Indy: Palou vence prova no misto de Indianápolis marcada por "embate das estratégias"; Fittipaldi é 14º
Espanhol aproveita corrida de recuperação de Herta para assumir liderança
No aquecimento oficial das 500 Milhas, a Indy entregou uma corrida de estratégias neste sábado no misto de Indianápolis. E quem levou a melhor foi o bicampeão Álex Palou, que terminou com uma boa vantagem para Will Power em segundo.
Após liderar a primeira parte da prova, Christian Lundgaard foi o terceiro, com Scott Dixon em quarto e Marcus Armstrong em quinto. Já Pietro Fittipaldi foi o 14º.
Palou não fez a melhor das largadas e, mesmo mantendo a liderança na primeira curva, a frenada do bicampeão criou uma grande confusão na parte inferior do pelotão, com vários pilotos precisando escapar da pista para evitar batidas.
Pouco depois, Lundgaard assumiu a liderança, com Palou em seguindo e Power, Dixon e Newgarden completando o top 5, enquanto Pietro subia uma posição ao final da primeira volta, indo para 10º. Líder do campeonato, Herta era apenas o 25º.
Mais atrás, confusão interna da Andretti. Herta e Ericsson dividiram curva e o sueco acabou forçando o líder do campeonato para fora da pista.
Aos poucos, os primeiros colocados começaram a descolar do restante do pelotão. Na quinta volta, de um total de 85, Lundgaard abria 0s5 para Palou, que já tinha 2s para Power, que estava 1s5 à frente de Dixon. Newgarden já ficava a mais 2s de distância.
A partir da volta 10 a janela de paradas foi aberta, mas os ponteiros esticaram seus stints. Power foi o primeiro a parar apenas na volta 18, trocando os duros por macios, seguido de Newgarden. Líder e vice-líder entraram juntos no fim do 19º giro.
Com os dois invertendo estratégias, eles voltaram na mesma ordem, mas com Power colado na traseira de Palou. Aproveitando o pneu já aquecido, Power conseguiu assumir o segundo lugar virtual.
Esticando sua parada, Pietro assumiu a liderança da prova na volta 23, ocupando a primeira posição pela primeira vez desde sua estreia na categoria. Neste momento ele vinha com 17s para Lundgaard, com Power, Palou e Dixon completando o top 5. Ao fazer seu primeiro pit, o brasileiro retornou em 11º.
Com a ordem restaurada, Lundgaard liderava com quase 2s de vantagem para Power na volta 30, com Palou a mais 2s de distância e Dixon a 4s do bicampeão. Armstrong completava o top 5
Na volta 35 os pilotos iniciaram a segunda janela de pits. Neste momento, Lundgaard via sua liderança ameaçada, com Power baixando aos poucos a vantagem, de 2s para pouco mais de 0s5. Para atrapalhar, o dinamarquês se viu com retardatários à frente. Mas, buscando uma estratégia diferente, Power foi para o undercut. Lá atrás, Fittipaldi colava em O'Ward para avançar mais uma posição.
Para responder, Lundgaard entrou nos boxes já na volta seguinte. Ele conseguiu voltar à frente de Power, graças a Ericsson, que segurou o bicampeão. Quem se deu bem foi Palou, que parou na sequência e retornou à frente dos dois. Mesmo com pneu aquecido, o dinamarquês não conseguiu retomar a liderança virtual.
Após assumir a ponta, Palou conseguiu se manter na frente e abrir, chegando a mais de 3s. Mas, aos poucos, Lundgaard começou a se aproximar após a volta 55, baixando para menos de 2s logo na sequência. O dinamarquês apertava o ritmo em meio à pressão de Power, que estava a apenas 0s5.
A última janela de boxes foi aberta na volta 60 de 85 e, na 63ª, Palou, Lundgaard, Power e Dixon entraram simultaneamente. Palou voltou confortavelmente à frente, com Power à frente de Lundgaard.
Para mudar o jogo, a amarela veio pela primeira vez na volta 66 após Ghiotto ficar parado na pista, após rodar. Neste momento, Palou liderava à frente de Power, Lundgaard, Dixon e Armstrong. Pietro vinha em 12º.
A relargada veio na volta 69. Power tentou a manobra, mas acabou esticando a trajetória na primeira curva e, com isso, deixou a porta aberta para o avanço de Lundgaard enquanto o espanhol pôde abrir. Um pouco mais atrás, Rossi e Herta vinham trocando posições. Já Pietro caía para 14º.
