Derani voa e dá à Cadillac a pole das 24h de Daytona com direito a recorde da pista; Nasr põe Porsche em terceiro
Brasil tem seis representantes no grid da prova; confira resultados
    No domingo, foi realizada a sessão classificatória que definiu o grid de largada das 24h de Daytona do próximo fim de semana. E um brasileiro brilhou. Pipo Derani entregou uma volta voador, estabelecendo um novo recorde da pista, para dar a pole para a Cadillac.
O brasileiro saiu no meio da sessão para entregar impressionantes 01min32s656 na pista para dar a pole ao Cadillac V-Series R da Action Express Racing. Para comparação, a pole do ano passado havia sido feita por Tom Blomqvist, hoje companheiro de Pipo, em 01min34s031, enquanto o recorde anterior de volta, de Oliver Jarvis com o Mazda DPi em 2019, era de 01min33s685.
Mas Pipo não teve vida fácil. Sebastien Bourday, também com a Cadillac Racing, representando a Chip Ganassi, ficou em segundo, a apenas 0s071. Já Felipe Nasr colocou a Porsche em terceiro a 0s220, mas tendo passado um susto ao rodar na curva 5. Estes foram os únicos abaixo de 01min33s.
O terceiro representante brasileiro na classe GTP, Augusto Farfus, garantiu a oitava posição com o BMW M Hybrid V8 da Rahal Letterman Lanigan.
LMP2
Ben Keating garantiu a pole da classe com 01min38s501 no carro #2 da United Autosports USA Oreca, sendo a quinta consecutiva para o piloto. Na LMP2 temos apenas um carro com representantes brasileiros: Felipe Fraga e Felipe Massa, que faz sua estreia na prova. Eles largarão na quarta posição da classe, ficando a pouco mais de oito décimos do melhor tempo.
 Photo by: Jake Galstad / Motorsport Images
#77 AO Racing Porsche 911 GT3 R: Laurin Heinrich, Sebastian Priaulx, Michael Christensen
GTD e GTD Pro
Seb Priaulx fez a pole na GTD Pro para a AO Racing, com direito a recorde da pista para a classe de 01min44s382 a bordo do Porsche 911 GT3 R (992). O ritmo do britânico foi bem superior à pole do ano passado de 01min46s093.
Único representante brasileiro da classe, Daniel Serra foi o responsável pelas voltas classificatórias de seu grupo da Risi Competizione. Em uma disputa muito apertada, o tricampeão da Stock ficou a pouco mais de meio segundo da melhor marca e, mesmo assim, terá que se contentar com a 12ª posição entre os GTD / GTD Pro.
| Driver Info | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 
 | 
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Cla | Pilotos | # | Chassi | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 |   | 
31 | Cadillac V-Series.R | 6 | 
 1'32.656  | 
138.318 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 |   | 
01 | Cadillac V-Series.R | 6 | 
 +0.071 1'32.727  | 
0.071 | 138.212 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 |   | 
7 | Porsche 963 | 8 | 
 +0.220 1'32.876  | 
0.149 | 137.990 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 |   | 
25 | BMW M Hybrid V8 | 7 | 
 +0.366 1'33.022  | 
0.146 | 137.774 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 |   | 
40 | Acura ARX-06 | 5 | 
 +0.444 1'33.100  | 
0.078 | 137.658 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 |   | 
10 | Acura ARX-06 | 6 | 
 +0.691 1'33.347  | 
0.247 | 137.294 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 |   | 
6 | Porsche 963 | 7 | 
 +0.725 1'33.381  | 
0.034 | 137.244 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 |   | 
24 | BMW M Hybrid V8 | 6 | 
 +0.843 1'33.499  | 
0.118 | 137.071 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 |   | 
85 | Porsche 963 | 8 | 
 +0.850 1'33.506  | 
0.007 | 137.061 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 |    N. Pino  
  | 
2 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +5.845 1'38.501  | 
4.995 | 130.110 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 | 
  J. Smiechowski  
  | 
52 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +5.947 1'38.603  | 
0.102 | 129.976 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 |    M. Jakobsen  Crowdstrike Racing by APR 
 | 
04 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +6.596 1'39.252  | 
0.649 | 129.126 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 |   | 
74 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +6.641 1'39.297  | 
0.045 | 129.067 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 |    D. Goldburg       B. Garg  
  | 
22 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +6.850 1'39.506  | 
0.209 | 128.796 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 | 
  T. Steven  
  H. McElrea  
  | 
11 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +6.867 1'39.523  | 
0.017 | 128.774 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 16 | 
  P. Hyett  
  A. Quinn  AO Racing 
 | 
99 | ORECA LMP2 07 | 8 | 
 +7.023 1'39.679  | 
0.156 | 128.573 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 17 |    S. Lucas  
 H. Laurents  
  | 
20 | ORECA LMP2 07 | 7 | 
 +7.374 1'40.030  | 
0.351 | 128.122 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 18 |    K. Simpson  
  S. Alvarez  Dragonspeed 
 | 
81 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +7.724 1'40.380  | 
0.350 | 127.675 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 19 |    L. Wadoux  
  | 
88 | ORECA LMP2 07 | 3 | 
 +7.921 1'40.577  | 
0.197 | 127.425 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 20 |    C. Zilisch  
 C. Rasmussen  Era Motorsport 
 | 
18 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +8.540 1'41.196  | 
0.619 | 126.645 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 21 |    N. Siegel  
  | 
33 | Ligier LMP2 | 9 | 
 +8.840 1'41.496  | 
0.300 | 126.271 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 22 |    M. Dinan  
  | 
8 | ORECA LMP2 07 | 9 | 
 +8.932 1'41.588  | 
