Catalunha estende contrato e permanece no calendário da MotoGP até 2031
De acordo com o programa El Mon a RAC21, o acordo foi fechado após diversos meses de discussões
![Sprint Start](https://cdn-2.motorsport.com/images/amp/0L1yB5W2/s1000/sprint-start.jpg)
O Circuito de Barcelona-Catalunha está presente no calendário da MotoGP desde 1992 e agora, de acordo com o programa El Mon a RAC21, a Dorna e os organizadores da corrida chegaram a um acordo para estender o contrato até 2031.
O novo acordo para o GP da Catalunha será anunciado oficialmente na quinta-feira no circuito de Montmeló, que contará com a presença dos gerentes do circuito e do chefe da Dorna, Carmelo Ezpeleta.
As negociações com Ezpeleta e a Dorna foram conduzidas em nome do governo catalão por Miquel Sàmper, ministro do comércio e do emprego. Conseguir a extensão do contrato levou vários meses, disse o ministro à RAC1.
Isso se deveu principalmente ao fato de que a Dorna planeja reduzir drasticamente o número de corridas na Espanha e em Portugal.
"As negociações e as centenas de reuniões para chegar a esse contrato são complicadas, difíceis, longas e duras, porque há muita concorrência", disse Sàmper.
De cinco para duas corridas na Península Ibérica?
Atualmente, a MotoGP organiza cinco GPs na Península Ibérica todos os anos. Além do GP da Catalunha, eles são o GP da Espanha em Jerez, o GP de Aragão, o GP de Valência e o GP de Portugal. No entanto, de acordo com Sàmper, a Dorna planeja reduzir esse número para duas corridas a partir de 2027 para abrir espaço para corridas adicionais em outros países.
No entanto, essa informação ainda não foi confirmada pelo promotor do campeonato mundial, de acordo com o Motorsport.com. O que está claro, no entanto, é que o GP da Catalunha estará no calendário todos os anos até 2031 e, portanto, não estará sujeito a um sistema de rotação.
De acordo com Sàmper, o Circuito de Barcelona-Catalunha deve essa posição principalmente ao fato de que, em novembro passado, o circuito conseguiu se apressar para sediar o final da temporada da MotoGP após o cancelamento da corrida de Valência.
"Não só conseguimos organizá-lo, como o fizemos em apenas 15 dias, enquanto todos nos diziam que não seria possível fazê-lo em menos de um mês. O GP de Barcelona nos colocou em uma boa posição".
ERIC GRANADO EXCLUSIVO: MOTO2 em 2026? Histórias com ROSSI, MÁRQUEZ x BAGNAIA e MOTOGP no BRASIL
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ERIC GRANADO EXCLUSIVO: MOTO2 em 2026? Histórias com ROSSI, MÁRQUEZ x BAGNAIA e MOTOGP no BRASIL
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.