24 Horas de Le Mans: Ferrari faz dobradinha no grid da edição centenária; trio de Fittipaldi é P2 na LMP2
Trio de Felipe Nasr garantiu a quarta posição no grid na classe LMH, enquanto o de Daniel Serra foi o sexto na GTE AM; trios de André Negrão e Pipo Derani não disputaram hiperpole
A edição centenária das 24 Horas de Le Mans tem seu grid definido! Nesta quinta-feira (08), os melhores colocados de cada classe na sessão classificatória de ontem voltaram ao Circuit de la Sarthe para a hiperpole, que definiu as primeiras posições da largada de sábado.
Em seu retorno ao mundo do Endurance, a Ferrari garantiu uma dobradinha, com Antonio Fuoco fazendo a pole position com o 499P #50 na sessão noturna. O italiano comandou o classificatório de 30 minutos, que contou com os oito melhores da LMH, com um tempo de 03min22s982 a bordo do carro que divide com Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
A sessão foi interrompida a cinco minutos do fim devido a um incêndio no Cadillac de Sebastien Bourdais, que parou o carro na primeira chicane. Ele conseguiu escapar sem problemas com o terceiro melhor tempo, que acabou sendo deletado pela bandeira vermelha.
Quando a sessão foi retomada, as Toyotas melhoraram seu tempo, mas nenhuma conseguiu superar as Ferraris, com o trio de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi ficando com a segunda posição. Com isso, o time de Maranello largará da pole position pela primeira vez em 50 anos.
Felipe Nasr foi o único brasileiro na hiperpole pela LMH, com Pipo Derani não terminando entre os oito colocados na quarta-feira. O Porsche #75 que ele divide com Mathieu Jaminet e Nick Tandy ficou com a quarta posição.
Na LMP2 a pole ficou com Paul Loup Chatin, Laurents Hörr e Paul Lafargue da IDEC Sport, superando no fim a JOTA Sport de Pietro Fittipaldi, Oliver Hasmussen e David Hansson. Já a Alpine de André Negrão ficou pelo caminho na quarta-feira, não se classificando para a disputa da hiperpole.
Já na GTE Am foi a Corvette quem garantiu a pole position. O trio de Ben Keating, Nick Catsburg e Nicolas Varrone marcou 03min52s776 para ficar com o melhor tempo da classe, 1s6 à frente do rival mais próximo. Único brasileiro da classe, Daniel Serra, que divide o Ferrari 488 GTE EVO com Scott Huffaker e Takeshi Kimura, ficou com a sexta posição na GTE AM.
24 Horas de Le Mans - Resultado da Hiperpole
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 50 | Antonio Fuoco Miguel Molina Nicklas Nielsen |
Ferrari 499P | HYPERCAR | 3'22.982 | |
2 | 51 | James Calado Antonio Giovinazzi Alessandro Pier Guidi |
Ferrari 499P | HYPERCAR | 3'23.755 | 0.773 |
3 | 8 | Sébastien Buemi Brendon Hartley Ryo Hirakawa |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 3'24.451 | 1.469 |
4 | 75 | Mathieu Jaminet Felipe Nasr Nick Tandy |
Porsche 963 | HYPERCAR | 3'24.531 | 1.549 |
5 | 7 | Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 3'24.933 | 1.951 |
6 | 2 | Earl Bamber Alex Lynn Richard Westbrook |
Cadillac V-Series.R | HYPERCAR | 3'25.170 | 2.188 |
7 | 5 | Dane Cameron Michael Christensen Frederic Makowiecki |
Porsche 963 | HYPERCAR | 3'25.176 | 2.194 |
8 | 3 | Sébastien Bourdais Scott Dixon Renger van der Zande |
Cadillac V-Series.R | HYPERCAR | 3'25.521 | 2.539 |
9 | 48 | Paul Loup Chatin Laurents Hörr Paul Lafargue |
Oreca 07 | LMP2 | 3'32.923 | 9.941 |
10 | 28 | Pietro Fittipaldi David Heinemeier Hansson Oliver Rasmussen |
Oreca 07 | LMP2 | 3'33.035 | 10.053 |
11 | 41 | Rui Andrade Louis Deletraz Robert Kubica |
Oreca 07 | LMP2 | 3'33.240 | 10.258 |
12 | 47 | Reshad de Vlad Lomko Simon Pagenaud |
Oreca 07 | LMP2 | 3'33.580 | 10.598 |
13 | 63 | Mirko Bortolotti Daniil Kvyat Doriane Pin |
Oreca 07 | LMP2 | 3'33.983 | 11.001 |
14 | 14 | Mathias Beche Ben Hanley Rodrigo Sales |
Oreca 07 | LMP2 | 3'34.021 | 11.039 |
15 | 9 | Juan Correa Filip-Ioan Ugran Bent Viscaal |
Oreca 07 | LMP2 | 3'34.658 | 11.676 |
16 | 10 | Gabriel Aubry Ryan Cullen Matthias Kaiser |
Oreca 07 | LMP2 | 3'35.091 | 12.109 |
17 | 33 | Nick Catsburg Ben Keating Nicolas Varrone |
Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE AM | 3'52.376 | 29.394 |
18 | 25 | Ahmad Al Harthy Michael Dinan Charles Eastwood |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'53.905 | 30.923 |
19 | 54 | Francesco Castellacci Thomas Flohr Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'54.582 | 31.600 |
20 | 21 | Simon Mann Ulysse De Julien Piguet |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'54.744 | 31.762 |
21 | 83 | Luis Perez-Companc Alessio Rovera Lilou Wadoux |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'55.033 | 32.051 |
22 | 57 | Scott Huffaker Takeshi Kimura Daniel Serra |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'55.637 | 32.655 |
23 | 55 | Gustav Birch Jens Reno Moller Marco Sorensen |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'57.240 | 34.258 |
24 | 74 | Kei Cozzolino Yorikatsu Tsujiko Naoki Yokomizo |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'59.648 | 36.666 |
Ver resultados completos |
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.