0.092 | 126.157 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 23 |    S. Priaulx  
  | 
77 | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 
 +11.726 1'44.382  | 
2.794 | 122.780 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 24 |   | 
14 | Lexus RC F GT3 | 4 | 
 +11.806 1'44.462  | 
0.080 | 122.686 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 25 |    R. Miyata  Vasser Sullivan 
 | 
12 | Lexus RC F GT3 | 4 | 
 +11.838 1'44.494  | 
0.032 | 122.648 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 26 | 
  K. Li  
  L. Voorde  
  | 
86 | Porsche 911 GT3 R (992) | 6 | 
 +11.881 1'44.537  | 
0.043 | 122.598 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 27 | 
  S. Monk  
  | 
66 | Acura NSX GT3 | 5 | 
 +11.984 1'44.640  | 
0.103 | 122.477 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 28 |    G. Doyle  
 A. Harrison  Wayne Taylor Racing with Andretti 
 | 
45 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 5 | 
 +12.051 1'44.707  | 
0.067 | 122.399 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 29 |    S. Mitchell  Forte Racing 
 | 
78 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 4 | 
 +12.053 1'44.709  | 
0.002 | 122.396 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 30 | 
  M. Franco  
 A. Costa  
  | 
34 | Ferrari 296 GT3 | 6 | 
 +12.066 1'44.722  | 
0.013 | 122.381 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 31 |   | 
3 | Corvette Z06 GT3.R | 4 | 
 +12.130 1'44.786  | 
0.064 | 122.306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 32 |   | 
47 | Ferrari 296 GT3 | 5 | 
 +12.155 1'44.811  | 
0.025 | 122.277 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 33 | 
  F. Perera  
 J. Pepper  
  | 
19 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 5 | 
 +12.175 1'44.831  | 
0.020 | 122.254 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 34 |   | 
62 | Ferrari 296 GT3 | 6 | 
 +12.175 1'44.831  | 
0.000 | 122.254 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 35 |    O. Triarsi   
  C. Scardina  
   R. Agostini      | 
023 | Ferrari 296 GT3 | 6 | 
 +12.179 1'44.835  | 
0.004 | 122.249 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 36 |   | 
9 | McLaren 720S GT3 EVO | 4 | 
 +12.244 1'44.900  | 
0.065 | 122.173 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 37 |    N. Varrone  
  | 
17 | Corvette C8.R GTD | 6 | 
 +12.303 1'44.959  | 
0.059 | 122.105 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 38 | 
  B. Iribe  
 F. Schandorff  
  | 
70 | McLaren 720S GT3 EVO | 5 | 
 +12.309 1'44.965  | 
0.006 | 122.098 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 39 |    F. Heriau  
  | 
21 | Ferrari 296 GT3 | 5 | 
 +12.385 1'45.041  | 
0.076 | 122.010 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 40 |   | 
43 | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 
 +12.459 1'45.115  | 
0.074 | 121.924 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 41 |   | 
83 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 5 | 
 +12.524 1'45.180  | 
0.065 | 121.848 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 42 | 
  O. Fidani  
  | 
13 | Corvette C8.R GTD | 6 | 
 +12.550 1'45.206  | 
0.026 | 121.818 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 43 |   | 
4 | Corvette Z06 GT3.R | 4 | 
 +12.559 1'45.215  | 
0.009 | 121.808 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 44 |   | 
60 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 6 | 
 +12.649 1'45.305  | 
0.090 | 121.704 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 45 |   | 
65 | Ford Mustang GT3 | 5 | 
 +12.717 1'45.373  | 
0.068 | 121.625 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 46 |   | 
75 | Mercedes AMG GT3 | 5 | 
 +12.765 1'45.421  | 
0.048 | 121.570 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 47 |   | 
23 | Aston Martin Vantage GT3 Evo | 5 | 
 +12.872 1'45.528  | 
0.107 | 121.446 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 48 |    G. Levorato  
  | 
55 | Ford Mustang GT3 | 5 | 
 +12.880 1'45.536  | 
0.008 | 121.437 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 49 |   | 
1 | BMW M4 GT3 | 4 | 
 +13.175 1'45.831  | 
0.295 | 121.099 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 50 |   | 
64 | Ford Mustang GT3 | 5 | 
 +13.184 1'45.840  | 
0.009 | 121.088 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 51 |    J. Walker  
  | 
96 | BMW M4 GT3 | 4 | 
 +13.205 1'45.861  | 
0.021 | 121.064 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 52 | 
  R. Ward  
 P. Ellis  
  | 
57 | Mercedes AMG GT3 | 4 | 
 +13.242 1'45.898  | 
0.037 | 121.022 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 53 |    M. Goetz  Korthoff/Preston Motorsports 
 | 
32 | Mercedes AMG GT3 | 4 | 
 +13.318 1'45.974  | 
0.076 | 120.935 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 54 | 
  A. Adelson  
   E. Skeer      | 
120 | Porsche 911 GT3 R (992) | 5 | 
 +13.327 1'45.983  | 
0.009 | 120.925 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 55 |   | 
80 | Mercedes AMG GT3 | 5 | 
 +13.553 1'46.209  | 
0.226 | 120.668 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 56 |   | 
44 | Aston Martin Vantage GT3 Evo | 5 | 
 +15.351 1'48.007  | 
1.798 | 118.659 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 57 |   | 
27 | Aston Martin Vantage GT3 Evo | 2 | 
 +20.059 1'52.715  | 
4.708 | 113.703 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 58 |   | 
5 | Porsche 963 | 0 | 
 
  | 
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 59 |   | 
92 | Porsche 911 GT3 R (992) | 0 | 
 
  | 
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ver resultados completos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN
Norris na RBR? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.