Com título, Castroneves encerra carreira de 21 anos na Penske em grande estilo
Hélio Castroneves e Ricky Taylor conquistaram o segundo campeonato consecutivo da equipe, mas para o brasileiro foi também o fim de uma grande busca pessoal
Hélio Castroneves, Ricky Taylor e Alexander Rossi terminaram as 12 Horas de Sebring apenas em oitavo, depois que seu Acura ARX-05 #7 precisou trocar o turbo intercooler no início da corrida, fazendo com que perdessem 11 voltas.
Com ritmo e estratégia, recuperaram quatro dessas voltas, mas o 'anjo da guarda' foi o Mazda # 77 de Oliver Jarvis, que colidiu com o carro do rival da Penske pelo título, da Wayne Taylor Racing, resultando na perda de várias voltas do Cadillac # 10, que caiu para sétimo.
Com Taylor / Castroneves entrando na corrida com uma vantagem de dois pontos no campeonato, terminar apenas uma posição atrás de Renger van der Zande e Ryan Briscoe, da WTR, foi o suficiente para a dupla da Penske conquistar o título de protótipos da IMSA apenas um ano depois de seus companheiros Dane Cameron e Juan Pablo Montoya alcançarem o mesmo feito.
Além da etapa de Sebring marcar o fim do programa Acura Prototype de três anos da Penske, também marcou a última corrida de Castroneves na equipe lendária, após 21 anos, 30 vitórias na IndyCar, incluindo três 500 Milhas de Indianápolis e seis vitórias na IMSA.
No entanto, até esta noite, Castroneves nunca havia conquistado um campeonato com a Penske - nem, na verdade, um para si mesmo desde o título de kart brasileiro em 1989 (ver tabela abaixo).
O veterano de 45 anos - que vai competir em seis corridas da IndyCar pela Meyer Shank Racing no próximo ano - estava emocionado no final das 12 Horas de Sebring, quando viu sua carreira na Penske chegar ao fim em grande estilo enquanto Taylor dirigia o Acura para a bandeira quadriculada. Ele estava soluçando e ainda chorando enquanto ele e Taylor conversavam com a NBCSN.
“Sabe, [o presidente da Penske, Tim] Cindric estava tipo: ‘Não chore!'. E eu disse: ‘Olha, você não sabe o que está acontecendo - há tanto em minha mente!’.”
Taylor, que se juntou a Castroneves ao longo dos últimos três anos da IMSA, mas voltará para a equipe de seu pai, Wayne Taylor, quando mudar da Acura para a Cadillac em 2021, disse que ajudar Castroneves a chegar a um título de campeonato se tornou tão importante para ele quanto conquistar um segundo campeonato de protótipos para si mesmo.
“Foi tudo!” disse um dos pilotos de protótipos mais talentosos dos últimos 10 anos. “Depois de tudo que ele fez pela Equipe Penske e está lá há 20 anos - para mim, Helio é Equipe Penske!”
“Foi o privilégio de uma vida dirigir pelo Acura Team Penske e ter os melhores três anos da minha carreira. E poder contribuir para a carreira incrível do Hélio, não tendo ainda um campeonato, perdendo por um ponto uma vez…. Ganhar com ele foi um dos destaques da minha vida. Seremos amigos para o resto da vida. ”
Castroneves ainda foi questionado sobre se ele poderia ter escrito um final ainda mais dos sonhos em seu período na Penske.
"Não, sem dúvida", disse ele, lutando contra as lágrimas mais uma vez. “Eu fico emocionado porque são tantos anos. É absolutamente incrível, uma bênção.”
“Eu me apaixonei por esse esporte porque é incrível. Como RP diz, você perde mais do que ganha e, finalmente, quando você conquista um título, é especial. E este, sem dúvida, ficará na minha memória para sempre. ”
A longa trajetória de Hélio Castroneves até o título
Dados tirados de TracksideOnline
ANO |
CATEGORIA |
POSIÇÃO |
---|---|---|
1992 |
Fórmula Chevrolet |
2 |
1993 |
Fórmula 3 Sul-Americana |
2 |
1994 |
Brasileiro de Fórmula 3 |
2 |
1995 |
Fórmula 3 Inglesa |
3 |
1996 |
Indy Lights |
7 |
1997 |
Indy Lights |
7 |
1998 |
IndyCar |
17 |
1999 |
IndyCar |
15 |
2000 |
IndyCar |
7 |
2001 |
IndyCar |
4 |
2002 |
IndyCar |
2 |
2003 |
IndyCar |
3 |
2004 |
IndyCar |
4 |
2005 |
IndyCar |
6 |
2006 |
IndyCar |
3 |
2007 |
IndyCar |
6 |
2008 |
IndyCar |
2 |
2009 |
IndyCar |
4 |
2010 |
IndyCar |
4 |
2011 |
IndyCar |
11 |
2012 |
IndyCar |
4 |
2013 |
IndyCar |
2 |
2014 |
IndyCar |
2 |
2015 |
IndyCar |
5 |
2016 |
IndyCar |
3 |
2017 |
IndyCar |
4 |
2018 |
IMSA |
7 |
2019 |
IMSA |
3 |
2020 |
IMSA |
1 |
Outros resultados
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Na LMP2, Ho-Ping Tung, Will Stevens e Gabriel Aubry ficaram com a primeira colocação. O título da temporada já estava definido, para Phillip Hanson e Filipe Albuquerque, da United Autosports.
Já na GTE, a Porsche venceu a etapa com Kevin Estre and Michael Christensen, enquanto Nicki Thiim e Marco Sorensen, da Aston Martin, faturaram o troféu da temporada.
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