Após críticas pela falta de segurança, Red Bull Ring revela nova chicane para layout da MotoGP
Graves acidentes nas provas de 2020 e 2021 motivaram modificação, que será utilizada apenas pela MotoGP
O Red Bull Ring revelou nesta quarta-feira a versão finalizada das modificações feitas na curva 2 da pista austríaca, com o objetivo de ajudar com a segurança dos pilotos da MotoGP. Desde o retorno da pista ao Mundial em 2016, o circuito vem sendo muito criticado, com os pilotos rechaçando a proximidade das barreiras com a pista e a falta de brita.
A última foi retificada recentemente, mas a problemática curva 2, rápida e para a esquerda, tornou-se também um grande problema. A insegurança do primeiro setor da pista veio à tona em 2020, quando Franco Morbidelli e Johann Zarco protagonizaram um acidente assustador em que suas motos saíram voando pela pista, quase acertando Valentino Rossi e Maverick Viñales.
Nas corridas seguintes, uma barreira foi colocada na curva 3 para evitar que isso acontecesse novamente, mas as velocidades máximas registradas nas curvas 2 e 3 seguiram sendo motivo de preocupação. Por isso, a Red Bull anunciou no ano passado os planos de alterar o layout da segunda curva com a adição de uma chicane, que foi concluída.
Comparado ao design exibido para a imprensa no ano passado, a versão finalizada da chicane é bem mais estreita. O layout original segue existindo, com essa chicane sendo usada apenas pela MotoGP, com a direção do circuito afirmando que o traçado segue tendo apenas dez curvas.
Herman Tilke, responsável pelo novo design, disse: "A redução da velocidade era necessária para a MotoGP nesta seção da pista. Isso foi atingido graças à combinação compacta de curvas para direita e esquerda, o que não impacta o resto da pista. O planejamento foi um desafio devido à topografia da região".
Red Bull Ring chicane
Photo by: Uncredited
Devido à pandemia da Covid-19, a MotoGP realizou duas corridas no Red Bull Ring tanto em 2020 quanto em 2021, os GPs da Áustria e da Estíria. Porém, apenas o primeiro será realizado neste ano, com a etapa passando do começo de agosto para a segunda quinzena do mês, entre 19 e 21.
No ano passado, o GP da Áustria foi vencido pela KTM em casa, após Brad Binder entregar uma performance heroica nas voltas finais, mantendo-se na pista com pneus slick apesar da chegada da chuva.
F1 2022: CRISE NA MERCEDES? Hamilton e Russell ficam ESPANTADOS com FIASCO na Arábia Saudita; veja
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #170 – Leclerc x Verstappen tem potencial para ser novo Verstappen x Hamilton?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.