Chefe da Toyota enaltece “excepcional” Alonso em Le Mans
Diretor esportivo da Toyota, Rob Leupen afirmou que o bicampeão da F1 Fernando Alonso foi “excepcional” em sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, prova em que ajudou a fabricante japonesa a enfim vencer.
Alonso triunfou ao lado de Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima no TS050 Hybrid #8, que superou o outro carro da marca, o #7, para vencer com uma volta de vantagem.
O piloto da McLaren na F1, que está disputando a supertemporada completa do WEC pela Toyota, liderou a corrida no sábado à tarde e ajudou o time a voltar à briga quando fez quatro stints seguidos para descontar uma grande vantagem no momento em que o #7 liderava.
Quando perguntado sobre o impacto dos seis pilotos no resultado, Leupen disse ao Motorsport.com: “Sem os seis, não teria sido possível. Considerando o fato de ele ser um novato, Fernando foi excepcional, especialmente à noite.”
“Seb e Kazuki são dois caras com os quais você também pode contar, eles foram ótimos para toda a equipe. Infelizmente, Anthony [Davidson] não é mais parte dos pilotos de corrida, mas temos de agradecê-lo também. É simplesmente uma equipe muito boa.”
“É isso que faz o esporte tão belo, que você tenha alguém que se junte a uma equipe com muito talento, capaz de coisas como aquelas e que se integre à equipe. É com isso que sonhamos [como chefe de equipe].”
Nakajima espanta fantasma de 2016
Nakajima, que estava liderando a corrida de 2016 a duas voltas para o fim quando seu carro perdeu potência, disse que se sentia aliviado ao enfim vencer a corrida.
Ele acrescentou que Alonso foi “incrível” durante a noite antes de ver o espanhol lhe cedendo o carro.
“Finalmente! Essa é a palavra, de verdade”, disse Nakajima. “Tivemos experiências ruins antes, em 2014 e 2016, então nossa mentalidade foi realmente estar focado até a bandeira quadriculada – e, de alguma forma, conseguimos.”
“Foi um grane esforço de toda a equipe, incluindo os caras do #7. Acho que os dois mereciam vencer a corrida, estávamos nos forçando, então foi ótimo para a equipe.”
“Seb fez um incrível trabalhou, e Fernando, durante a noite, foi realmente incrível, então estou realmente feliz em guiar o carro com os dois.”
Buemi afirmou que os momentos finais da corrida foram como “horas”.
“Não consigo descrever. Quando você olha para o passado, em 2016, e Kazuki estaria no carro para as últimas voltas...”
“Havia muita emoção, e quando vi o carro cruzando a linha, não conseguia acreditar. É tão duro, nunca vi nada como aquilo, os minutos pareciam horas. Foi muito longo.”
“Você fica se lembrando de que, na última volta, tudo pode acontecer, e até que você cruze a linha de chegada você não consegue acreditar.”
Reportagem adicional de Filip Cleeren e Glenn Freeman
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.