24 Horas de Le Mans terá 60 carros e iguala recorde
Com garagens liberadas, tradicional corrida aumenta número para 60 competidores



Este ano as 24 Horas de Le Mans vai igualar o próprio recorde, com 60 carros no grid para a corrida de longa duração mais famosa do mundo. Isso foi possível graças às novas garagens que foram construídas no final do pitlane.
Com isso, a 84ª edição da prova em La Sarthe iguala o número de participantes da edição de 1955. "Esta é realmente uma boa notícia", disse o presidente do Automóvel Clube de l'Ouest, Pierre Fillon.
"Nós decidimos abrir todas as quatro garagens em vez das duas que inicialmente estavam previstas [para 2016], por isso vamos ter uma grid incrível de 60 carros. Há tempos não víamos isso", afirmou.
A notícia foi anunciada na conferência de imprensa anual em Paris, que foi transmitida ao vivo pelo Motorsport.com. As 24 Horas de Le Mans serão realizadas nos dias 18 e 19 de junho.
Favoritos na LMP1 reduzem número de carros
Como anunciado anteriormente, Audi e Porsche reduziram a operação em Le Mans para dois carros cada - em 2015, os times de Stuttgart e Ingolstadt competiram com três carros cada. A Porsche exibirá os números #1 e #2 nos carros desta temporada, referência ao título conquistado no ano passado. A Toyota segue com a mesma estrutura de todo o ano, com dois carros.
Entre as equipes privadas da LMP1, a Rebellion terá dois protótipos, enquanto a ByKolles completa a lista com um carro. Na LMP2, serão 22 inscritos, enquanto LMGTE Pro e LMGTE Am terão 14 carros em cada uma.
Ford retorna a La Sarthe com quatro carros
Outro ponto de destaque da coletiva foi a confirmação de quatro exemplares Ford GT no retorno a Le Mans, no 50º aniversário da vitória sobre a Ferrari (em 1966). "É uma grande notícia para a Ford, já que 2016 marca os 50 anos de uma vitória histórica. Significa muito para nós", disse Dave Pericak, chefe da Ford.
Os dois carros que competirão regularmente no WeatherTech SportsCar vão se juntar ao duo do WEC, aumentando o desafio para Porsche, Ferrari, Chevrolet e Aston Martin. O chefe da marca britânica, David Richards, prevê uma briga acirrada pela vitória.
"A categoria GT é sempre incrivelmente competitiva. Creio que agora a batalha pela vitória será muito mais dura do que foi nos anos anteriores", disse Richards.
Wurz escolhido como Grand Marshal
Recentemente aposentado das pistas, Alex Wurz foi escolhido para ser o grand marshal da edição 2016 das 24 horas de Le Mans, seguindo o que foi feito com Tom Kristensen no ano passado.
“Fiquei extremamente honrado e nem pensei para responder que aceitaria quando recebi o convite, eu simplesmente amo Le Mans, uma prova que sempre permaneceu verdadeira e fiel aos princípios", disse Wurz.
Brasileiros em Le Mans
Até o momento, são cinco os brasileiros em La Sarthe: Lucas di Grassi, Pipo Derani, Bruno Senna, Oswaldo Negri Jr. e Fernando Rees.
Confira a lista dos inscritos para a 84ª edição das 24 Horas de Le Mans:
N° | Equipe | Carro | Pilotos confirmados |
LMP1 |
|||
1 | ![]() |
Porsche 919 Hybrid | ![]() ![]() ![]() |
2 | ![]() |
Porsche 919 Hybrid | ![]() ![]() ![]() |
4 | ![]() |
CLM P1/01 - AER | ![]() |
5 | ![]() |
Toyota TS 050 Hybrid | ![]() ![]() ![]() |
6 | ![]() |
Toyota TS 050 Hybrid |
|
7 | ![]() |
Audi R18 e-tron quattro |
|
8 | ![]() |
Audi R18 e-tron quattro |
|
12 | ![]() |
Rebellion R-One - AER | ![]() |
13 | ![]() |
Rebellion R-One - AER | ![]() |
LMP2 |
|||
22 | ![]() |
Ligier JS P2 - Judd |
|
23 | ![]() |
Ligier JS P2 - Nissan |
|
26 | ![]() |
Oreca 05 - Nissan |
|
27 | ![]() |
BR01 - Nissan |
|
28 | ![]() |
Morgan - Nissan |
|
30 | ![]() |
Ligier JS P2 - Nissan |
|
31 | ![]() |
Ligier JS P2 - Nissan |
|
33 | ![]() |
ORECA 05 - Nissan |
|
34 | ![]() |
ORECA 03R - Judd |
|
35 | ![]() |
Alpine A460 - Nissan |
|
36 | ![]() |
Alpine A460 - Nissan |
|
37 | ![]() |
BR01 - Nissan |
|
38 | ![]() |
Gibson 015S - Nissan |
|
40 | ![]() |
Ligier JS P2 - Nissan | ![]() |
41 | ![]() |
Ligier JS P2 - Nissan | ![]() |
42 | ![]() |
Gibson 015S - Nissan |
|
43 | ![]() |
Ligier JS P2 - Nissan |
|
44 | ![]() |
ORECA 05 - Nissan |
|
46 | ![]() |
ORECA 05 - Nissan |
|
47 | ![]() |
ORECA 05 - Nissan | ![]() |
48 | ![]() |
ORECA 03R - Nissan | ![]() |
49 | ![]() |
Ligier JS P2 - Honda |
|
LMGTE Pro |
|||
51 | ![]() |
Ferrari 488 GTE |
|
63 | ![]() |
Chevrolet Corvette C7R |
|
64 | ![]() |
Chevrolet Corvette C7R |
|
66 | ![]() |
Ford GT | ![]() |
67 | ![]() |
Ford GT | ![]() |
68 | ![]() |
Ford GT | ![]() |
69 | ![]() |
Ford GT | ![]() |
71 | ![]() |
Ferrari 488 GTE |
|
77 | ![]() |
Porsche 911 RSR |
![]() |
82 | ![]() |
Ferrari 488 GTE |
|
91 | ![]() |
Porsche 911 RSR |
|
92 | ![]() |
Porsche 911 RSR |
|
95 | ![]() |
Aston Martin Vantage |
|
97 | ![]() |
Aston Martin Vantage |
|
LMGTE Am |
|||
50 | ![]() |
Chevrolet Corvette C7R |
|
55 | ![]() |
Ferrari 458 Italia | ![]() |
57 | ![]() |
Chevrolet Corvette C6-ZR1 | ![]() |
58 | ![]() |
Ferrari 458 Italia | ![]() |
59 | ![]() |
Aston Martin Vantage V8 |
|
60 | ![]() |
Ferrari 458 Italia |
|
62 | ![]() |
Ferrari 458 Italia | ![]() |
78 | ![]() |
Porsche 911 RSR |
|
83 | ![]() |
Ferrari 458 Italia |
|
86 | ![]() |
Porsche 911 RSR |
|
88 | ![]() |
Porsche 911 RSR |
|
89 | ![]() |
Porsche 911 RSR |
|
98 | ![]() |
Aston Martin Vantage V8 | ![]() |
99 | ![]() |
Aston Martin Vantage V8 |
|
Convidado: |
|||
84 | ![]() |
Morgan LMP2 |
|
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.