Relato da corrida
Indy 500 Milhas de Indianápolis

Newgarden segura O'Ward, escapa do caos e vence segunda Indy 500 seguida

A IndyCar volta às pistas no próxima fim de semana com o GP de Detroit

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

 A 108ª Indy 500 teve Josef Newgarden como grande vencedor em uma prova marcada pela grande quantidade de bandeiras amarelas, acidentes, além do atraso da largada devido à tempestade que caiu em Indianápolis. O piloto da Penske vence pela segunda vez seguida a tradicional corrida do automobilismo mundial.

Leia também:

O top 3 ainda contou com uma dobradinha da McLaren com Pato O'Ward e Alexander Rossi. Um dos grandes concorrentes à vitória - e que largou do segundo lugar - Will Power abandonou a corrida restando 60 minutos para o fim.

Pietro Fittipaldi não chegou, nem de perto, tão longe. O brasileiro, que corre pela RLL, foi acertado por Callum Ilott ainda na primeira volta e abandonou. Hélio Castroneves cruzou a linha de chegada em P20.

A corrida

Logo na largada, Blomqvist, que estava mais por dentro, acabou colocando uma roda na grama, perdeu a direção do carro e acertou em cheio Ericsson que estava logo a frente. Como consequência, Ilott, ao tentar desviar, acertou Pietro Fittipaldi. O brasileiro foi para o muro e precisou abandonar.

A bandeira amarela foi agitada. Antes mesmo da relargada, na oitava volta, Armstrong também teve sua prova encerrada mais cedo com problema no motor do carro. A bandeira verde veio na décima volta, com Larson perdendo posições de forma considerável. 

 

Com pouco mais de 10% da prova completa, o carro de Legge começou a soltar fumaça na pista e a pilota precisou abandonar - com mais um motor Honda pifando. Outra bandeira amarela entrou em cena e, basicamente, todo o grid aproveitou o momento para ir ao boxes, o que causou uma grande embaralhada no grid.

A atividade em pista durou pouco, na 28ª volta quatro carros ficaram lado a lado, pior para Lundqvist que estava para além da linha branca, perdeu o controle do monoposto três vezes antes de acertar o muro e provocar a terceira bandeira amarela.

Tudo corria bem, com os pilotos adotando a melhor estratégia tanto nos boxes, quanto na pista, no momento em que a unidade de potência Honda de Rosenqvist também 'fumou'. Na 57ª volta, a prova viu sua quarta bandeira amarela.

Mais uma vez, os carros aproveitaram a parada para poder fazer o pit e uma confusão na saída quase gerou um novo acidente na pista. A relargada, assim como o decorrer da corrida, seguiu limpa, com ultrapassagens que mudavam, a todo momento, a ordem do grid, com nomes 'surpresa' aparecendo na liderança e entre os três primeiros.

Contudo, Herta 'resolveu' que era o momento de agitar  a sessão. O norte-americano viu seu carro perder o 'rumo' e acertar o muro, apresentando alguma falha mecânica e encerrando a prova mais cedo para ele. Na abertura da janela de troca, Ilott foi acertado no pitlane e parou no lugar errado atrapalhando Palou que vinha atrás.

A corrida foi retomada na volta de 92, com Rosenqvist, Legge, Fittipaldi, Ericsson, Lundqvist, Armstrong, Blomqvist fora. Hunter-Reay entrou para lista após tentar ultrapassar Dixon e ser tocado. Na relargada, Andretti se deu mal, foi parar no muro causando a sexta amarela, na volta 114.

 

Quando, finalmente, a parada aconteceu sob bandeira verde, Larson, em sua primeira parada na Indy, ultrapassou a velocidade permitida e foi penalizado com um drive-through. Restando 60 para o fim, um dos favoritos à vitória, Power, bateu de forma dura na barreira de proteção.

Depois de ser adiada pela chuva, na reta final da corrida, o sol se tornou um elemento surpresa e de problema para os pilotos. A última janela de pit foi aberta iniciando a emoção final, das 30 voltas restantes da corrida. 

