Recomendado para você

Após pole e vitória no Velocitta, Tito Giaffone disputa título da NASCAR Brasil Special Edition em Interlagos

Após pole e vitória no Velocitta, Tito Giaffone disputa título da NASCAR Brasil Special Edition em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Após pole e vitória no Velocitta, Tito Giaffone disputa título da NASCAR Brasil Special Edition em Interlagos
NASCAR Brasil: Martelli chega à final em Interlagos como líder do Overall e vice do Special Edition

NASCAR Brasil: Martelli chega à final em Interlagos como líder do Overall e vice do Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Martelli chega à final em Interlagos como líder do Overall e vice do Special Edition
Tribunal de Paris ordena julgamento sobre legitimidade de eleições da FIA

Tribunal de Paris ordena julgamento sobre legitimidade de eleições da FIA

Fórmula 1
Fórmula 1
Tribunal de Paris ordena julgamento sobre legitimidade de eleições da FIA
F1 - Chefe da Red Bull: quem luta contra Verstappen sente a pressão

F1 - Chefe da Red Bull: quem luta contra Verstappen sente a pressão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Chefe da Red Bull: quem luta contra Verstappen sente a pressão
F1 - Piastri pressiona Norris: "Sei como a situação dele é difícil"

F1 - Piastri pressiona Norris: "Sei como a situação dele é difícil"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri pressiona Norris: "Sei como a situação dele é difícil"
F1 - Verstappen opina sobre ordens de equipe da McLaren: "O que importa mesmo é o troféu"

F1 - Verstappen opina sobre ordens de equipe da McLaren: "O que importa mesmo é o troféu"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Verstappen opina sobre ordens de equipe da McLaren: "O que importa mesmo é o troféu"
F1: Como Tsunoda ficou sabendo de 'rebaixamento' na Red Bull

F1: Como Tsunoda ficou sabendo de 'rebaixamento' na Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Como Tsunoda ficou sabendo de 'rebaixamento' na Red Bull
F1 - Ecclestone aposta em pentacampeonato de Verstappen: "Melhor piloto que já conheci"

F1 - Ecclestone aposta em pentacampeonato de Verstappen: "Melhor piloto que já conheci"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Ecclestone aposta em pentacampeonato de Verstappen: "Melhor piloto que já conheci"

Novato aos 45 anos, Barrichello diz: “Me sinto como aos 20”

Prestes a fazer sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans, brasileiro revela ajuda de simulador para aprender a pista e revela perrengue durante viagem

Rubens Barrichello, Racing Team Nederland
Rubens Barrichello, Racing Team Nederland
Rubens Barrichello, Racing Team Nederland
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd
#29 Racing Team Nederland Dallara P217 Gibson: Rubens Barrichello, Jan Lammers, Frits van Eerd

Prestes a abrir um novo capítulo em sua extensa carreira nas pistas, Rubens Barrichello vê com naturalidade a sua posição de novato nas 24 Horas de Le Mans. O veterano reforçou que, aos 45 anos, ainda se sente em alto nível de competitividade em sua estreia na corrida de longa duração mais famosa do planeta.

Barrichello dividirá o protótipo do Team Nederland, da classe LMP2, com os holandeses Jan Lammers, também ex-F1, e Frits van Eerd. Por se tratar de sua primeira participação na prova, o brasileiro teve de passar por todos os procedimentos de praxe para os estreantes, independentemente de se tratar do piloto com mais largadas na história da F1.

“Eu já tenho certa experiência nisso [em ser estreante]”, disse Barrichello, em entrevista coletiva acompanhada pelo Motorsport.com Brasil em Le Mans. “Desde que deixei a F1, fui novato em Indianápolis, fui novato na Stock Car, então, para mim, não é grande coisa. Isso me faz sentir mais jovem.” 

“Eu sempre fui o mais novo em boa parte da minha carreira na F1, mas aí comecei a ficar mais velho – e tive companheiros mais jovens, como [Jan] Magnussen, [Nico] Hulkenberg... Meu ditado sempre foi: contanto que eu continue mais rápido que eles, estou bem! 45 anos é como se não fosse nada. Me sinto como se tivesse 20”, garantiu.

Barrichello revelou que, apesar de ter aceitado sem hesitar o convite de Lammers, seu velho conhecido, nunca havia colocado a prova em Le Mans no topo de suas prioridades.

“Para ser bem sincero, no começo eu não pensava nisso. Parecia que as pessoas só andavam rápido na classificação, e que, na corrida, precisavam economizar. Parecia que não era divertido. Mas, de dez anos para cá, todos desenvolveram a ponto de ter mais pé embaixo, e isso é mais charmoso para mim. Isso obviamente chamou a minha atenção”, comentou.

Na preparação para a nova corrida, Barrichello destacou o importante auxílio da tecnologia para desvendar os mais de 13 km da pista.

“Preciso correr à noite para ter noção da visibilidade e poder falar mais, mas o teste foi bom. E, para esta corrida, consegui me preparar em meu próprio simulador de casa, e posso dizer que, na minha primeira volta aqui, parecia que eu estava lá.”

Com sua habituação com o circuito ainda em andamento, Barrichello espera poder ajudar o Team Nederland a se encontrar em boa posição na prova.

“Minha meta é deixar o carro o mais competitivo. Tínhamos 13 Orecas à nossa frente da última vez, então a meta é nos classificarmos no meio deles. E vamos ver o que dá. Eu quero que Frits e Jan se sintam bem. Tenho certeza de que eles farão seu melhor para permanecer na volta do líder, porque, se mantivermos o carro inteiro, tudo pode acontecer.”

Artigo anterior Kanaan destaca “loucura” antes de estreia nas 24H de Le Mans
Próximo artigo Kobayashi faz a pole provisória para Toyota em Le Mans

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros