Red Bull vai desenvolver aeroscreen para temporada 2020 da IndyCar
Parceria entre a empresa, a categoria e a Dallara, fornecedora de chassis do campeonato, visa melhorar segurança dos pilotos no cockpit
A IndyCar formou uma parceria com a Red Bull Advanced Technologies para desenvolver uma estrutura aeroscópica balística ancorada por uma base de titânio que será introduzida a partir do início da temporada de 2020 para reduzir o risco de acidentes com detritos na área do cockpit.
O aeroscreen da Red Bull Advanced Technologies é a segunda fase da melhoria da segurança para pilotos da IndyCar após a introdução do dispositivo de Proteção Frontal Avançada (AFP) no GP do circuito misto de Indianápolis.
O AFP de três polegadas de altura, projetado para ajudar a desviar os detritos da área do piloto, forma a parte inferior do suporte de titânio que se estende da linha central do chassi até o 'aro' que engloba o cockpit. Essa estrutura superior em forma de ferradura foi projetada para ficar fora da linha de visão dos piilotos, mesmo quando se olha em volta em um oval inclinado.
A carga deverá ser de 150 kilonewtons (kN), o mesmo que a carga para o halo atualmente usado na Fórmula 1. Um kilonewton é de aproximadamente 225lbs. O design da Red Bull Advanced Technologies consistirá de uma tela laminada de policarbonato que inclui um revestimento antirreflexo no interior, um dispositivo antiembaçante através de um elemento de aquecimento integrado e possivelmente cortes, tudo para ser produzido por empresas terceirizadas.
Outro recurso para os pilotos será uma opção de resfriamento do cockpit projetada pela Dallara, em conjunto com a Red Bull Advanced Technologies. Nas renderizações, o resfriamento seria fornecido por aberturas de ventilação no painel logo à frente do aeroscreen, mas esse projeto ainda não foi finalizado.
Após a conclusão do projeto do Aeroscreen, a IndyCar visa selecionar pilotos para começar os testes em pista neste inverno, de modo que a novidade seja aprovada e entregue a todas as equipes até a primavera.
Christian Horner, CEO da Red Bull Advanced Technologies, declarou: “Desde os primeiros protótipos desenvolvidos e demonstrados em 2016, o potencial do Aeroscreen para melhorar a segurança no caso de impactos frontais na área do cockpit. de carros tem sido claro”.
“Esta nova parceria com a IndyCar nos dá na Red Bull Advanced Technologies a permissão para explorar totalmente esse potencial e fornecer um sistema de proteção que ajudará a evitar ferimentos graves e potencialmente salvar vidas na principal série de monopostos dos Estados Unidos. Nos próximos meses, trabalharemos em conjunto com a IndyCar para refinar e aperfeiçoar o Aeroscreen, e estamos ansiosos para ver os resultados em 2020”.
O presidente da IndyCar, Jay Frye, disse: “Este esforço colaborativo no Aeroscreen entre a Red Bull Advanced Technologies, a Dallara e a IndyCar realmente exibe um compromisso e paixão implacáveis para aumentar a segurança. Gostaríamos de agradecer a todos da Red Bull Advanced Technologies pela criação de um projeto que será significativo na evolução da segurança do automobilismo, não apenas para a IndyCar, mas numa perspectiva global”.
Scott Dixon, que testou a tela original da PPG Aerospace em Phoenix no ano passado, disse: “A IndyCar sempre esteve na vanguarda da segurança. Eles estão constantemente avaliando o que precisa ser feito. É algo que fizeram ao longo da história, através das diferentes eras desde que o automobilismo começou há mais de 100 anos. O Aeroscreen é apenas o mais recente esforço da IndyCar para melhorar a segurança”.
O primeiro conceito de pára-brisas da IndyCar foi desenvolvido em conjunto com a PPG Aerospace e testado por Dixon no ISM Raceway e Josef Newgarden em Indianápolis no ano passado. No entanto, de acordo com a IndyCar, “testes adicionais nas instalações da PPG em Huntsville, AL, revelaram que um trabalho adicional era necessário antes de qualquer implementação”.
A Red Bull Advanced Technologies, formada em 2014, é uma divisão da Red Bull Technology, empresa-mãe da equipe Red Bull Racing F1.
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