A década de Mônaco, Le Mans e Indianápolis: Os vencedores das três joias do automobilismo mundial
No terceiro episódio de nosso especial sobre a década do esporte a motor, relembramos os vencedores das provas que formam a tríplice coroa do automobilismo


As três corridas mais icônicas do automobilismo mundial formam a prestigiada tríplice coroa, grande sonho de Fernando Alonso e que só foi conquistada uma vez na história, por Graham Hill. Na última década*, nenhum piloto foi capaz de vencer mais do que uma das três lendárias provas, apesar das tentativas de Alonso e Juan Pablo Montoya.
Leia também:
- Balanço da década: 2019 encerra período menos competitivo da história da F1; veja comparação
- A década da MotoGP: Fim da era Rossi e ascensão de Márquez
- A meia década da Fórmula E: Brasileiros brilham na nova categoria
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
O espanhol, que já venceu duas vezes em Mônaco (2005 e 2006) conquistou recentemente duas vitórias nas 24H de Le Mans (2018 e 2019), mas ainda não conseguiu vencer as 500 milhas de Indianápolis, na qual competiu em 2017. O espanhol também foi campeão do Mundial de Endurance (WEC). Para o príncipe das Astúrias, vencer a Indy500 é sua grande prioridade de 2020.
Já Montoya, a exemplo de Alonso, faturou duas das três jóias: A Indy500, em 2000 e 2015 e o GP de Mônaco, em 2003. Além disso, ele foi terceiro colocado nas 24H de Le Mans em 2018, na classe LMP2. No entanto, o colombiano já admitiu que vencer em Le Mans na LMP1 pode estar fora de seu alcance pela necessidade de disputar uma temporada completa do WEC.
Enquanto não surge um novo vencedor da tríplice coroa, relembre os vencedores das três lendárias provas do automobilismo mundial nos últimos dez anos:
GP de Mônaco

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Mercedes AMG

Foto de: Mercedes AMG

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images
500 Milhas de Indianápolis

Foto de: Michael C. Johnson

Foto de: Michael C. Johnson

Foto de: Eric Gilbert

Foto de: Jay Alley

Foto de: Jay Alley

Foto de: IndyCar Series

Foto de: IndyCar Series

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA
24H de Le Mans:

Foto de: Satoshi Noma

Foto de: Rainier Ehrhardt

Foto de: Eric Gilbert

Foto de: Eric Gilbert

Foto de: James Holland

Foto de: Eric Gilbert

Foto de: Simon Winson

Foto de: JEP / Motorsport Images

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

Foto de: Jose Mario Dias
Ouça nossa retrospectiva 2019
O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
*Vale destacar que embora a década tenha começado em 2011, consideramos a Fórmula 1 como padrão de referência para as demais competições, ou seja, com a década começando em 2010 e terminando em 2019, já que a primeira temporada da categoria foi disputada em 1950 e, desta forma, as décadas são completadas nos anos terminados em nove (1959, 1969 e etc). Essa padronização foi feita para facilitar a análise, uma vez que cada categoria começou em um ano diferente e, por isso, têm suas décadas completadas em anos diferentes.

Kubica assina como terceiro piloto da Alfa Romeo e time muda de nome; entenda
De Fórmula 1 à MotoGP: O que esperar do esporte a motor em 2020