Na prova onde as estratégias de paradas tiveram um papel central, Álex Palou superou os rivais para vencer com calma e assumir a liderança do campeonato. Will Power foi o segundo, com Christian Lundgaard em terceiro, Scott Dixon em quarto e Marcus Armstrong em quinto. Pietro Fittipaldi foi o 14º
O grid da Indy tira os próximos dias de folga, mas ainda durante a semana começam os treinos livres das 500 Milhas de Indianápolis, antes da classificação no próximo fim de semana.
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Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | Mph | Pits | Pontos | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | A. Palou Chip Ganassi Racing | 10 | 85 |
1:45'27.2320 |
122.793 | 3 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | W. Power Team Penske | 12 | 85 |
+6.6106 1:45'33.8426 |
6.6106 | 120.920 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | C. Lundgaard Rahal Letterman Lanigan Racing | 45 | 85 |
+8.0900 1:45'35.3220 |
1.4794 | 121.489 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | S. Dixon Chip Ganassi Racing | 9 | 85 |
+13.4262 1:45'40.6582 |
5.3362 | 120.291 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | M. Armstrong Chip Ganassi Racing | 11 | 85 |
+13.8978 1:45'41.1298 |
0.4716 | 120.255 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | S. McLaughlin Team Penske | 3 | 85 |
+14.2746 1:45'41.5066 |
0.3768 | 120.904 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | C. Herta Andretti Global with Curb-Agajanian | 26 | 85 |
+18.8554 1:45'46.0874 |
4.5808 | 121.683 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | A. Rossi Arrow McLaren | 7 | 85 |
+20.1638 1:45'47.3958 |
1.3084 | 121.093 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | G. Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing | 15 | 85 |
+22.1556 1:45'49.3876 |
1.9918 | 119.865 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | F. Rosenqvist Michael Shank Racing | 60 | 85 |
+26.3424 1:45'53.5744 |
4.1868 | 120.943 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | K. Kirkwood Andretti Global | 27 | 85 |
+27.4572 1:45'54.6892 |
1.1148 | 119.935 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | R. Grosjean Juncos Hollinger Racing | 77 | 85 |
+29.3108 1:45'56.5428 |
1.8536 | 120.950 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | P. O'Ward Arrow McLaren | 5 | 85 |
+31.2388 1:45'58.4708 |
1.9280 | 120.358 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | P. Fittipaldi Rahal Letterman Lanigan Racing | 30 | 85 |
+31.8872 1:45'59.1192 |
0.6484 | 120.441 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 |
K. Simpson Chip Ganassi Racing
|
4 | 85 |
+32.2895 1:45'59.5215 |
0.4023 | 120.840 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | M. Ericsson Andretti Global | 28 | 85 |
+34.6582 1:46'01.8902 |
2.3687 | 120.059 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | T. Pourchaire Arrow McLaren | 6 | 85 |
+36.5679 1:46'03.7999 |
1.9097 | 117.977 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | J. Newgarden Team Penske | 2 | 85 |
+36.9649 1:46'04.1969 |
0.3970 | 117.772 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | J. Harvey Dale Coyne Racing | 18 | 85 |
+38.0124 1:46'05.2444 |
1.0475 | 119.954 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 |
C. Rasmussen Ed Carpenter Racing
|
20 | 85 |
+39.4219 1:46'06.6539 |
1.4095 | 118.846 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | A. Canapino Juncos Hollinger Racing | 78 | 84 |
+1 Lap 1:45'45.1182 |
1 Lap | 121.629 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 |
R. Robb A.J. Foyt Enterprises
|
41 | 84 |
+1 Lap 1:45'52.9639 |
7.8457 | 121.031 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 | T. Blomqvist Michael Shank Racing | 66 | 84 |
+1 Lap 1:45'55.0611 |
2.0972 | 120.914 | 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
24 | L. Lundqvist Chip Ganassi Racing | 8 | 84 |
+1 Lap 1:46'00.9419 |
5.8808 | 120.525 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
25 | L. Ghiotto Dale Coyne Racing | 51 | 84 |
+1 Lap 1:46'07.4016 |
6.4597 | 119.213 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
26 | R. Kalmthout Ed Carpenter Racing | 21 | 84 |
+1 Lap 1:46'13.0203 |
5.6187 | 120.414 | 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
27 | S. Ferrucci A.J. Foyt Enterprises | 14 | 55 |
+30 Laps 1:10'12.3291 |
29 Laps | 49.087 | 3 | Mechanical | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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