O que foi terrível para Helinho Castroneves, que teve uma parada muito ruim e prejudicou todo o trabalho feito na pista. Quando o brasileiro voltou, ele era apenas o 21º. Nas 20 finais, quatro pilotos estavam brigando pela vitória: Rossi, Newgarden, O'Ward e Dixon. A disputa se intensificou ainda mais entre O'Ward e Newgarden, com Josef prevalecendo. Veja a tabela de resultados do Motorsport.com:

CLA PILOTO # VOLTAS TEMPO INTERVALO MPH PITS PONTOS
1 J. NewgardenTEAM PENSKE 2 200

2:58'49.4079

  219.653 5  
2 P. O'WardARROW MCLAREN 5 200

+0.3417

2:58'49.7496

0.3417 217.645 6  
3 S. DixonCHIP GANASSI RACING 9 200

+0.9097

2:58'50.3176

0.5680 219.384 6  
4 A. RossiARROW MCLAREN 7 200

+1.1691

2:58'50.5770

0.2594 215.314 5  
5 A. PalouCHIP GANASSI RACING 10 200

+1.5079

2:58'50.9158

0.3388 217.852 5  
6 S. McLaughlinTEAM PENSKE 3 200

+2.0593

2:58'51.4672

0.5514 218.745 5  
7 K. KirkwoodANDRETTI GLOBAL 27 200

+2.5379

2:58'51.9458

0.4786 218.540 7  
8 S. FerrucciA.J. FOYT ENTERPRISES 14 200

+3.6143

2:58'53.0222

1.0764 219.165 5  
9 R. VeeKayED CARPENTER RACING 21 200

+3.9560

2:58'53.3639

0.3417 220.004 5  
10 C. DalyDREYER & REINBOLD RACING/CUSICK MOTORSPORTS 24 200

+4.6071

2:58'54.0150

0.6511 219.519 6  
11 C. IlottARROW MCLAREN 6 200

+4.9652

2:58'54.3731

0.3581 221.337 7  
12
C. RasmussenED CARPENTER RACING
33 200

+5.3234

2:58'54.7313

0.3582 220.537 6  
13 C. LundgaardRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING 45 200

+6.1824

2:58'55.5903

0.8590 220.885 7  
14 T. SatoRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING 75 199

+1 Lap

2:58'15.1734

1 Lap 220.020 6  
15 G. RahalRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING 15 199

+1 Lap

2:58'15.6707

0.4973 218.989 8  
16
R. RobbA.J. FOYT ENTERPRISES
41 199

+1 Lap

2:58'16.5231

0.8524 217.420 5  
17 E. CarpenterED CARPENTER RACING 20 199

+1 Lap

2:58'17.1512

0.6281 218.633 6  
18 K. LarsonARROW MCLAREN/RICK HENDRICK 17 200

+9.4846

2:58'58.8925

41.7413 217.717 7  
19 R. GrosjeanJUNCOS HOLLINGER RACING 77 200

+9.8312

2:58'59.2391

0.3466 217.677 7  
20 H. CastronevesMEYER SHANK RACING WITH CURB-AGAJANIAN 06 200

+10.3602

2:58'59.7681

0.5290 216.532 5  
21
K. SimpsonCHIP GANASSI RACING
4 200

+11.0931

2:59'00.5010

0.7329 215.168 8  
22 A. CanapinoJUNCOS HOLLINGER RACING 78 199

+1 Lap

2:58'52.6079

1 Lap 219.132 6  
23 C. HertaANDRETTI GLOBAL WITH CURB-AGAJANIAN 26 170

+30 Laps

2:50'29.6118

29 Laps 156.862 5  
24 W. PowerTEAM PENSKE 12 145

+55 Laps

2:13'37.2524

25 Laps 217.285 4  
25 M. AndrettiANDRETTI HERTA AUTOSPORT WITH MARCO & CURB-AGAJANI 98 113

+87 Laps

1:47'32.7638

32 Laps 128.333 5  
26 R. Hunter-ReayDREYER & REINBOLD RACING/CUSICK MOTORSPORTS 23 107

+93 Laps

1:39'56.0999

6 Laps 74.605 5  
27 F. RosenqvistMICHAEL SHANK RACING 60 55

+145 Laps

51'59.8657

52 Laps 213.777 1  
28 L. LundqvistCHIP GANASSI RACING 8 27

+173 Laps

29'29.7195

28 Laps 201.200 2  
29 K. LeggeDALE COYNE RACING 51 22

+178 Laps

30'52.8001

5 Laps 19.155 2  
30 M. ArmstrongCHIP GANASSI RACING 11 6

+194 Laps

10'27.1741

16 Laps 87.433 1  
31 T. BlomqvistMICHAEL SHANK RACING 66 0

+200 Laps

5.4517

6 Laps 111.075    
32 P. FittipaldiRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING 30 0

+200 Laps

5.6941

0.2424 117.457    
33 M. EricssonANDRETTI GLOBAL 28 0

+200 Laps

5.9281

0.2340 119.273  

Leclerc vence, Piastri 2º e Max 6º em GP de Mônaco caótico após batidas

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

A McLaren já passou a Ferrari, sendo a segunda melhor da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Largada da Indy 500 é adiada devido à aproximação de tempestade
Próximo artigo Depois de vencer a Indy 500 pela 2ª vez consecutiva, Newgarden manda 'indireta' para pilotos de F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil