporto Tempelhof neste domingo para o segundo ePrix na capital alemã. E o dia foi da Mercedes. Largando na segunda fila, o atual campeão Nyck de Vries fez uma prova sólida para vencer pela segunda vez no ano, se recuperando após uma sequência de resultados ruins.
Edoardo Mortara foi o segundo, coroando um grande fim de semana para se colocar novamente na luta pelo título. Stoffel Vandoorne completou o pódio após uma boa batalha com Lucas Di Grassi nos minutos finais. Fecharam o top 10: Robin Frijns, António Félix da Costa, Oliver Rowland, Andre Lotterer, Jean-Éric Vergne e Mitch Evans. Sérgio Sette Câmara foi o 19º.
Neste domingo, a Fórmula E utilizou o inverso do circuito montado no Aeroporto Tempelhof, com o sentido horário. Na classificação, feita mais cedo, Mortara fez novamente a pole position, tendo Frijns ao seu lado na primeira fila e De Vries e Lotterer na sequência, com Di Grassi em sexto e Sette Câmara em 17º.
Na largada, Mortara saiu bem, mas De Vries teve um início mais forte, usando o lado interno da primeira curva para assumir a ponta, com Frijns, Lotterer e Di Grassi completando o top 5.
Após os cinco primeiros minutos, De Vries abria uma pequena vantagem para Mortara, que tinha Frijns e Lotterer em sua cola, enquanto Di Grassi buscava se aproximar desse pelotão. Da Costa, Vandoorne, Vergne, Evans e Rowland fechavam os de primeiros, enquanto Sette Câmara ocupava a 17ª posição após ativar o único modo ataque da prova, de 8 minutos de duração.
Com dez minutos, De Vries foi o primeiro dos ponteiros a acionar o modo ataque, caindo para terceiro, tendo que se recuperar pra cima de Mortara e Frijns, enquanto Di Grassi finalmente passava Lotterer pela quarta posição.
O grid se dividia quanto à utilização do modo ataque no começo ou mais próximo da metade. Dos dez primeiros colocados, apenas Mortara e Vergne optaram por não utilizarem a potência extra durante os 15 minutos iniciais da prova.
Quando a corrida chegava aos 20 minutos restantes, a Mercedes fazia o pódio, com De Vries à frente dos pilotos da Venturi, Mortara e Di Grassi, que usam o trem de força da montadora alemã. Frijns vinha em quarto comandando uma batalha que contava ainda com Da Costa e Vandoorne em sua cola. Neste momento, todo o top 10 já havia utilizado e gasto seu único modo ataque da prova.
Com o auxílio do Fan Boost, Da Costa ultrapassava Frijns para assumir a quarta posição, com o piloto da Envision perdendo ainda P5 para Vandoorne algumas curvas depois. Na sequência, foi a vez do português ser ultrapassado por Vandoorne, formando um 1-2-3-4 de trens de força Mercedes.
Enquanto De Vries e Mortara pareciam consolidados em primeiro e segundo, a reta final da prova foi marcada por uma batalha entre Di Grassi e Vandoorne pela última posição do pódio.
No final, Nyck de Vries fez uma prova controlada e dominante para voltar a vencer na Fórmula E pela primeira vez desde a abertura do campeonato em Diriyah. Edoardo Mortara foi o segundo, com Stoffel Vandoorne completando o pódio após segurar Di Grassi.
Completaram o top 10: Robin Frijns, António Félix da Costa, Oliver Rowland, Andre Lotterer, Jean-Éric Vergne e Mitch Evans. Sérgio Sette Câmara foi o 19º.
A Fórmula E sai da Europa e retoma as atividades da temporada 2022 em três semanas, com a edição inaugural do ePrix de Jacarta, nona etapa do ano. No Motorsport.com, você acompanha tudo sobre o Mundial de Carros Elétricos e a estreia da prova na capital da Indonésia.
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #177 - Red Bull 'roubou' status de favorita ao título da Ferrari?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.