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Herbert quer permanência de Hulk na F1: "alvo não é Le Mans"

Mesmo bem cotado no WEC após a vitória em Le Mans no ano passado, britânico vê F1 como “desafio maior” para Nico

(Da esquerda para direita): Nico Hulkenberg, Sauber, com Johnny Herbert, Sky Sports F1
LMP1 pódio: vencedores Porsche Team: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber
Johnny Herbert
#19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber
#55 Mazdaspeed Mazda 787B: Volker Weidler, Johnny Herbert, Bertrand Gachot
Porsche Team: Nico Hulkenberg swapping with Earl Bamber
#19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber
LMP1: vencedor Porsche Team: Nico Hulkenberg e Fritz Enzinger, chefe do departamento da LMP1 Porsche
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 com Martin Brundle, jornalista da Sky Sports e Johnny Herbert, apresentador Sky Sports F1
Parc fermé: vencedores #19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber celebram

No ano de 1991 o britânico Johnny Herbert levou o 787B da Mazda ao lugar mais alto do pódio em Le Mans. Ao lado de Bertrand Gachot e Volker Weidler, o piloto britânico deu a volta por cima na carreira após um forte acidente na etapa de Brands Hatch da Fórmula 3000 em 1988. A batida contundiu fortemente os pés e os tornozelos de Herbert, que ficou por muito tempo em recuperação.

O inglês ainda esteve na Benetton em 1989, mas foi dispensado no meio da temporada pela falta de performances devido à sua condição física. Dois anos depois ele arrumou um lugar na Lotus na F1 e venceu as 24 Horas de Le Mans junto a Gachot - últimos pilotos a ganharem Le Mans competindo simultaneamente na F1 até o ano passado.

Perguntado pelo Motorsport.com, ele fez um paralelo entre sua história e a do alemão Nico Hulkenberg, piloto da Force India e vencedor da prova em 2015 pela Porsche. Para ele a vitória na tradicional corrida francesa fez tanto ele quanto Hulk ganharem vida extra no paddock da categoria. Apesar de ser reconhecido como um grande piloto, Hulkenberg jamais conseguiu um lugar em um time de ponta.

“Provei que podia ter uma carreira na F1”, falou.

“Porque antes tive o acidente no qual machuquei os meus pés em 1988 (Fórmula 3000), então quando ganhei as 24 Horas de Le Mans em 1991 consegui provar que meus pés conseguiam aguentar corridas compridas – fazendo principalmente aquela que é a maior de todas.”

“Como vimos com Nico, ganhar em Le Mans dá uma espécie de 'passo acima' em termos de popularidade no paddock da Fórmula 1, mas também entre as equipes do WEC.”

Porém, Johnny defende que Nico continue tentando atrair uma grande equipe na Fórmula 1 em vez de tentar um lugar em um time de fábrica no WEC. O britânico se justifica dizendo que a Fórmula 1 é o topo do automobilismo.

“Obviamente Nico ainda está em sua jornada por um time de ponta na Fórmula 1, e não faz nenhum mal você ganhar as 24 Horas de Le Mans. Para a carreira dele e para a minha, foi algo muito importante.”

“Acho que para Nico e para qualquer outro piloto o alvo não é Le Mans, e sim a Fórmula 1.”

“Ele quer correr, ele quer continuar na Fórmula 1. Este é o maior desafio de todos, é o pico do automobilismo.”

“Obviamente Le Mans é fantástico, fisicamente é mais fácil e os carros não são tão bons de guiar como os de Fórmula 1. O maior desafio sempre vai ser a F1.”

Neste ano Hulkenberg não pôde defender sua vitória em Le Mans devido ao GP da Europa em Baku, marcado para o mesmo final de semana.

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