Newgarden segura O'Ward, escapa do caos e vence segunda Indy 500 seguida
A IndyCar volta às pistas no próxima fim de semana com o GP de Detroit
A 108ª Indy 500 teve Josef Newgarden como grande vencedor em uma prova marcada pela grande quantidade de bandeiras amarelas, acidentes, além do atraso da largada devido à tempestade que caiu em Indianápolis. O piloto da Penske vence pela segunda vez seguida a tradicional corrida do automobilismo mundial.
O top 3 ainda contou com uma dobradinha da McLaren com Pato O'Ward e Alexander Rossi. Um dos grandes concorrentes à vitória - e que largou do segundo lugar - Will Power abandonou a corrida restando 60 minutos para o fim.
Pietro Fittipaldi não chegou, nem de perto, tão longe. O brasileiro, que corre pela RLL, foi acertado por Callum Ilott ainda na primeira volta e abandonou. Hélio Castroneves cruzou a linha de chegada em P20.
A corrida
Logo na largada, Blomqvist, que estava mais por dentro, acabou colocando uma roda na grama, perdeu a direção do carro e acertou em cheio Ericsson que estava logo a frente. Como consequência, Ilott, ao tentar desviar, acertou Pietro Fittipaldi. O brasileiro foi para o muro e precisou abandonar.
A bandeira amarela foi agitada. Antes mesmo da relargada, na oitava volta, Armstrong também teve sua prova encerrada mais cedo com problema no motor do carro. A bandeira verde veio na décima volta, com Larson perdendo posições de forma considerável.
Com pouco mais de 10% da prova completa, o carro de Legge começou a soltar fumaça na pista e a pilota precisou abandonar - com mais um motor Honda pifando. Outra bandeira amarela entrou em cena e, basicamente, todo o grid aproveitou o momento para ir ao boxes, o que causou uma grande embaralhada no grid.
A atividade em pista durou pouco, na 28ª volta quatro carros ficaram lado a lado, pior para Lundqvist que estava para além da linha branca, perdeu o controle do monoposto três vezes antes de acertar o muro e provocar a terceira bandeira amarela.
Tudo corria bem, com os pilotos adotando a melhor estratégia tanto nos boxes, quanto na pista, no momento em que a unidade de potência Honda de Rosenqvist também 'fumou'. Na 57ª volta, a prova viu sua quarta bandeira amarela.
Mais uma vez, os carros aproveitaram a parada para poder fazer o pit e uma confusão na saída quase gerou um novo acidente na pista. A relargada, assim como o decorrer da corrida, seguiu limpa, com ultrapassagens que mudavam, a todo momento, a ordem do grid, com nomes 'surpresa' aparecendo na liderança e entre os três primeiros.
Contudo, Herta 'resolveu' que era o momento de agitar a sessão. O norte-americano viu seu carro perder o 'rumo' e acertar o muro, apresentando alguma falha mecânica e encerrando a prova mais cedo para ele. Na abertura da janela de troca, Ilott foi acertado no pitlane e parou no lugar errado atrapalhando Palou que vinha atrás.
A corrida foi retomada na volta de 92, com Rosenqvist, Legge, Fittipaldi, Ericsson, Lundqvist, Armstrong, Blomqvist fora. Hunter-Reay entrou para lista após tentar ultrapassar Dixon e ser tocado. Na relargada, Andretti se deu mal, foi parar no muro causando a sexta amarela, na volta 114.
Quando, finalmente, a parada aconteceu sob bandeira verde, Larson, em sua primeira parada na Indy, ultrapassou a velocidade permitida e foi penalizado com um drive-through. Restando 60 para o fim, um dos favoritos à vitória, Power, bateu de forma dura na barreira de proteção.
Depois de ser adiada pela chuva, na reta final da corrida, o sol se tornou um elemento surpresa e de problema para os pilotos. A última janela de pit foi aberta iniciando a emoção final, das 30 voltas restantes da corrida.
