F-E: Dennis vence com folga o ePrix da Cidade do México; Di Grassi é 3º
Etapa marca a estreia oficial do Gen3, nova geração de carros da categoria elétrica
A Fórmula E deu o pontapé inicial da era Gen3 com uma corrida movimentada no México. O vencedor do primeiro ePrix da temporada 2023 foi Jake Dennis, que liderou com folga a segunda metade da prova, tendo Pascal Wehrlein em segundo e Lucas di Grassi completando o pódio após um final difícil, tendo que segurar os rivais mesmo com menor quantidade de energia restante.
Já Sérgio Sette Câmara terminou na 16ª posição, logo à frente de seu companheiro de equipe, Dan Ticktum.
Na largada, Di Grassi saiu muito bem para se manter com tranquilidade na primeira posição, enquanto Dennis passava a ser pressionado por Hughes. As primeiras curvas correram sem maiores problemas para os pilotos. Sette Câmara subia para 12º.
Mas a bandeira amarela deu as caras antes mesmo do fim da primeira volta, com Frijns, da ABT Cupra, batendo na traseira de Nato e indo parar na área de escape. Com o abandono de ambos, a direção de prova acionou o safety car.
A prova foi retomada no começo da sexta volta, e Di Grassi soube controlar o ritmo para se manter à frente, mas o SC rapidamente voltou à pista, devido ao abandono de Bird, que reclamou pelo rádio da direção.
A bandeira verde voltou a circular na nina volta. Dessa vez, Dennis se colocou mais próximo de Di Grassi na relargada, com Hughes, Lotterer e Wehrlein completando o top 5, enquanto Sette Câmara seguia em 12º.
Neste momento, o novo modo ataque começou a ser utilizado. A partir de agora, os pilotos podem escolher como dividir o tempo de potência extra. No caso da prova deste sábado, eles podiam dividir os quatro minutos em dois acionamentos de dois minutos ou um de três e outro de um.
Na 12ª volta, mudança nos ponteiros. Com melhor rendimento, Dennis atacou e ultrapassou Di Grassi pela liderança, ajudado por um erro do brasileiro. Ele rapidamente abriu na ponta e deixou o piloto da Mahindra para ser pressionado por Hughes e Lotterer.
O safety car voltou a dar as caras na metade da prova, após Mortara perder o controle e bater na barreira de proteção da primeira curva. Neste momento, Dennis liderava com Di Grassi em segundo e Hughes, Wehrlein e Lotterer completando o top 5, enquanto Sette Câmara era o 13º.
Na 20ª volta, de um total de 36, tivemos mais uma relargada. Dennis controlou o ritmo e conseguiu manter distância para Di Grassi, que tinha Hughes e Wehrlein mais próximos.
Enquanto Dennis seguia abrindo na ponta, Di Grassi se mantinha em segundo na chegada à volta 30, mas agora com Wehrlein na terceira posição após ultrapassar Hughes. Mas, para o brasileiro, preocupações, já que seu percentual de bateria era consideravelmente menor que o dos rivais, na casa de 2 a 3%.
Tendo que controlar seu ritmo, Di Grassi passou a ser mais conservador em seu ritmo, abrindo a porta para a ultrapassagem de Wehrlein na volta 30.
Próximo do fim, a F-E colocou em prática outra novidade da temporada 2023: o acréscimo de voltas extras à prova devido às intervenções do safety car. Com isso, a corrida foi estendida de 36 para 41 giros.
No final, Jake Dennis não teve dificuldades em cruzar a linha de chegada em à frente dos demais para vencer a primeira da temporada 2023. Pascal Wehrlein foi o segundo. Lucas di Grassi foi o terceiro colocado em um final heroico, segurando os demais apesar da quantidade menor de energia.
André Lotterer, Jake Hughes, Sebastien Buemi, António Félix da Costa, Mitch Evans, Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne completaram o top 10, enquanto Sérgio Sette Câmara foi o 16º.
A Fórmula E retoma as atividades da temporada 2023 no fim de janeiro, com a rodada dupla do ePrix de Diriyah, na Arábia Saudita, nos dias 27 e 28.
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Diferença | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 41 | |||
2 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 41 | 7.816 | ||
3 | 11 | Lucas di Grassi | Mahindra Racing | 41 | 18.611 | ||
4 | 36 | Andre Lotterer | Andretti Autosport | 41 | 19.161 | ||
5 | 5 | Jake Hughes | NEOM McLaren Formula E Team | 41 | 20.289 | ||
6 | 16 | Sébastien Buemi | Virgin Racing | 41 | 20.714 | ||
7 | 13 | Antonio Felix da Costa | Porsche Team | 41 | 21.051 | ||
8 | 9 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 41 | 24.758 | ||
9 | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 41 | 29.150 | ||
10 | 1 | Stoffel Vandoorne | DS Penske | 41 | 29.662 | ||
11 | 7 | Maximilian Gunther | Maserati MSG Racing | 41 | 30.276 | ||
12 | 25 | Jean-Eric Vergne | DS Penske | 41 | 31.141 | ||
13 | 8 | Oliver Rowland | Mahindra Racing | 41 | 31.537 | ||
14 | 51 | Nico Müller | ABT CUPRA Formula E Team | 41 | 31.951 | ||
15 | 23 | Sacha Fenestraz | Nissan Formula E Team | 41 | 32.355 | ||
16 | 3 | Sergio Camara | NIO 333 Racing | 41 | 35.205 | ||
17 | 33 | Dan Ticktum | NIO 333 Racing | 41 | 1'14.372 | ||
dnf | 58 | René Rast | NEOM McLaren Formula E Team | 37 | 4 Laps | ||
dnf | 48 | Edoardo Mortara | Maserati MSG Racing | 17 | 24 Laps | ||
dnf | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 5 | 36 Laps | ||
dnf | 17 | Norman Nato | Nissan Formula E Team | 2 | 39 Laps | ||
dnf | 4 | Robin Frijns | ABT CUPRA Formula E Team | 0 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.