O que foi terrível para Helinho Castroneves, que teve uma parada muito ruim e prejudicou todo o trabalho feito na pista. Quando o brasileiro voltou, ele era apenas o 21º. Nas 20 finais, quatro pilotos estavam brigando pela vitória: Rossi, Newgarden, O'Ward e Dixon. A disputa se intensificou ainda mais entre O'Ward e Newgarden, com Josef prevalecendo. Veja a tabela de resultados do Motorsport.com:
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | MPH | PITS | PONTOS | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | J. NewgardenTEAM PENSKE | 2 | 200 |
2:58'49.4079 |
219.653 | 5 | |||
2 | P. O'WardARROW MCLAREN | 5 | 200 |
+0.3417 2:58'49.7496 |
0.3417 | 217.645 | 6 | ||
3 | S. DixonCHIP GANASSI RACING | 9 | 200 |
+0.9097 2:58'50.3176 |
0.5680 | 219.384 | 6 | ||
4 | A. RossiARROW MCLAREN | 7 | 200 |
+1.1691 2:58'50.5770 |
0.2594 | 215.314 | 5 | ||
5 | A. PalouCHIP GANASSI RACING | 10 | 200 |
+1.5079 2:58'50.9158 |
0.3388 | 217.852 | 5 | ||
6 | S. McLaughlinTEAM PENSKE | 3 | 200 |
+2.0593 2:58'51.4672 |
0.5514 | 218.745 | 5 | ||
7 | K. KirkwoodANDRETTI GLOBAL | 27 | 200 |
+2.5379 2:58'51.9458 |
0.4786 | 218.540 | 7 | ||
8 | S. FerrucciA.J. FOYT ENTERPRISES | 14 | 200 |
+3.6143 2:58'53.0222 |
1.0764 | 219.165 | 5 | ||
9 | R. VeeKayED CARPENTER RACING | 21 | 200 |
+3.9560 2:58'53.3639 |
0.3417 | 220.004 | 5 | ||
10 | C. DalyDREYER & REINBOLD RACING/CUSICK MOTORSPORTS | 24 | 200 |
+4.6071 2:58'54.0150 |
0.6511 | 219.519 | 6 | ||
11 | C. IlottARROW MCLAREN | 6 | 200 |
+4.9652 2:58'54.3731 |
0.3581 | 221.337 | 7 | ||
12 |
C. RasmussenED CARPENTER RACING
|
33 | 200 |
+5.3234 2:58'54.7313 |
0.3582 | 220.537 | 6 | ||
13 | C. LundgaardRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING | 45 | 200 |
+6.1824 2:58'55.5903 |
0.8590 | 220.885 | 7 | ||
14 | T. SatoRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING | 75 | 199 |
+1 Lap 2:58'15.1734 |
1 Lap | 220.020 | 6 | ||
15 | G. RahalRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING | 15 | 199 |
+1 Lap 2:58'15.6707 |
0.4973 | 218.989 | 8 | ||
16 |
R. RobbA.J. FOYT ENTERPRISES
|
41 | 199 |
+1 Lap 2:58'16.5231 |
0.8524 | 217.420 | 5 | ||
17 | E. CarpenterED CARPENTER RACING | 20 | 199 |
+1 Lap 2:58'17.1512 |
0.6281 | 218.633 | 6 | ||
18 | K. LarsonARROW MCLAREN/RICK HENDRICK | 17 | 200 |
+9.4846 2:58'58.8925 |
41.7413 | 217.717 | 7 | ||
19 | R. GrosjeanJUNCOS HOLLINGER RACING | 77 | 200 |
+9.8312 2:58'59.2391 |
0.3466 | 217.677 | 7 | ||
20 | H. CastronevesMEYER SHANK RACING WITH CURB-AGAJANIAN | 06 | 200 |
+10.3602 2:58'59.7681 |
0.5290 | 216.532 | 5 | ||
21 |
K. SimpsonCHIP GANASSI RACING
|
4 | 200 |
+11.0931 2:59'00.5010 |
0.7329 | 215.168 | 8 | ||
22 | A. CanapinoJUNCOS HOLLINGER RACING | 78 | 199 |
+1 Lap 2:58'52.6079 |
1 Lap | 219.132 | 6 | ||
23 | C. HertaANDRETTI GLOBAL WITH CURB-AGAJANIAN | 26 | 170 |
+30 Laps 2:50'29.6118 |
29 Laps | 156.862 | 5 | ||
24 | W. PowerTEAM PENSKE | 12 | 145 |
+55 Laps 2:13'37.2524 |
25 Laps | 217.285 | 4 | ||
25 | M. AndrettiANDRETTI HERTA AUTOSPORT WITH MARCO & CURB-AGAJANI | 98 | 113 |
+87 Laps 1:47'32.7638 |
32 Laps | 128.333 | 5 | ||
26 | R. Hunter-ReayDREYER & REINBOLD RACING/CUSICK MOTORSPORTS | 23 | 107 |
+93 Laps 1:39'56.0999 |
6 Laps | 74.605 | 5 | ||
27 | F. RosenqvistMICHAEL SHANK RACING | 60 | 55 |
+145 Laps 51'59.8657 |
52 Laps | 213.777 | 1 | ||
28 | L. LundqvistCHIP GANASSI RACING | 8 | 27 |
+173 Laps 29'29.7195 |
28 Laps | 201.200 | 2 | ||
29 | K. LeggeDALE COYNE RACING | 51 | 22 |
+178 Laps 30'52.8001 |
5 Laps | 19.155 | 2 | ||
30 | M. ArmstrongCHIP GANASSI RACING | 11 | 6 |
+194 Laps 10'27.1741 |
16 Laps | 87.433 | 1 | ||
31 | T. BlomqvistMICHAEL SHANK RACING | 66 | 0 |
+200 Laps 5.4517 |
6 Laps | 111.075 | |||
32 | P. FittipaldiRAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING | 30 | 0 |
+200 Laps 5.6941 |
0.2424 | 117.457 | |||
33 | M. EricssonANDRETTI GLOBAL | 28 | 0 |
+200 Laps 5.9281 |
0.2340 | 119.273 |
Leclerc vence, Piastri 2º e Max 6º em GP de Mônaco caótico após batidas
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
A McLaren já passou a Ferrari, sendo a segunda melhor da F1 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.